TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratégica

Por:   •  1/6/2022  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva recente que vê os recursos como o fundamento para a estratégia da firma. Tal abordagem considera as competências, as capacidades e as habilidades como sendo a base de conhecimento produtivo e organizacional e, por sua vez, a fonte mais importante da vantagem competitiva, da heterogeneidade e do retorno (lucratividade) das firmas, a longo prazo ou de vida longa.

A Visão Baseada em Recursos procura explicar e prever porque algumas empresas são capazes de estabelecer posições de vantagem competitiva sustentável capazes de obter retornos superiores. Além disso, percebe-se a empresa como um conjunto de recursos e capacidades onde a principal tarefa da gestão é maximizar o valor através da ótima utilização dos recursos e capacidades, desenvolvendo uma base sólida para o futuro. Dessa forma, procura ligar a vantagem competitiva e as dinâmicas da vantagem competitiva às características dos recursos e como essas mudam ao longo do tempo. Em decorrência disso, surge a noção de sustentabilidade como função das barreiras à imitação dos recursos. Em outras palavras, a sustentabilidade é alcançada desde que a condição básica de heterogeneidade da vantagem seja preservada (tenha vida longa), ou seja, deva ser relativamente durável ao adicionar valor. Assim, o interesse da (VBR) é “ligar o entendimento da vantagem competitiva e das dinâmicas da vantagem competitiva às características dos recursos e como estas características mudam ao longo do tempo”

Dentro da visão baseada em recursos, possui os conceitos de ativos tangíveis e intangíveis, recursos e capitações. Os recursos são ativos que as empresas possuem que são utilizados para implementar e elaborar estratégias e são divididos em tangíveis e intangíveis. Alguns exemplos dos tangíveis são: os produtos de uma empresa, equipamentos, instalações. Já os intangíveis estão relacionados com os recursos como a reputação da empresa na sociedade, treinamentos internos, o nível de conhecimento técnico acumulado, entre outros. As capacitações são um subconjunto dos recursos de uma empresa que podem ser intangíveis ou tangíveis, mas devem permitir o aproveitamento total de outros recursos que a empresa controla. Os recursos e as capacitações de uma empresa podem ser subdivididos em: recursos físicos, humanos, financeiros e organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com