TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: Um estudo crítico social

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.406 Palavras (34 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 34

São Paulo

2015

Sumário

Resumo.............................................................................................................................1

Apresentação....................................................................................................................2

1. Introdução teórica​.........................................................3

1.1 Significância histórica do trababalho​3

1.2 O impacto da Revolução Industrial no trabalho......................................................4

1.3 Psicologia do trabalho​6

1.4 Qualidade de vida no trabalho​7

1.5 Qualidade de vida no trabalho visando a autorrealização humana............................10

1.6 Aumento da expectativa de vida​11

1.7 Influência da geração Y nas organizações.................................................................12

1.8 Trajetória de carreira ​14

2. Problematização​17

3. Hipóteses​18

4. Justificativa​18

5.Objetivos...........................................................................................................19

6. Método​19

7. Discussão e Proposição​20

8.Considerações Finais​25

9. Referências Bibliográficas​26

Resumo

​Pretende-se neste estudo alertar para banalização dos processos seletivos, que muitas vezes preocupados exclusivamente em atender aos interesses imediatos das organizações, fazendo a escolha do candidato pautada prioritariamente nas experiências técnicas anteriores em atividades semelhantes, desconsideram fatores importantes relacionados ao indivíduo, como a identificação com o trabalho em questão. A partir de um levantamento teórico e compreendendo o trabalho como um eixo estruturante das relações sociais e do sentido atribuído às existências individuais e coletivas, pretendemos fazer uma análise crítica deste processo e a proposição de um método mais assertivo para seleção e desenvolvimento dos trabalhadores, melhorando seus índices de autorrealização e os resultados das organizações, contribuindo para uma sociedade de sucesso.

Palavras Chave: Recrutamento e Seleção; Qualidade de vida no trabalho; Competências; Autorrealização humana.

Abstract

​This study aims to warn about the trivialization of the selection process, which often concerned only to meet the immediate interests of organizations, making the choice of candidate priority guided by previous technical experience in similar activities, disregard important factors related to the individual, like the identification with the work in question. From a theoretical survey and understanding the work as a structural axis of social relations and the meaning attributed to the individual and collective lives, we intend to make a critical analysis of this process and to propose a more assertive method for selection and development of employees, improving their self-fulfillment rates and results of organizations, contributing to a successful society.

Keywords: Recruitment and Selection; Quality of work life; Skills; Human self-realization.

Alpha

Apresentação

​Pretende-se através desta pesquisa, uma melhor compreensão sobre os métodos atuais utilizados para o recrutamento e seleção de pessoal nas organizações.

​O interesse em pesquisar este tema surgiu diante da afirmação em aula deste Curso que as organizações atuais buscam talentos baseados em suas experiências profissionais anteriores. A vivência pessoal da dificuldade de transição de carreira de alguns membros do grupo desta pesquisa e a quase impossibilidade de recolocação no mercado em uma nova área em que ainda não possuem experiência, gerou uma preocupação com a relevância das organizações atentarem para a importância de um trabalho que faça sentido para o sujeito, ainda que diferente do que estava acostumado a desempenhar.

​Realizou-se então uma breve pesquisa teórica, na qual constatou-se o alto índice de turnover e absenteísmo nas organizaões, os quais podem estar relacionados à desmotivação dos trabalhadores. Assim, decidiu-se pesquisar os fatores que poderiam estar vinculados a esta desmotivação e uma possível proposição para a resolução deste problema. Entende-se que esta pesquisa se faz importante por se tratar de um tema atual e de grande relevância social.

1. Introdução Teórica

1.1 Significância histórica do trabalho

​As alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com