TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO

Por:   •  19/2/2022  •  Resenha  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

Administração

[pic 1]

DISCIPLINA

Gestão de Sistemas de Informação

Valor: 20,0

Nota:

PROFESSOR

Marília Costa Machado

Data para entrega:  02/12/2021 e 09/12/2021

ALUNO(a)

Breno de Paula Apolinário, Nathália Azevedo da Cruz, Gean Alves Soares e Melissa França Suzano de Oliveira

Gestão de Sistemas de Informação

Resenha Crítica

ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO

Alunos: Breno de Paula Apolinário

Nathália Azevedo da Cruz

Gean Alves Soares

Melissa França Suzano de Oliveira

                                                                            Prof. Marília Costa Machado

Carangola- MG

2021

RESENHA CRITICA

INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS

FACCI, Nilton; MARRONI, Carlos Henrique; FACCI, Leonardo Bespalhuk. < b> Análise do relacionamento sistêmico entre o processo decisório e o sistema de informação gerencial: um estudo de caso em frigorífico. Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 9, n. 1, p. 30-58, 2004.

  1. DADOS SOBRE O AUTOR

NILTON FACCI Brasil – UEM – Universidade Estadual de Maringá e-mail: nfacci@bol.com.br CARLOS HENRIQUE MARRONI Brasil – UEM – Universidade Estadual de Maringá

LEONARDO BESPALHUK FACCI Brasil – UEM – Universidade Estadual de Maringá

  1. DADOS SOBRE A OBRA

Palavras-chave: decisão – informação - interação

Tema: Gestão de Custos e Sistemas de Informação

  1. POSICIONAMENTO CRÍTICO

A presente resenha tem por objetivo fazer uma análise crítica sobre o artigo “ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO”. O artigo objeto de estudo tem por objetivo apresentar, através de um caso, alguns aspectos inerentes ao processo decisório e ao sistema de informação gerencial de uma empresa que atua no ramo de indústria frigorífica.

Os autores iniciam seu estudo relatando sobre o comportamento da empresa e como seu sistema é afetado principalmente em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade das decisões que são influenciadas pela qualidade nas informações geradas, agindo como evidente processo integrado e sistêmico. Com isso, ressalta-se a importância de como é necessário entender a ação sistêmica, pois é preciso entender cada um dos elementos isoladamente e como acontecem, ou deveriam acontecer, as interações entre eles.

Dentro de uma empresa, a todo o momento, a decisão necessita ser tomada sempre que estamos diante de um problema que proporciona mais de uma alternativa de solução. Desse modo, para solucioná-lo, possuímos uma única opção a seguir, poderemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. O processo de escolher o caminho mais adequado para a empresa, em determinadas circunstâncias, também é conhecido como Tomada de Decisão.

Quando se estabelece várias decisões, algumas são direcionadas a feitios monetários e que os relatórios decorridos de um sistema de informação gerencial concretizam as consequências, pode-se assegurar que esses relatórios expressam o passado, seja o mais recente ou não, possibilitando certa evidência da eficácia do processo decisório.

Processo decisório nada mais é que o poder de escola, ou seja, saber escolher de forma adequada de acordo com as circunstâncias, para assim, traçar o melhor caminho que a empresa irá seguir. Quando ao estudo, foi imprescindível destacar que o estudo do processo decisório é de grande abrangência, por se constituir, simultaneamente, do estudo do comportamento humano. Em razão dessa amplitude, a Ciência Contábil parece deparar dificuldades no estudo do processo decisório, procurando alargar ferramentas que apoiem os gestores nas suas diversas ações e necessidades. Algumas ferramentas são empregadas na mesma medida em que são abrangidas pelos gestores das empresas. Quanto sua compreensão, ela abrange diferentes áreas que são elas: crenças, valores, interesses e conhecimentos.

O presente estudo, não buscou discutir sobre conceitos e impactos acerca de conceitos éticos e crenças, muito menos em processos decisórios e também não é objetivo compreender qualquer fator que interfira ou direcione a escolha de alternativas no processo decisório.

Demonstrando essa eficácia, o estudo inicialmente exibiu o modelo de gestão exercitado pela alta administração de uma empresa atuante no ramo de frigorífico. Dando sequência, apresentou informações de que carece esse nível administrativo. O estudo consentiu apreciar a realidade de uma empresa quanto à interação entre o processo decisório e o sistema de informações gerenciais.

Compreende-se que a tomada de decisão é a principal função da gerência, sendo assim, tais direcionamentos sempre procuram apreciar como acontece o processo de gerência, abrangido nas interações entre causa e efeito existentes nas atividades inerentes ao planejamento, execução e controle. Para que essas atividades colaborem para a eficácia do processo decisório elas carecem permanecer de acordo com a organização, o comando e a coordenação hierárquica definida e implementada.

Para entender melhor sobre o processo decisório, abaixo está listado alguns dos seus fatores. Embora se admita que o processo decisório é uma ação humana, portanto sujeita às influências de crenças e valores quase sempre subjetivos, esse processo segue uma sequência racional, qual seja:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com