TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ADM PÚBLICA

Por:   •  2/5/2020  •  Dissertação  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

A Transformação da Administração Pública e seu impacto no Processo Eleitoral Brasileiro

Tendo em vista a grande repercussão, a maior quebra da filosofia de governos/partidos realmente foi a do governo Bolsonaro. Embora, em outros momentos da história tivemos momentos parecidos como este. Como a eleição do político Fernando Collor de Mello na eleição de 1989 pelo recém criado PRN (Partido da Reconstrução Nacional) com a finalidade de lançá-lo à Presidência da República. Sendo a Eleição de 1989 a primeira eleição democrática após o Regime Militar.

A Administração Pública no Brasil e no mundo, vem passando por transformações, a partir de experiência que são vivenciadas por governos no decorrer dos anos. Essas transformações impactam diretamente nas eleições, tendo em vista, as muitas propostas apresentadas pelos candidatos. Sabemos que a evolução da Administração Púbica, partiu desde o modelo Patrimonialista presente no período colonial até a República Velha, seguida pelo modelo Burocrático que com o advento do capitalismo industrial e das democracias as sociedades tornam-se mais complexas, necessitando de uma alternativa mais racional e adequada, que separe o público do privado, além de reduzir a corrupção e o nepotismo, de maneira a tornar o estado mais eficiente. E por último e atual o modelo Gerencial ao longo do tempo com os vícios da burocracia entre eles o excesso de regras e papeladas no Brasi, a partir do final da década de 90 surgiu um novo modelo buscando retomar as virtudes da burocracia no seu sentido puro- o formalismo, a impessoalidade e o profissionalismo aliado a novos conceitos como eficiência, eficácia e flexibilidade . Isso ocorreu no governo do Fernando Henrique Cardoso que continuou a adotar as políticas neoliberais.

Desta forma podemos observar, que a evolução da Administração Pública se dá pelas necessidades sociais que surgem no decorrer dos anos, forçando os gestores públicas à se adaptarem a esta realidade. Desta forma, os cenários poderão mudar constantemente, entre governos e partidos, difícil manter nos dias de hoje essa hegemonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com