TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Estratégica

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 3

     Administração de Estratégica

  1. Há dúvidas sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.

  1. Em geral, para realizar com êxito o controle estratégico, os administradores devem compreender .
  1. Gestão estratégica pressupõe ao atendimento às necessidades (requisitos, expectativas e preferências) de todos os stakeholders. São os stakeholders:
  1. Uma 'atitude estratégica' se caracteriza por:
  1. Os principais aspectos do negócio que devem ser abordados num bom plano estratégico são os aspectos institucionais, comerciais, financeiros, tecnológicos, de informática, de capacitação e de motivação de recursos humanos da instituição.
  1. Como os administradores avaliam a relevância das questões estratégicas com as quais a organização se depara?
  1. No ambiente interno, o componente mão-de-obra inclui .
  1. Embora geralmente desempenhe um importante papel no mercado, não gera muito caixa para a empresa e demanda uma boa soma de recursos para ter sua participação de mercado mantida. Qual das células da matriz BCG é descrita nesses termos?
  1. As operações internacionais são relevantes   
  1. As opções a seguir apresentam afirmações a respeito de aspectos gerais da estratégia, estrutura e desempenho de uma organização. Assinale a única verdadeira
  1. Philip KOTLER (1975), um dos defensores da utilização do Planejamento Estratégico, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macro-objetivos, objetivos funcionais.

 Quem deve ser envolvido num processo de planejamento e de gestão estratégica?

  1. Somente os controladores e proprietários da empresa, pois os assuntos estratégicos são sigilosos.
  2. Somente os proprietários da empresa, pois os assuntos estratégicos são sigilosos.
  3. Somente os consultores contratados, pois eles têm um conhecimento geral do mercado e das práticas utilizadas por outras empresas do setor.
  4. Somente os supervisores, gerentes e superintendentes, pois são eles que, efetivamente implementarão as decisões e responder pelo resultado da implementação.

  1. De acordo com o modelo do livro-base de Fernandes e Berton, processo de administração estratégica tem início com qual dos itens a seguir?

  1. Um plano estratégico mais realista emerge quando ____________. 
  1.  Um processo bem sucedido de administração estrategica envolve  a participação de.
  1.  - Embora a literatura focalize essencialmente estratégias voltadas para o mercado (como por exemplo, estratégias de concentração, de estabilidade, de crescimento) ou desempenho (como por exemplo, estratégias de redução de despesas), as estratégias organizacionais devem abranger todas as partes interessadas (stakeholders) e buscar o equilíbrio, a harmonia, entre todas as estratégias. A gestão estratégica da cultura organizacional, bem como das mudanças caracteriza-se como uma dessas estratégias organizacionais. Você é contratado para fazer um programa de gerenciamento de cultura na Indústria DETEX , tradicional fabricante de detergentes domésticos. Apesar de você saber que a empresa tem valores internalizados de difícil mudança, você utiliza alguns processos e modelos de intervenção, entre os quais um tem grandes possibilidades de prejudicar o desempenho da empresa no médio/longo prazo. Qual?
  1. - Formular estratégias é o processo de projetar e selecionar ações _. 
  1.   Uma  empresa de grande porte, após passar por um processo de reestruturação, decidiu rever o seu sistema de remuneração. Você é o gerente de Recursos Humanos da empresa e foi solicitado a propor um sistema de remuneração estratégica, que alinha os objetivos profissionais individuais com os da organização. O sistema proposto deverá:
  1.   Michael Porter aborda em sua teoria da Vantagem Competitiva que um fator determinante para o desempenho de uma empresa é a Atratividade do setor onde ela opera. O fator atratividade é caracterizado pelas oportunidades que o setor possui de garantir a rentabilidade das empresas que nele atuam. Ainda segundo o autor, existe 5 forças competitivas que devem ser analisadas para se determinar a elevação ou o decréscimo da Atratividade. Com base nessa teoria, escolha entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta as cinco forças competitivas que agem sobre Atratividade de um setor
  1.  As tendências no ambiente externo geralmente .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com