TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

CEDERJ                 POLO NOVA IGUAÇU

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

AD – 2

PIC PAY

De acordo com CROCCO, “ Apenas 41% dos brasileiros possuem conta corrente...67% dos que não possuem gostariam de ter”, nas áreas habitacionais de baixa renda e alta informalidade, grande parte da população recebe seus proventos em forma de espécie e grande parte desta população, quando necessita de realizar uma compra de um item de maior valor, acaba recorrendo a meios clandestinos para obtenção de crédito, muitas das vezes recorrendo a agiotas, que cobram valores exorbitantes de juros.

Portanto, faz mais do que necessário a introdução de uma tecnologia social para a facilitação destas transações financeiras para a população de baixa renda, que possui trabalho informal, portanto, não tem como comprovar um vínculo empregatício afim de obter uma conta corrente em um banco convencional, adquirindo assim crédito no mercado.

Pensando nessa lacuna, diversas empresas desenvolveram aplicativos que possibilitam a partir de um cadastro a utilização de um tipo de conta bancária em que o cliente pode realizar diversas operações financeiras a partir de um celular conectado à internet. Vamos falar sobre o PICPAY, que é um aplicativo disponível para as principais plataformas operacionais de celulares, que pode ser facilmente baixado na própria plataforma e funciona como uma carteira digital. Este possibilita que a partir do cadastro de um cartão de crédito ou de depósitos de valores o usuário possa fazer diversas operações bancárias, além de poder parcelar as contas utilizando o cartão cadastrado. Diferente dos bancos tradicionais, este produto não cobra taxas para utilização dos seus serviços, mais um atrativo para seus usuários. Além de oferecer benefícios como rentabilidade em aplicações em valores superiores às aplicações tradicionais.

Uma outra tecnologia oferecida pelo aplicativo é a identificação e pagamento de valores e operações utilizando QR code’s que é mais um facilitador, pois exime o usuário de ter de ficar digitando enormes códigos de barras para cada pagamento, pensando – se que muitos usuários podem tratar – se de indivíduos com grau de escolaridade mais baixo ou com alguma dificuldade de leitura.

Atualmente está sendo utilizado ainda como facilitador de transferências para as campanhas de fomento à dificuldade encontrada pelas pessoas menos favorecidas e ou impactadas pelo surto do COVID – 19. Diversas campanhas de arrecadação estão utilizando este aplicativo como um dos meios de transferência de valores, devido ao seu alto grau de aceitação entre os que não possuem conta bancária formal. Esse sucesso deste aplicativo é tão notável, que implantou um modelo próprio de cartão de crédito.

Referencial bibliográfico

CROCCO, M; SANTOS, F; FIGUEIREDO, A; Exclusão financeira no Brasil: uma análise regional exploratória, Rev. Econ. Polit. vol.33 no.3 São Paulo July/Sept. 2013.

https://www.picpay.com/site/sobre-nos, em 18/05/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com