TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE MERCADO NO RAMO DE BARES E RESTAURANTES

Por:   •  27/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE NOVO MILÊNIO

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MATHEUS MULLER CUSTÓDIO

ANÁLISE DE MERCADO NO RAMO DE BARES E RESTAURANTES E A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ABERTURA DE EMPRESAS

VILA VELHA/ES

2020

MATHEUS MULLER CUSTÓDIO

ANÁLISE DE MERCADO NO RAMO DE BARES E RESTAURANTES E A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ABERTURA DE EMPRESAS

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração da Faculdade Novo Milênio, como requisito para aprovação na disciplina TCC I.

Orientadora: Prof° Cláudia Borba

VILA VELHA/ES

2020

RESUMO

O ramo brasileiro de alimentos e bebidas se tornou uns dos mais importantes para economia brasileira. Com esta afirmação pode se compreender os interesses que empreendedores mantém pela área, porém o número de estabelecimentos que fecham as portas em um curto período de tempo de funcionamento é altamente elevado. Assim essa pesquisa visa analisar e compreender as necessidades         e desafios do empreendedor no ramo de bares e restaurantes. A metodologia utilizada será em duas etapas, a primeira é uma pesquisa bibliográfica com referências teóricas sobre o tema e uma segunda etapa com pesquisa de campo através de questionários fechados empreendedores da área para compreender suas necessidades e desafios.

Palavra chave: Empreendedorismo, Bares, Restaurantes.

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas o ramo do mercado brasileiro de alimentos e bebidas é um dos mais representativos para e economia do país. O hábito de alimentar-se fora de casa é destacado pelo Sebrae (2012, online) por ser uma atividade rotineira e realizada por conveniência, lazer ou necessidade, apesar da crise, o setor apresentou um crescimento considerável nos últimos dez anos. Com esta afirmativa pode se compreender os interesses que empreendedores mantém pelo ramo, porém com a abertura de negócios elevada, o número de estabelecimentos que fecham as suas portas antes do período de dois anos iniciais do empreendimento também se mantém elevado causando preocupações sobre a como a forma que estes estabelecimentos são planejados e empreendidos e administrados pelos seus respectivos responsáveis.

Para que se possa empreender em um novo negócio de maneira estruturada e conseguir ter retorno sobre o valor investido deve-se analisar massivamente o mercado e os fatores que geram o sucesso do empreendimento.  Para isso, é necessário do empreendedor que se tenha uma visão estratégica do seu negócio e do mercado em que o mesmo atua. Segundo Cruz e Silva (2015, online), O mercado vem sofrendo cada vez mais alterações, graças ao processo de globalização. Para se manter atuando em meia a tantas mudanças as organizações, necessitam estar preparadas, pois é requisitado muito planejamento e análise de mercado. Novos empreendimentos e ideias nascem a todo o momento, mas é preciso uma pesquisa detalhada, objetivos e meios bem definidos para alcançá-los, antes de iniciarem efetivamente suas operações, para assim, garantirem maior assertividade e sucesso nas tomadas de decisões. Desta forma surge a necessidade da utilização do planejamento estratégico e análise de mercado dentro das organizações.

Com isso, no momento em que empreendedor decide criar uma nova empresa no ramo de bares e restaurantes, o mesmo necessita ficar atento ao que demanda os seus consumidores. A partir daí busca-se que identifique a oportunidade de negócio e de coletar informações sobre elas, desenvolvendo o conceito e estratégias do seu futuro empreendimento para assim colocá-lo em prática.

Em vistas do exposto, formula-se a seguinte questão de pesquisa: Como o mercado de bares e restaurantes prioriza ações empreendedoras para o desenvolvimento de suas atividades?

1.1 JUSTIFICATIVA

De acordo com Sebrae (2012, online), o aquecimento do setor de bares e restaurantes tem favorecido o surgimento de novos negócios (de pequeno, médio e grande porte), a ampliação das redes e o aumento da concorrência. Com esta informação pode-se concluir a importância do tema sobre o ponto de vista mercadológico onde se há muitas oportunidades e um campo vasto para surgimento de novas empresas que queiram investir neste nicho de mercado.

Observado este cenário e pelo fato de buscar obter e aprimorar o conhecimento sobre tal assunto se faz necessário se realizar nova pesquisa sobre o tema.

1.2 OBJETIVOS

O presente artigo irá compreender como as empresas do setor em estudo estão preparadas para empreender. Como objetivos específicos foram traçados: evidenciar na teoria a importância do empreendedorismo; caracterizar o mercado em estudo; identificar empreendedores no mercado em estudo.

1.3 METODOLOGIA

Para formulação deste artigo exploratório, foi realizada uma revisão bibliográfica, foram utilizados artigos e livros. Tendo como principais fontes, foram utilizados os artigos, A Importância do Plano de Negócios para Abertura de Empreendimentos, Planejamento Estratégico Aplicado às MPE, que contribuíram para melhor aprendizado e entendimento do assunto. Em um segundo momento, será realizada uma pesquisa quantitativa a partir de aplicação de questionário de pesquisa fechado junto a empresários do setor afim de medir a importância de ações empreendedoras para suas atividades.

2.REFERENCIAL TÉORICO

 2.1 O MERCADO BRASILEIRO DE BARES E RESTAURANTES

A quantidade de bares e restaurantes existentes no país chama a atenção pelo seus números e contribuições para a economia relacionados aos estabelecimentos, conforme constata a Abrasel (2019, online), o número bares e restaurantes existentes em todo o território brasileiro ultrapassa um milhão de negócios e gera mais de seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, representando atualmente 2,7% do PIB nacional. Acrescentado a isso, o hábito de comer fora de casa é crescente no país e, no último levantamento feito pelo IBGE, correspondia a 32,8% de todo gasto dos brasileiros com alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com