TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

Por:   •  21/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.399 Palavras (18 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 18

        

ANÁLISE DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

GRUPO GO2 – Pós Adm 29

Jogo de Negócios – Prof. Leandro Evangelista

Adan Junio Angelo de Godoi

Natalia Siqueira

Gleycon Wilker

Vinícius Lemos Maia

        

25/05/2018

  1. – ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE

Conforme orientação em sala, inicialmente separou-se a equipe em 4 diretorias diferentes: Projetos/ Estratégia, Finanças, RH e Marketing. Como o grupo estava com apenas 4 participantes, a presidência foi ocupada pelo diretor de Projetos.

[pic 3]

As responsabilidades de cada diretoria:

Presidência: Definir em conjunto com o Diretor de Projetos a Estratégia da empresa e através das informações compartilhadas entre as diretorias, definir prazos, delegar atividades, alinhar as decisões, distribuição de dividendos e ações estratégicas para os próximos meses.

Diretoria de Marketing: Coletar os dados de vendas da empresa e avaliar o histórico dos anos anteriores, com o propósito de projetar a demanda do mercado para os próximos meses, auxiliando o Diretor de Recursos Humanos, que é responsável pela produção. A diretoria de Marketing encarrega-se ainda de definir os valores a serem investidos em publicidade e propaganda, novas tecnologias, design de produtos e elaboração da análise SWOT mensal, de acordo com a estratégia estabelecida pelo corpo executivo. Após o terceiro mês, deverá também estabelecer quais informações serão adquiridas nas pesquisas de mercado, que balizarão os efeitos da estratégia sobre o mercado.

Diretoria Financeira: Elaborar e analisar todos os demonstrativos financeiros, como o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e Fluxos de Caixa, segmentando-os por produto. Municiar as diretorias com informações financeiras acerca do desempenho das vendas, em relação ao seu custo e contribuição no resultado da empresa.

Diretoria de RH: Contratação dos colaboradores, integração e capacitação laboral, cálculo da demanda fabril e da mão de obra necessária para a produção almejada. Definição dos salários, benefícios, participação nos lucros e avaliar junto a diretoria financeira, a necessidade de contratação de horas extra e motivos que possam acarretar em mão de obra ociosa. Acompanhar a depreciação da fábrica, capacidade fabril e possível aluguel de máquinas.  

  1. - OBJETIVOS DA EMPRESA

Desenvolver produtos com foco em diferenciação, agregando design, tecnologia e inovação, com o propósito de alcançar o mercado consumidor com maior nível de exigência. Aliado ao objetivo de diferenciação, esperamos entregar uma valorização das ações da empresa na ordem de 30%, através de uma distribuição de lucros interessantes para os nossos acionistas. Buscamos implementar uma gestão com foco na margem de lucro e distribuição de dividendos para conseguirmos a valorização das ações na proporção desejada. Optou-se pela diferenciação do Tablet, que arregimentou maiores investimentos em Inovação e Tecnologia, pois apresentava-se como o produto com a maior margem líquida. Foi estabelecido que os smartphones receberiam investimentos menores, porém reforçando o perfil de diferenciação. Com a expectativa de queda na demanda por celulares, foi reservada uma pequena parcela do capital para investimentos nesse produto, primando por Promoção e Propaganda em detrimento da Inovação e Tecnologia. Para que o objetivo fosse assertivo, buscaríamos investir em design e inovação acima dos concorrentes para que pudéssemos atingir uma maior parcela de mercado. Nos primeiros três meses conseguimos a valorização desejada, porém com a ocorrência da greve  e por não termos traçado a estratégia correta para o mês 4, tivemos uma perda significativa de mercado e nesse mês em especial não conseguimos atingir a valorização necessária.

[pic 4]

  1. - ESTRATÉGIAS DA EMPRESA

Traçamos como estratégia da empresa os investimentos em Publicidade e Propaganda, Inovação Tecnológica e Design de forma que tornasse o nosso produto como um produto diferenciado no mercado. Tínhamos como estratégia ter um investimento mais alto para o Smartphone e Tablet, que enxergávamos pelas análises de mercado dos anos anteriores como produtos promissores e em crescente no mercado e limitamos estes investimentos para o mínimo necessário para atingir a parcela de mercado que planejamos para o Celular justamente por encontrar nas análises anteriores, dados, que nos remetiam a um produto em desuso e sem necessidade de grandes investimentos. Para todos os produtos buscamos produzir de forma equilibrada e sempre baseando as quantidades nas análises de mercado dos anos anteriores e assim produziríamos apenas a quantidade traçada no objetivo de vendas evitando assim custos altos com estocagem de mercadorias, mas evitando também que houvessem vendas perdidas. Essa estratégia visava atingir o aumento em 30% no valor das ações da empresa, que era o nosso objetivo traçado. Buscamos produzir sempre com a quantidade mínima necessária de capital humano de forma a atingir a produção da demanda prevista. Para aumentar o valor da nossa ação, buscamos manter de forma estável o valor da distribuição de dividendos e valorizamos o capital humano visando o crescimento da empresa. Visando aumentar o lucro total, trabalhamos sempre com valor médio dos produtos acima dos valores da concorrência que juntamente com a política de investimentos apenas o necessário a ser produzido as quantidades estimadas de demanda futura, tínhamos um maior lucro líquido e consequentemente o lucro total da empresa.

  1. Controles Implantados

Conforme orientado, desenvolvemos diversas planilhas de controle e acompanhamento para nos auxiliar na tomada de decisão e análise de resultados. De acordo com a evolução dos trabalhos, aprimoramos as formas de controle e agilizamos nossos processos.

Dividimos os controles da seguinte forma:

4.1 – Dados Principais

Aba com os dados fornecidos inicialmente e controle de variáveis como salários, capacidade fabril e mão de obra. Cálculo de informações importantes como o custo médio/hora trabalho e o valor da hora da extra (estas são atualizadas de acordo com as tomadas de decisão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (672.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com