TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  29/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO - AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

A avaliação de empresas é o processo pelo qual se apura o valor de uma determinada empresa. Tendo por objetivo avaliar as transações de compra e venda de negócios que ocorrem no mercado, também se inclui a fusão, cisão e a incorporação.

“a determinação do valor das empresas é o fator-chave nas negociação de fusões e aquisições e tem como objetivo estimar uma faixa de referência que sirva como base nessas negociações”

Expectativa de Valor - podem ocorrer divergências do valor da empresa pelo proprietário, investidor, analista e avaliadores de empresas.

Valor da empresas para o fundador ou proprietário - o proprietário agrega no valor da empresa o resultado dos seus esforços, vê a empresa como uma relação familiar etc. por esta razão a avaliação do proprietário é irrealista. Por isso, precisa da avaliação de consultores que sejam imparciais.

Qualidades de consultor - Imparcial; saber estabelecer premissas de crescimento e margens baseadas na realidade da empresa; ausência de envolvimento emocional; independente; realistas.

Valor dos intangíveis e da marca - são a reputação da empresa, fidelidade dos clientes, qualidade do corpo gerencial e dos recursos humanos, know-how tecnológico e marco***. tais valores já estão inclusos na avaliação (FCD e Múltiplos), por fazer parte da geração de lucros e fluxos de caixa futuros.

Valor do Patrimônio Líquido e dos ativos - são valores que refletem o valor investido pelos sócios e seus lucros acumulados vindos do passado. “quando de avalia uma empresa, o que interessa é a capacidade de geração de resultados futuros, e não o acúmulo de lucro e os investimentos passados…”

Valor dos projetos de investimento - só devem ser considerados se estiverem em processo de implementação.

Valor da sinergia - ação conjunta de empresas, visando obter um desempenho melhor do que aquele demonstrado isoladamente. “A existência de diversos interessados na aquisição de uma empresa pode fazer com que o comprador seja obrigado a pagar um ágio* para concretizar a transação”.

*Ágio é um valor adicional cobrado em operações financeiras. Segundo Heleno Taveira Torres dentre outras hipóteses, surge o ágio como preço adicional, quando participações societárias ou ativos de uma empresa são adquiridas por um custo de aquisição superior ao valor contábil registrado nas demonstrações financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com