TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção e Operações

Por:   •  22/5/2016  •  Resenha  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

Administração da Produção e Operações

ETAPA 4

Manutenção Produtiva Total

Passo 1

Este trabalho tem como tema a administração da Manutenção Produtiva Total

Para atender aos interesses de todos os setores que envolvem uma empresa que são: os clientes, os acionistas, os empregados, os fornecedores e a sociedade, o meio mais viável é aumentar a produtividade dentro da linha de produção.

Outro ponto importante que passou a definir o mercado de trabalho foi a modernização das estruturas das fabricas que resultaram em uma produção mais fácil e considerada dentro dos processos das indústrias. Mesmo as atividades ainda realizadas manualmente diminuíram seu tempo de desenvolvimento e de espera do cliente para esta recebendo do seu produto acabado e com um excelente acabamento e qualidade garantida. Em contrapartida, o aumento da produtividade e os avanços tecnológicos das máquinas geram equipamentos mais complexos, com relação a sua estrutura, e maiores quando relacionados não em tamanho, mas sim em quantidade de peças de composição. De acordo com Takahashi & Osada (1993, p. 2) estes fatos citados acima dificultam:

a manutenção da eficiência do equipamento e a prevenção de vido o excesso de uso continuo do equipamento sem ser feita uma boa revisão do mesmo para que não pare a sua produção diária muitas vezes as empresa deixa para fazer as revisões nos finais de sema ou durante a noite quando a linha de produção estão paradas Portanto, é imprescindível garantir não apenas que as peças sejam projetadas para serem confiáveis, mas também que os métodos de manutenção preventiva sejam ajustados mais precisamente comprovados garantia do equipamento

Um dos pontos principais da Manutenção Produtiva Total é reduzir os erros de produção e garantir o índice de qualidade com o auxílio das atividades de conservação do equipamento.

Segundo Takahashi & Osada (1993, p. 11) As

• Atividades de conservação produtiva:

ajudam a melhorar o controlo e a qualidade, a entrega dentro do prazo, a redução de custos e a diminuição do número de processos. Essas atividades são a apoio do gerenciamento, e a essência da melhoria da produtividade. Devem ser desenvolvidas e bem definidas antes da adopção de um novo procedimento de gerenciamento.

O objetivo central deste trabalho é estudar os conceitos e princípios da gestão de manutenção Produtiva Total fornecendo uma visão geral de um processo de manutenção.

Dentre os objetivos específicos pode-se citar:

Fazer uma revisão bibliográfica sobre a gestão de manutenção Produtiva Total envolvendo suas origens, e processos de desenvolvimento.

• Fazer uma revisão dos processos essenciais para melhorar a Manutenção Produtiva Tota1;

. Descrever detalhadamente as colunas e os passos que embasam a Manutenção Produtiva Total.

Aparências como recursos materiais e humanos escassos ou impróprios, deficiência ou ausência de uma cultura para análise e prevenção das constantes falhas dos equipamentos, procedimentos eficientes para fato e gerenciamento das atividades de manutenção, além da falta de padrões técnicos e de conduta, acabam contribuindo para que a Manutenção não tenha o reconhecimento de sua importância e um lugar de evidência na estratégia das empresas.

Exclusivamente o reconhecimento dessas origens e o comprometimento das lideranças em suprimi-las, irão permitir a mudança dos paradigmas e da situação em que se encontram as manutenções de muitas das empresas (XENOS, 1998, p.13-15; MOUBRAY, 1997, p.5 e CONTADOR, 1998, p.397).

Significado do Termo Manutenção

Determinadas definições pode ser apresentado para o termo manutenção:

“Ato ou efeito de manter” (MICHAELIS, 2003).

“Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento satisfatória e permanente de motores e máquinas” (AURÉLIO, 2003).

“Um conjunto de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida” (NBR 5462, 1994).

* “Forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas, Dentro do setor de produção

.Os principais conceitos sobre 5S; Kaizen; Poka-yoke

5S Housekeeping

Um dos aspectos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa quando chega a uma empresa onde a sua organização e perfeita a sua higiene e limpeza esta evidente é muito satisfatório tanto para quem esta visitando quanto para o gestor da empresa pela a qualidade o ambiente onde se trabalha, Ao contrario de um que esta totalmente fora do normal exemplo uma bagunça generalizada tudo fora do lugar os seus produto não tem a mesma qualidade e a mesma segurança que o cliente ira receber o seu pedido em dia por falta de organização dentro do ambiente de trabalho .

A experiência mostra que qualquer programa de melhoria dentro da organização já melhora a qualidade de vida de sues colaborador, onde gradualmente a qualidade de serviço oferecido aos seus colaboradores é muito diferente a prestação de serviço oferecido por eles constantemente.

Housekeeping

Que pode ser demonstrado como a limpeza de uma casa. Os japoneses, mais uma vez, metodizaram a forma de seo housekeeping pela utilização sistemática dos 5S que se inicia todas com a letra S e foram criada pela a língua japonesa

• Seiri liberação de áreas; Que separa os objetos de uso dos que não tem mais as mesmas necessidade como antes.

• Sendo que muitas vezes não dar para identificar um que é realmente necessário do que não é desnecessário e acaba atrapalhando é quando entra as sugestões dos especialistas que é a dúvida, de como se livra dos objetos As desvantagens de armazenar ou de guarda coisas desnecessária são bem como, por exemplo, no estoque desnecessariamente ocupando um espaço que custa dinheiro, e tempo para mante limpo e organizado diariamente dentro de uma gaveta ou armário e acabam sendo utilizados para agudar o desnecessário, como por exemplo máquinas que não tema mais utilização atrapalhando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com