TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratégica

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  5.996 Palavras (24 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE

André, Deivison, Henrique e Silvano

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Coronel Fabriciano

2017

                                           


André, Deivison, Henrique e Silvano

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho apresentado na disciplina de Administração Estratégica do Curso de Administração Estratégica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- Unileste MG como um dos requisitos para aprovação na referida disciplina.

Orientado pelo Prof. MSc. Robésio Teixeira Gomes.

Coronel Fabriciano

2017


Sumário

1.        Introdução        4

1.1 Objetivos do Trabalho        4

1.1.1 Objetivo Geral        4

1.1.2 Objetivos Específicos.        5

1.4 Justificativa da Pesquisa        5

1.5 Metodologia de Pesquisa        5

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        6

CONSUMO DE MODA NA SOCIEDADE MODERNA        7

2.1 A administração estratégica        10

2.2 Ferramentas de analise        12

Os 4 quadrantes da Matriz SWOT        14

S (strengths ou forças)        14

W (weaknesses ou fraquezas)        15

O (opportunities ou oportunidades)        15

T (threats ou ameaças)        15

3 - Instrumentos de coletas de dados        18

3.1-   Histórico do Empreendimento        19

3.2-        Análise do ambiente interno do Empreendimento        19

4.        Consideração final        26

  1. Introdução

Cada vez mais presente no País os evangélicos hoje representam 22,3% da população, ou seja, somam mais de 42 milhões segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vendo este crescimento, a moda evangélica foi criada nos anos 2000, com objetivo de oferecer aos evangélicos boas vestimentas sem desrespeitar as normas doutrinárias da religião. E a demanda é crescente, já que estimativa da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe) é que esse nicho cresce 14% ao ano e movimenta mais R$ 21,5 bilhões no País.

A falta de opções no mercado de lojas com roupas especificas da religião, é um ponto forte para quem procura iniciar seu próprio negocio. Os três principais canais de venda para a moda gospel são lojas físicas, revenda e internet. A procura por sites que atendam a essa demanda tem sido cada vez maior porque ainda há muitas regiões do país que não despertaram para esse mercado. Acompanhar as tendências da moda e desenvolver a habilidade de adaptá-la ao estilo gospel é uma estratégia que pode determinar o sucesso da empresa.

A loja ou ponto de venda deve adequar-se ao que esse público espera. Dedicar tempo para participar de eventos, feiras e exposições, além de conhecer sites e revistas especializados podem ajudar o empresário a ficar por dentro do universo gospel.

O presente trabalho não busca resolver as condições das organizações, mas busca entender, ainda que de forma embrionária, as formas que as empresas se apresentam perante o mercado, ou melhor, como elas buscam informações para seus ajustes.  Sendo assim, o presente trabalho espera-se obter melhor conhecimento das características e do potencial de mercado, além das fases de planejamento e desenvolvimento inicial da empresa.

1.1 Objetivos do Trabalho

Para nortear o trabalho serão considerados os objetivos estabelecidos abaixo

1.1.1 Objetivo Geral

  • Possibilitar aos alunos aprofundar os conhecimentos adquiridos na disciplina Administração Estratégica por meio de estudos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo da disciplina;

1.1.2 Objetivos Específicos.

  • Desenvolver coletas de dados para obter informações acerca do objeto de pesquisa em questão, permitindo assim, elaborar a análise da organização em questão;
  • Buscar estudar o tipo de organização e o seus setor, buscando entender o seu posicionamento e possíveis ações para a seu correto ajustamento no mercado;
  • Identificar e elaborar a aplicação de ferramentas estratégicas que possibilitem um estudo mais detalhado do empreendimento em foco.

  1.  Justificativa da Pesquisa

O conhecimento é uma ferramenta muito importante e para a sociedade, algo que agrega valor e pode dar acesso a diversas oportunidades à aquela pessoa que usa esse tipo de pesquisa. Esse trabalho tem como finalidade gerar novos conhecimentos nesta área, assim gerando suporte para que possa ser desenvolvido novos projetos e pesquisas.

Para o estudante este trabalho é muito importante, pois o estudante tem a oportunidade de se tornar um empresário no futuro, além disso ajuda o crescimento da própria loja já que esse trabalho pode ser apresentado para a empresa que foi feita o trabalho.

  1.  Metodologia de Pesquisa

Este trabalho segue o modelo teórico através de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reunir os trabalhos científicos sobre os assuntos pesquisados formando a matéria-prima da pesquisa bibliográfica.

Martins e Lintz (2007), citam que a pesquisa bibliográfica se propem explicar e discutir um assunto com base em referências teóricas, conhecendo e analisando os conhecimentos científicos.

Além disso foi feita uma coleta de dados em uma empresa física do ramo de vestuário onde foi feita uma entrevista com a dona da loja e através dessa absorveu conhecimento da área e do mercado desse ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (728.1 Kb)   docx (344.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com