TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratégica

Por:   •  24/6/2019  •  Monografia  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do Aluno: André Hirota Marsare

Comunicação e Estratégia empresarial,

Tutor Prof.: Nilton Marlúcio de Arruda

ITATIBA - SP

2018

Estudo de Caso de Harvard: Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas

Referência: FISCHER Maria Rosa. Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas. Estudo de Caso Social Enterprise Knowledge Network, Jundiai: Universidade Estácio de Sá, 2018

A história começa a partir de 2004 quando o Gerente de Meio Ambiente Sérgio Dias estava empenhado em mostrar suas propostas de implementação de novos projetos sociais para a área ambiental. Após o término de sua exposição que falava basicamente da importância da responsabilidade social para o atendimento de todas as partes interessadas, pois ele sabia que os seus públicos de interesse exerciam alta influência na compreensão de sua proposta. Ele enfatizou também que as ações deveriam se pautar em procedimentos éticos e apresentou o ‘’Programa de Educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues’’, um programa que contava com o engajamento da sociedade para contribuir com seu desenvolvimento. Entretanto Sergio encontrou uma posição não muito positiva do então Gerente Financeiro José Ramos que achava que ele encontraria algumas dificuldades internas. José ainda falou sobre a importância do papel social da empresa junto a sociedade e que já encontrou dificuldades por conta da resistência de organizações civis sobre ampliação das obras da fábrica entre outros fatores. Para José o programa Bento Rodrigues teve resultados não muito confiáveis. Sergio por sua vez ficou relutante e não concordou com o posicionamento de José. Segundo ele o programa Bento Rodrigues buscava o engajamento de verdade dos moradores, entendendo que a combinação público, canal e mensagem não pode ser estática e sim totalmente dinâmica, ou seja, com a participação efetiva da sociedade.

Falando sobre a história da Samarco a mesma foi fundada em 1974 com a fusão de duas empresas: Samitri e a norte americana Marcona Corporation. Em 1998 as vendas tiveram um crescimento e aumentaram para 11,7 milhões de toneladas, com 81,5% de pelotas. A Samarco possuía um complexo industrial integrado que contava com 1.286 empregados e contemplava as seguintes atividades: integrado de lavra, beneficiamento, transporte e pelotização de minério de ferro.

As atividades produtivas da Samarco segundo os especialistas impactavam negativamente em questões ambientais. Os problemas ambientais eram poluição da água, do ar, visual e erosão. Tendo em vista esse cenário a Samarco achava de suma importância sua atuação social frente as comunidades como uma estratégia para obtenção do licenciamento ambiental.

Em 1997 a Samarco implementou o Programa de educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues com apelo mais ambiental no início e que depois transformou-se em um programa de desenvolvimento local sustentável. O programa tinha como objetivo contribuir para o desenvolvimento da comunidade através da participação efetiva dos moradores de forma integrada na solução de problemas sócio ambientais. Segue abaixo as fases que contemplavam o programa:

Primeira fase: Universitários realizavam um diagnóstico social das demandas da sociedade, ou seja, estabelecer um conhecimento concreto da situação-problema no qual poderá se progredir na intervenção.

Segunda fase: Entre 1999 e 2000, foi marcada pela tentativa de fortalecimento da comunidade organizada em prol de estabelecer melhorias na infraestrutura local.

Terceira fase: Entre 2001 e 2003, membros da comunidade desenvolveram novas propostas de atividades produtivas de questões locais relacionadas a educação, meio ambiente, saúde, trabalho e renda, cultura, lazer e cidadania.

Em 2003 ocorreu o término formal das atividades com resultados satisfatórios: redução de número de repetências entre alunos da 1° e 4° series, diminuição da carência nutricional, redução de número de queimadas da região entre outros objetivos alcançados.

A Samarco afim de atender a certificação ISSO 14000, criou um sistema de Gestão Ambiental (SGA) cuja implementação envolveu, entre outras atividades, a elaboração de um Plano de Emergência de Derrame de Óleo. A Samarco através de sua cultura de relacionamento com os colaboradores capacitou os mesmos para a laboração desse plano, no qual tinha a ideia de utilizar instalações locais que a Samarco mantinha para reciclagem de óleo, para que o óleo dos barcos de pesca fosse reciclado e revendido pelo preço de custo.

Assim nasceu o projeto Salvamar, lançado precisamente em maio de 2000 com o objetivo de reduzir os resíduos gerado pela atividade pesqueira e turística na praia de Perocão, em Guarapari e em outras praias do estado do Espirito Santo.

O projeto teve o investimento de U$$ 4,8 mil que possibilitou na contratação de dois profissionais para realizar a coleta e reciclagem do óleo.

Após o sucesso do projeto Salvamar que se tornou um dos principais atrativos para os acionistas, Sergio então apresentou um novo projeto aos companheiros em um encontro realizado em uma das reuniões realizadas na ocasião. Enfatizou o sucesso e evolução dos resultados atingidos em Bento Rodrigues. Deu continuidade na sua apresentação mostrando o GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem. Essa entidade não governamental fez uma proposta de programa de educação e comunicação para responsabilidade social o PROECOS. Esse programa tinha como objetivo melhorar a imagem da empresa nas proximidades das instalações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com