TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE COMPLIANCE

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

1. Analise o Código de Conduta de alguma empresa e...

O Código de Ética e Conduta analisado foi o da empresa OURO NEGRO S.A., focada na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de soluções tecnológicas para exploração e produção de gás natural e petróleo.

Tomando por base a missão de prover as melhores soluções tecnológicas para a indútria de óleo e gás, com a visão de ser reconhecida internacionalmente, preocupada com a excelência dos seus produtos, entende que a capacitação dos funcionários é essencial.

O início do Código deixa clara a preocupação com a Governança Corporativa, efatizando a obrigatoriedade de conduzir os negócios de forma transparente, íntegro e com respeito ao capital humano.

De maneira geral, a empresa OURO NEGRO S.A. traz o entendimento, no documento, que a resposabilidade pelo sucesso da organização, depende de todos os funcionários, sendo necessário o cumprimento de todas as regras, das quais destaco duas a seguir:

a. Destaque duas regras que se referem a risco de compliance

CONFIDENCIALIDADE: Qualquer informação que não seja de domínio público (como resultados financeiros, aquisições, perda ou celebração de contrato e litígios em andamento) são protegidas, independentemente da existência de contratos ou obrigação formal de confidencialidade.

IMAGEM DA OURO NEGRO: O uso das redes sociais por qualquer colaborador, inclusive particular, tem o potencial de ser atribuído a Ouro Negro e impactá-la negativamente, assim como nossa reputação. Por isso, qualquer Colaborador que atue nas redes sociais deve fazê-lo de forma responsável.

b. Num exercício hipotético, faça uma avaliação sobre a probabilidade de ocorrência e sobre o impacto que esses riscos causariam

CONFIDENCIALIDADE

Risco – Probabilidade Média X Impacto Severo

Por se tratar de uma empresa que tem como foco soluções tecnológicas inovadoras, as informações sensíveis e confidenciais, caso sejam disseminadas de maneira incorreta, podem gerar perda de contratos e relações litigiosas com os envolvidos. Em função da grande quantidade de concorrentes no ramo, a probalidade de ocorrer é média.

O impacto para empresa, na minha avaliação, poderia severo, gerando prejuízos para toda uma linha de produtos do setor.

IMAGEM DA OURO NEGRO

Risco - Probabilidade Muito Alta X Impacto Moderado

A utilização das redes sociais por qualquer colaborador pode suscitar uma associação indevida com a empresa OURO NEGRO S.A., com grandes chances de ocorrer nos dias atuais, entretanto, o impacto considero moderado, em função do teor das associações indevidas, o impacto poder ser de menor relevância.

c. Pesquise se a referida empresa teve algum ilícito envolvendo o descumprimento de regras de sua Código de Conduta e quais os prejuízos advindos desses

Após pesquisa, não foram encontrados ilícitos pela empresa analisada, pelo contrário, a empresa alega falta de ética da Petrobrás nos processos licitatórios. Ainda a ser confirmados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com