TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, SOB A ANÁLISE NA APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  28/3/2016  •  Monografia  •  6.948 Palavras (28 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

CAMPUS I – ARAPIRACA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JOKASTA ALBENICIA SOARES DOS SANTOS DULES

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, SOB A ANÁLISE NA APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO: UM ESTUDO DE CASO

ARAPIRACA – AL[pic 2]

2015

[pic 3]

 JOKASTA ALBENICIA SOARES DOS SANTOS DULES[pic 4]

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, SOB A ANÁLISE NA APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentando à Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL como requisito de nota parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientador: Prof. Me. Luiz Geraldo Rodrigues Gusmão.

ARAPIRACA – AL

2015

 JOKASTA ALBENICIA SOARES DOS SANTOS DULES[pic 5]

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, SOB A ANÁLISE NA APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO: UM ESTUDO DE CASO.

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas, da Universidade Estadual de Alagoas.

Orientador:

__________________________________________

Prof.º Luiz Geraldo Rodrigues Gusmão

Examinadores:

__________________________________________

__________________________________________

Arapiraca-AL, ____ de ______________de 2015.[pic 6]


DEDICATÓRIA[pic 7]

Dedico este trabalho a minha avó paterna Maria Janete (in memoriam), mulher forte e guerreira que, infelizmente não pode estar presente neste momento tão feliz da minha vida, mas que sem a mesma hoje este sonho não se tornaria realidade, devo muito do que sou a ela, por seus ensinamentos e valores passados.

[pic 8]

Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é "muito" para ser insignificante.

(Augusto Branco).

AGRADECIMENTOS[pic 9]

É difícil agradecer a todas pessoas que de algum modo contribuíram para esta realização, por isso, início agradecendo a todos!

Agradeço a Deus que me confiou a missão de uma vida, pois sem Ele eu não teria traçado o meu caminho e feito a minha escolha pela administração e jamais chegaria onde hoje estou.

Dediquei este trabalho a minha avó paterna Maria Janete Lopes, pois não poderia ser diferente, ela que me dedicou sua vida, suas noites de sono, seus melhores sorrisos e abraços, que sempre cuidou de mim como cuidava de um diamante, que me guiou nos momentos mais difíceis da minha vida, uma heroína que conseguiu com seu pulso forte traçar um futuro melhor que o seu para todos aqueles que ela pôde acompanhar, seus ensinamentos ficarão para sempre em nossos corações!

Aos meus pais, Josinaldo e Aparecida, por sempre acreditarem em mim, até quando eu mesma achava que não era capaz, eles torceram e confiaram em meu potencial, a vocês expresso o meu maior agradecimento.

Agradeço principalmente a minha família, parte essencial da minha história, em especial ao meu esposo Reiwison, por seu carinho e compreensão durante esta longa jornada, por nunca ter me deixado desistir, por ter me apoiado incondicionalmente em todos os momentos. As minhas filhas Laura e Júlia por serem minha fonte inesgotável de energia, por serem meu incentivo de vida a cada amanhecer.

Aos meus amigos, peculiarmente a Aline que sempre esteve comigo desde a escolha até a concretização deste sonho, por terem me apoiado e ficarem ao meu lado nas horas que eu mais precisava.

A todos os professores e em especial ao meu orientador Luiz Geraldo, por ter esperado meu tempo com paciência, por transmitir seus conhecimentos e por fazer da minha monografia uma experiência positiva e por ter confiado em mim, e me dedicando parte do seu tempo.

RESUMO[pic 10]

A elaboração da presente pesquisa acadêmica teve como premissa a graduação no Curso de Administração de Empresas, e, como forma de aprofundamento nos conhecimentos adquiridos, o trabalho teve como norte o Setor de Recursos Humanos (RH), com a finalidade de avaliar as propostas nos processos de seleção e recrutamento de pessoal. A pesquisa se desenvolve em um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte na cidade de Arapiraca e tem como propósito avaliar as técnicas utilizadas pela empresa no seu processo de seleção e qualificação de pessoal.

Palavras-chaves: Recursos humanos. Recrutamento. Seleção.

ABSTRACT[pic 11]

The drafting of this academic research was premised graduation in Business Administration course, and as a way of deepening the knowledge acquired, the work was guided by the Sector Human Resources (HR), in order to evaluate proposals in selection processes and recruitment. The research develops into a case study in a small business in the city of Arapiraca and is aimed at evaluating the techniques used by the company in its selection and personnel qualification process.

Keywords: Human  resources. Recruitment. Selection.

LISTA DE GRÁFICOS[pic 12]

GRÁFICO 1: percentuais mensais médios de rotatividade do ano 2012        29

GRÁFICO 2: índice de rotatividade 2013        30

GRÁFICO 3: percentuais médios de rotatividade dos anos 2012 e 2013        31

LISTA DE QUADROS[pic 13]

QUADRO 1: vantagens e desvantagens do recrutamento interno        21

QUADRO 2: vantagens e desvantagens do recrutamento externo        23

LISTA DE FIGURAS[pic 14]

FIGURA 1: fórmula para cálculo de índice de rotatividade        27

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (357 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com