TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção e Operação

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Goiânia, 24 de março de 2015

   

Classificação e Características

1 - Quanto ao tamanho:

a) Pequeno: Pouco extenso, de tamanho diminuto. Diz-se de quem está na infância, de baixa estatura, ou de pouco valor, limitado acanhado.

b) Médio: Que ocupa ou exprime o meio termo. Diz-se do dedo maior da mão, situado entre o anular e o indicador.

c) Grande: De tamanho, volume intensidade, etc., acima do normal. Comprido, longo crescido, desenvolvido, numeroso, exagerado, extraordinário, desmedido, generoso, grave, poderoso.

2 - Quanto á propriedade:

a) Publica: A noção de propriedade faz referência ao direito ou à faculdade de possuir algo. Para a lei, a propriedade é o poder decreto sobre um bem, que permite ao seu titular a livre disposição deste para além das limitações impostas pelas normativas em vigor. Entende-se por propriedade pública o domínio de titularidade pública (ou seja, que não pertence a um particular). Os bens de propriedade pública são aqueles de uso comunitário, como uma praça, uma rua, uma escola estatal ou um hospital.

b) Privada: Propriedade privada é um direito que dá ao seu titular diversos poderes, e é objeto de estudo do direito civil. Propriedade privada compreende o direito de usar, gozar e dispor de uma determinada coisa, de modo absoluto e exclusivo, porém, esses poderes não podem ser exercidos de forma ilimitada, pois influenciariam no direito alheio, que também tem os mesmos interesses do outros indivíduos e, cabe ao Poder Público, limitar até onde vai o poder de cada um.

c) Mista: Propriedade mista são uma forma de economia que combina dois ou mais modelos econômicos distintos. É um sistema econômico no qual participam tanto o sector privado como o sector público. Existe em muitos países capitalistas, nomeadamente nos de regime social-democrata. Na propriedade mista o Estado, além de orientar a economia, detém a propriedade de importantes empresas em sectores estratégicos (banca, indústrias transformadoras, transportes, saúde e educação).

3 - Quanto aos bens produzidos:

a) Bens duráveis: Bens duráveis: Categoria de bens que têm utilidade durante um grande período de tempo, abrangendo, portanto, os bens de consumo duráveis e os bens de capital. Eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos, construções etc. 

b) Bens não duráveis: Bens destinados ao consumo como calçados, roupas, brinquedos, etc.

c) Bens de consumo: Bens de consumo (ou bens de consumo familiar) são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. São, portanto, os bens produzidos pelo homem e destinados ao consumo das pessoas (diferentemente dos bens intermediários que são utilizados no processo de produção para serem transformados em bens finais ou dos bens de capitais que são as máquinas utilizadas pelas indústrias). Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semiduráveis e não duráveis. Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.). Os semiduráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que vão se desgastando aos poucos.

4 - Quanto á área de atuação:

a) Intermunicipal: Realização de atividades ou ações que envolva vários municípios, onde estes buscam o mesmo objetivo a se atingir dentro de um mesmo consenso. O município que moro irá interagir com outros municípios numa atividade ambiental, e esta atividade contém o mesmo objetivo destes municípios. Com isso passa a ser uma atividade intermunicipal.

b) Internacionais: Que se realiza, que se passa entre nações: comércio internacional. Que se situa entre duas ou mais nações: ponte internacional.

c) Nacionais: Identidade nacional é o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação. Esse conceito começa a ser definido somente a partir do século XVIII, e se consolida no século XIX, não havendo, antes disso, a concepção de nação propriamente dita. Ela é construída por meio de uma auto descrição da cultura patrimonial de uma sociedade, que se pode apresentar a partir de uma consciência de unidade ou como forma de alteridade, buscando demonstrar a diferença com relação a outras culturas.

d) Globais: No final do século XX, inúmeras foram às transações, acontecimentos e manifestações ocorridas no âmbito global.
Esses fatos estão relacionados com a população em geral.
global (globo terrestre).

5 - Quanto á natureza Jurídica:

a) Associação: Qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de associação ou seu objetivo podemos dizer que a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos.  A associação então, é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns.

b) Sindicatos: Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

c) Cooperativas: Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com