TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção e Operações

Por:   •  17/10/2022  •  Tese  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

AGENDA 09 - Administração da produção e operações I

FICHÁRIO

Você estudou, nesta agenda, que até o século XX a produção industrial guardava muitos resquícios do trabalho artesanal. Não havia um padrão de qualidade estabelecido: cada peça produzida podia variar. Variavam também o tempo de produção e o custo de cada item desenvolvido.

Entretanto, esse contexto foi modificado a partir da introdução da administração científica - sobretudo com a contribuição dos teóricos Fayol e Taylor, pais da Escola Clássica de Administração.

Releia o conteúdo da Agenda 09 e, no fichário, compare as diferentes perspectivas dos teóricos da administração clássica - Ford, Taylor e Fayol, no que se refere aos sistemas de produção.

Resposta: Taylor é considerado o pai da administração, o taylorismo caracteriza-se pelo destaque nas divisões de tarefas conforme as habilidades necessárias para cada cargo, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional e a qualidade dos produtos. Os métodos e os processos de trabalho foram padronizados, assim como as ferramentas e os materiais utilizados. 

Ford buscava produzir em massa seus produtos, tentando reduzir o tempo gasto e os custos da produção tornando os produtos acessíveis a muitas pessoas, assim ele idealizou a "linha de montagem", que produzia muito mais rápido e padronizava a qualidade do produto, produzia em série (milhares, até milhões de unidades de produtos).

Fayol estudava questões da Administração, porém com foco maior na própria empresa. Tentava mostrar a importância da administração em empresas e criou uma série de princípios gerais da administração clássica a serem respeitados.

Os três buscavam melhorias nas qualidades dos produtos e na administração geral de uma empresa, porém Taylor e Ford olhavam para a produção, já Fayol para a gestão da empresa.

DEBATE

Você assistiu, no video desta agenda, à entrevista com o gerente de produção da fábrica de bonecas. Você se lembra das estratégias utilizadas por ele para os trabalhadores não se sentirem alienados por repetirem as mesmas tarefas inúmeras vezes?

Qual a relação que você faz entre essa entrevista e as críticas, presentes na agenda 09, ao modelo de Taylor?

Pensando sobre o reconhecimento do valor do trabalho no resultado final do produto e a alienação do trabalho, discuta com seus colegas no debate de que maneira é possível manter funcionários motivados e satisfeitos.

Para manter os funcionários motivados e satisfeitos é necessário oferecer treinamentos e cursos de capacitação, fazer um revezamento de tarefas para não ficar todos os dias no mesmo serviço, oferecer plano de carreira para que possam crescer na empresa, oferecer uma boa remuneração, benefícios e premiações.

WIKI

Como você viu no vídeo desta agenda, a importância de usar sempre as mesmas ferramentas, máquinas e processos de trabalho está no fato de que as tarefas sempre acontecem da mesma maneira, garantindo padronização e a mesma qualidade em todos os produtos.

Você constatou como é a linha de produção de bonecas. Lembre-se também do exemplo do sanduíche: a aparência é a mesma... Cor, odor, formato... Os mesmos ingredientes, as mesmas quantidades...

É a linha de produção de sanduíches! Todos feitos exatamente da mesma maneira, fazendo com que o sanduíche tenha o mesmo sabor e a mesma qualidade em qualquer parte do mundo. Porque o processo de fabricação é o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com