TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratégica

Por:   •  13/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

PROF. VALDINEI MARCOLINO

Nome: Sérgio Henrique Cordeiro Motta

[pic 2]

                As causas para variações nas vendas podem ser diversas, e algumas dependem do tipo de produto vendido. Considerando, desde causas genéricas até as mais específicas, cita-se algumas possibilidades para a queda nas vendas: 

Sazonalidade: representa um produto que possui o ápice de vendas nos 4 primeiros meses do ano. Este tipo de causa é geralmente previsível e exige do administrador criatividade ou portfólios variados para manter a receita desejada.

Concorrente: Pode representar a entrada de um concorrente a partir do mês de maio, onde a sua "fatia" do mercado está sendo explorado por ele. A entrada de um novo concorrente pode pressionar a empresa a reduzir a margem de lucro para gerar mais competitividade e não perder os atuais clientes. Consequentemente, reduziria a receita, caso a quantidade de produtos vendidos não fosse compensada.

Moda ou "hype": É quando um produto está em seu ápice, seja por necessidade - como é o caso do álcool gel neste cenário de COVID19 - ou por promoção de influenciadores, como é o caso de roupas utilizadas por famosos ou modelos. Neste exemplo, pode significar o fim ou uma queda no hype deste produto.

Despesas logísticas: A queda das vendas pode ser representada por um possível aumento de despesas logísticas, que geralmente são agregados a formação de preço do produto. Um exemplo que geraria esse aumento de despesa pode ser o aumento do preço dos combustíveis ou, como ocorreu recentemente, uma greve dos funcionários dos modais logísticos (greve dos caminhoneiros). Desta forma, o preço final do produto aumenta, gerando insatisfação do consumidor final, ocasionando a perda de vendas.

Valor da moeda: Assim como o aumento de despesas logísticas, uma desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar (por exemplo), pode aumentar consideravelmente o preço de um insumo importado e refletir no aumento de preço de venda do produto acabado. É um exemplo que acontece constantemente com produtos do segmento de cosméticos, em que a maioria dos insumos são importados. Neste exemplo, representaria um aumento do valor do dólar após o mês de abril.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com