TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  27/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais - SATE

Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Curso de Administração Pública

Disciplina:

Gestão ambiental e sustentabilidade

Professora: Ana Zenilce

Data:

Aluno:

Polo:

Nota:

ATIVIDADE I

O conteúdo dessa atividade refere-se aos conteúdos dos capítulos 01 e 02 do livro texto.

  • Para a resolução das questões, os aspectos teóricos e conceituais devem ser respondidos conforme consulta ao livro texto;
  • No que diz respeito as exemplificações e argumentações das respostas devem ser  utilizadas pesquisas em meios de comunicações e sites institucionais;
  • As respostas das questões devem apresentar de 5 a 10 linhas. Em questões que envolvem exemplificações ou aplicações práticas devem ser utilizadas mais 5 linhas;
  • Utilizar as normas da ABNT (citação das fontes de consultas e autores);
  • Cada questão abaixo equivale a 10,0 pontos, sendo o total da atividade nota máxima 100,0.

______________________________________________________________________

Questão 01. Sobre os fatos marcantes da Gestão Socioambiental, no final da década de 80, os cuidados com a conservação do meio ambiente foram globalizados. Nesse período, convém destacar o relatório de Brundland que permitiu disseminar o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Desse modo, comente em que consiste esse relatório?

(Insira o que ele interliga, alerta, afirma e mostra).

                “Relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento”, também chamado de Relatório Brundtland, considerado um marco no processo de debates por interligar questões ambientais e o desenvolvimento, fazendo um alerta para a necessidade das nações se unirem na busca de alternativas para rumos vigentes do desenvolvimento. Afirmando que o crescimento econômico que não melhora a qualidade de vida das pessoas e das sociedades não poderia ser considerado desenvolvimento e mostra que seria possível alcançar um maior desenvolvimento sem destruir os recursos naturais, conciliando crescimento econômico com conservação ambiental.

_____________________________________________________________________

Questão 02. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um dos mecanismos de flexibilização do protocolo de Quioto. Explique esse mecanismo e o que ele institui. (Mencione em que esse mecanismo auxilia, a intenção do artigo 12 nesse protocolo e a conduta das nações ricas)

O objetivo é a diminuição da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Criando um mecanismo onde países subdesenvolvidos, enquanto buscam alcançar o desenvolvimento sustentável, auxiliam os países industrializados no cumprimento de suas metas de limitação de emissões. A intenção do artigo 12 institui que aqueles países responsáveis pelas maiores emissões de CO2 possam, enquanto não conseguem diminuir suas próprias emissões, investir capitais na produção de sistemas agrícolas fixadores de carbono da atmosfera, em países que tenham potencial para isso. Então, as nações ricas, até que consigam ter o tempo suficiente para reconversão do seu sistema de produção para sistemas de menor emissão de gases nocivos, poderão pagar para que países menos desenvolvidos criem sistemas de sumidouros de CO2.

______________________________________________________________________

Questão 03. Qual o objetivo do protocolo de Quioto? Vale mencionar que ele estimula os países signatários a cooperarem entre si, por meio de cinco ações básicas. Mencione essas ações, escolha uma delas e faça um breve comentário crítico sobre sua situação no Brasil nos dias atuais.

A redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados como a principal causa do aquecimento global. Fonte: Freitas (2011). O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas: Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; e Proteger florestas e outros sumidouros de CO2. .

Promover fontes renováveis – Segundo o site Recicla Sampa: Mais de 2.500 cidades do Brasil possuem lixões, considerada uma forma inadequada de disposição final dos resíduos. Chamado também de vazadouro a céu aberto, a descarga de material nesses locais é feita sem qualquer técnica ou medida de controle e tratamento.

A partir disso, podemos perceber que muitas leis são escritas e teorias descritas em papel em forma de legislação e em sua grande maioria não é realizada na prática, essa ação é transformada em fonte para representantes governamentais e empresários terem acesso a dinheiro que deveriam ser usados para a preservação e conservação do meio ambiente e para a saúde da sociedade.

_____________________________________________________________________

Questão 04. O efeito estufa e a chuva ácida são dois significativos impactos ambientais globais. Comente suas principais características e resultados.

        O Efeito Estufa é o aquecimento do planeta devido ao espessamento da camada de gases na atmosfera. É um processo natural e importante para manter a vida na Terra, ultimamente houve um aumento desta camada, por causa da emissão de gases dos automóveis (CO2), indústrias e queimadas. O resultado é que parte dos raios infravermelhos refletidos pela superfície da Terra é absorvida por esta camada e refletida de novo para a terra, aumentando a temperatura. A chuva ácida – chuva com pH muito baixo (inferior a 5,6 - normal tem pH entre 5,6 e 7,0) resultante da precipitação, junto com substâncias ácidas, como o SO2 e o NO, emitidas pela poluição industrial e veicular. A combinação dos gases com o hidrogênio na atmosfera na forma de vapor de água resulta na chuva ácida, e ao cair na superfície, altera a composição química dos solos e das águas. O resultado disto são danos para as lavouras e florestas, estruturas metálicas, monumentos e edificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com