TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção e Operações

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Arranjo Físico Cacau Show

A Fábrica de Chocolate Cacau Show, tem arranjo físico funcional ou por processo, o que é muito bom, pois gera uma grande flexibilidade para a organização atender a mudanças de mercado, épocas sazonais, assim como atende a produtos diversificados e em quantidades variáveis.

Esse arranjo físico também é chamado de layout funcional, e sempre é organizado de acordo com as diversas funções ou seções da organização, que participam do processo de produção. No fluxograma abaixo, vemos que seu layout se configura em S.

A produção é de muitos kg de chocolate por dia, como trufas, bombons, barras, presentes de chocolate variados.

A jornada de trabalho diário é de 2 turnos de 8 horas. O método de produção a ser utilizado será a produção em massa.

Eles possuem muitas máquinas e equipamentos para a área de produção, como Fogões Industriais, Micro-ondas, Ar-condicionado, Freezers Verticais, Banhos Maria, Balcões Refrigerados, Balanças Digitais, Mesas Centrais, Geladeiras, Armários, Mesas de Mármore, Termômetros Ambiente e Culinário, além de Facas para raspagem, Moldes, Vasilhas, Formas, Espátulas, etc.

Os lotes de cada produto serão fabricados com o período quinzenal de acordo com cada sabor, recheio e formatos. Para atender todas as lojas espalhadas pelo Brasil.

Pelo fato de se trabalhar com uma linha de produção, onde são manipulados os alimentos, é necessário isolar a área de fabricação do chocolate, sendo assim, não há visibilidade da fábrica pelos consumidores, bem como a administração, que ocupa uma sala junto da fábrica. Já na área de uma das lojas, instalada em frente à fábrica, há um alto grau de visibilidade por parte do consumidor.

Para manter a qualidade dos produtos, foram estabelecidas parcerias com fornecedores com o objetivo de adquirir a matéria-prima de qualidade, dentro do prazo e custo necessário. A Cacau Show produz chocolates de alta qualidade, oferecendo produtos ideais para presentes, trufas, bombons, chocolates personalizados e para consumo.

[pic 1]

Como vemos, a lógica deste layout é organizar a produção por função, ou seja, recursos similares juntam-se de forma a constituir um setor específico. Tudo flui de setor a setor conforme as atividades necessárias para a produção dos chocolates.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (363.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com