TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratégica

Por:   •  18/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE DE PROCESSOS DECISÓRIOS

NOME:

Giulia Campos Codignola

RA:

F02BCG7

7° SEM

NOME:

Juliana Chagas Ferreira

RA:

F037347

7° SEM

NOME:

Stephani de Matos Bargas

RA:

D9961H4

7° SEM

PARTE 1

CASE PENTIUM: TRACE UMA ANÁLISE DO CASE, A PARTIR DA METODOLOGIA DE SIMON, EXPLORANDO AO MÁXIMO AS POSSIBILIDADES E O PROCESSO DECISÓRIO. (C/ FUNDAMENTAÇÃO)

O ERRO DE CÁLCULO PENTIUM EM ESTRUTURA DA TEORIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SIMON

Em 1993, a empresa Intel que era líder mundial na produção de chips para computadores pessoais, anunciou um lançamento do processador Pentium II. Ao mesmo tempo, foi anunciado que ele chegaria com uma falha que poderia ser corrigido com programas, sendo a própria empresa que colocou informações sobre o problema na Internet.  O lançamento fazia parte da família Pentium Pro da empresa, lançada em 1991, uma linha que tinha como objetivo auxiliar computadores com alto processamento de dados.

O marketing que dizia reunir a tecnologia de Pentium Pro com o Pentium MMX, resultaria no Pentium II, prometendo uma inovação e funções especiais para tratar dados de vídeo e som, prometendo ocupar menos espaço entre os transistores e mais velocidade em suas operações.  

Porém, dois dias antes de seu lançamento, o engenheiro de sistema Robert Collins, anunciou um defeito na Internet, o chip apresentava falhas em operações em ponto flutuante, simplificando, operações com casas depois da vírgula em cálculos em ponto flutuante (2 elevados a -950) para um número inteiro, onde estaria resultando em zero infinito, o que conhecemos como overflow.  Posteriormente, a Intel confirmou e manifestou que estaria trabalhando com os desenvolvedores para analisar como a falha iria afetar os programas, e deu um nome ao problema: Falha de flag.

Sem solução para essa falha, no ano seguinte, a Intel teve um gasto de US$ 475 milhões para repor os processadores de chip que tinham problemas de cálculos.

Na Teoria da Resolução de Problemas de Simon, com uso da lógica e racionalidade, iremos explorar a seguir sua metodologia com as possíveis possibilidades e processos decisórios que a Intel poderia solucionar essa falha, e resolver o problema com o Pentium II, utilizando da metodologia.

No livro publicado com a metodologia, Resolução dos Problemas Humanos (Newell e Simon, 1972), há um conjunto de fases para estabelecer e entender os problemas apresentados e solucioná-los.

Sendo assim, é importante identificarmos pela metodologia as máximas possibilidade e processos decisórios do caso - Intel Pentium II:

A)        Identificação do Problema

A Intel colocou no mercado um chip de processador com defeito de cálculo, onde prometia que os problemas poderiam ser solucionados com programas, o que não aconteceu. Os processadores foram vendidos e houve uma onda de grandes reclamações.

B)        Olhar o problema de forma Sistêmica, todas as facetas, desdobramentos e possibilidades

A empresa Intel que era Benchmark da época, teria uma responsabilidade maior por ser líder na produção, e tinha conhecimento da falha no flag, e a própria anunciou esse flag. As pessoas e organizações que compravam, tinham ciência disso. A empresa lançou no mercado o processador Pentium II da mesma forma, e mesmo trabalhando para concertar, não tiveram êxito, tiveram que trocar por não consertar o erro, o que resultou um prejuízo de US$ 475 milhões.

C)        Buscar possíveis alternativas de solução considerando todas as possibilidades

Solução 1: Contratar pessoas eficientes para desenvolver programas capaz de resolver esse Flag.

Solução 2: Parar a produção e venda, e resolver o flag e posteriormente lançar novamente com processador corrigido.

Solução 3: Lançar um processador novo, exemplo, uma versão “Pentium II Pro” com o mesmo marketing do Pentium II, porém com um valor inferior para aqueles que adquiriram o Pentium II.

Solução 4: Desenvolver um programa de Cálculos para todos aqueles que compraram o Pentium II.

D)        Analisar cada uma das alternativas e levantar seus prós e contras

Solução 1: Contratar pessoas eficientes para resolver problemas são necessários em qualquer organização. E nesse caso, não seria diferente.  

Prós: Resolver o Flag e com custos e impactos mínimos. Impacto positivo na empresa, pois seus colaboradores iriam já estar preparados para eventuais problemas.

Rapidez no processo de resolução.

Contras: Encontrar colaboradores capacitados para resolver esse Flag, poderia variar o tempo.

Poderia não ter solução, como no caso verdadeiro.

Solução 2: Parar a produção e venda de um produto que apresenta defeito, talvez seja o mais adequado nesse caso, pois o impacto seria mínimo, e a imagem seria preservada.

Prós: Oportunidade de concertar o erro no início,  antes de tomar uma proporção maior. Retomaria as vendas assim que concertado.

Agilidade no processo.

Contras: Prejuízo médio aos processadores que já foram fabricados. Um tempo maior para solucionar o Flag e lançar novamente.

Solução 3: Lançar um novo produto, versão Pro, Plus, prime etc. São comuns em empresas que lançam versões do mesmo produto melhoradas.

Prós: A empresa não teria um prejuízo tão grande.

Seria mais um produto na linha dos Pentium Pro.

Abrir possibilidades do novo produto ser melhor e sem erros.

Contras: Os clientes teriam que aguardar o novo produto.

Os clientes teriam que pagar mais um pouco para ter um novo processador.

Solução 4: Um programa de Cálculos desenvolvidos e distribuídos pela Intel iria resolver o problema que o Processador Pentium II tinha.

Prós: Resolução do problema de forma direta.

Um programa a mais que faria parte do portfólio da Intel.

Um programa que seria referência em cálculos.

Contras: Não resolveria o problema dos processadores Pentium II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com