TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais - SATE

Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Curso de Administração Pública

Disciplina:

Gestão ambiental e sustentabilidade

Professora: Ana Zenilce

Data

Aluno:

Polo: Itapipoca

Nota:

ATIVIDADE II

O conteúdo dessa atividade refere-se aos conteúdos dos capítulos 03 e 04 do livro texto.

  • Para a resolução das questões, os aspectos teóricos e conceituais devem ser respondidos conforme consulta ao livro texto;
  • No que diz respeito as exemplificações e argumentações das respostas devem ser  utilizadas pesquisas em meios de comunicações e sites institucionais;
  • As respostas das questões devem apresentar de 5 a 10 linhas. Em questões que envolvem exemplificações ou aplicações práticas devem ser utilizadas mais 5 linhas;
  • Utilizar as normas da ABNT (citação das fontes de consultas e autores);
  • Cada questão abaixo equivale a 10,0 pontos, sendo o total da atividade nota máxima 100,0.

______________________________________________________________________

Questão 01. Descreva e forneça um exemplo de como ocorre o Licenciamento ambiental. (Insira como ocorre seu início, finalidade, prazo e cite seu tipos).

O processo de licenciamento tem início com uma carta-consulta ambiental apresentada pelo interessado ao órgão de controle ambiental, com a finalidade de verificar a viabilidade de localização. Por exemplo, uma construtora pretende construir um Shopping Center numa região da cidade e consulta o órgão ambiental municipal sobre a viabilidade de executar esta obra no local indicado. O órgão público terá o prazo de 15 dias para se manifestar sobre a consulta. E, uma vez considerado viável, será então iniciado o processo de licenciamento ambiental, que inclui a emissão de três licenças: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).

______________________________________________________________________

Questão 02. Conceitue e classifique os resíduos sólidos urbanos. Sugira uma forma de tratamento aos resíduos sólidos na cidade em que você mora.

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), conhecidos como lixo, são o resultado de todas as atividades domésticas e comerciais existentes nas cidades. O recolhimento e a destinação final de tais resíduos são de responsabilidade da prefeitura municipal, que em muitos casos terceiriza este serviço. Os resíduos são classificados em: Perigosos (Classe I – inflamáveis, corrosivos, tóxicos, reativos, patogênicos); Não Inertes (Classe II – biodegradáveis, solúveis em água); e Inertes (Classe III – vidro, borracha, certos tipos de plásticos).

Uma forma de tratamento aos resíduos sólidos para a cidade de Miraíma, seria a instalação de postos de coleta para os resíduos perigosos já que são descartados diretamente com os outros tipos de resíduos e a busca de parceria de cooperativas ou empresas que realizasse a coleta de resíduos Inertes, já que estes podem ser reciclados e contribuiria para a preservação ambiental.

______________________________________________________________________

Questão 03. Em 1999, o Ministério do Meio ambiente (MMA) lançou o desafio às instituições governamentais consubstanciada na publicação Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. Defina a AP3, esclareça seu objetivo, ações e busca.

        A Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P foi criada em 2004, e chamada Rede A3P para viabilizar a troca de conhecimentos dentro da Administração Pública e assim tornar palpáveis as propostas do desenvolvimento sustentável. A A3P tem por objetivo estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, visando minimizar e/ ou eliminar os impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, além do manejo adequado dos resíduos. Busca-se adequar o comportamento de consumo do Governo aos preceitos constitucionais sobre a responsabilidade ambiental compartilhada, que é tarefa de todos os segmentos da sociedade, do setor público e do privado.

______________________________________________________________________

Questão 04. Esclareça o conceito de educação ambiental, o que ela é, visa, busca, meios e de que forma ela pode ser trabalhada. Em seguida, pesquise um exemplo de sua aplicação pela gestão pública.

______________________________________________________________________

“[…] um processo educativo eminentemente político, que visa ao desenvolvimento nos educandos de uma consciência crítica acerca das instituições, atores e fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos socioambientais. Busca uma estratégia pedagógica do enfrentamento de tais conflitos a partir de meios coletivos de exercício da cidadania, pautados na criação de demandas por políticas públicas participativas conforme requer a gestão ambiental democrática”. A educação ambiental pode ser trabalhada de três formas: educação formal, através das escolas; educação não formal, com metodologia apropriada, mas fora de uma instituição de ensino, nas ONGs, por exemplo; e informal, quando não existe um processo sistematizado de ensino, nem metodologia própria, como nas relações cotidianas, por exemplo.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS é um exemplo de aplicação da educação ambiental na gestão pública. A partir da sanção da Lei 12.305 em 2010, todos os Municípios brasileiros precisar ter um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS onde demonstram sua capacidade de gestão dos resíduos. Estes planos precisam ter um conteúdo mínimo apontando para soluções técnicas que estejam respaldadas no diagnóstico de cada município e suas particularidades. Além disso, o Poder Público Municipal precisa estabelecer normas para que as empresas apresentem e demonstrem sua capacidade de gerenciamento de resíduos através de seus Planos de Gerenciamento. Apesar de não ter responsabilidade sobre os resíduos do setor privado, o poder público deve estabelecer a regulamentação baseado nos princípios da Política Federal. O plano inclui o Programa de Educação Ambiental (EA) junto aos munícipes e o plano social para as famílias que sobrevivem da coleta de materiais recicláveis – catadores das ruas e dos lixões – prevendo sua inclusão social, inclusive a retirada das crianças do Lixo. O PGIRS, que está vinculado ao programa Criança no Lixo Nunca Mais, da Unicef, foi também denominado Brasil Joga Limpo. O plano social enfatiza o apoio à organização desses trabalhadores como categoria, por meio de associações ou cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com