TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração e Integração de Operações e Qualidade

Por:   •  8/3/2023  •  Resenha  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

- Embora a função produção seja central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, ela não é a única e nem, necessariamente, a mais importante. Considera-se a existência de três funções centrais em qualquer organização, quais sejam:

- Produção: responsável por satisfazer as solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de bens e serviços;

- Marketing: responsável por comunicar os produtos e serviços da organização a seus mercados para gerar pedidos de serviços e produtos dos clientes;

- Desenvolvimento de produto: responsável por criar novos bens e serviços, ou modificá‑los, de forma a gerar solicitações futuras de consumidores por bens e serviços.

Além disso, existem funções de apoio para permitir que as funções centrais operem de modo eficaz. Incluem, por exemplo, a função contabilidade e finanças, a função técnica, a função recursos humanos e a função sistemas de informação (os nomes podem variar entre organizações).

- Atualmente, as organizações estimulam a quebra das barreiras funcionais para que as informações sejam compartilhadas, favorecendo, dessa maneira, o processo de tomada de decisão e tornando mais eficiente o desempenho do sistema como um todo.

A estrutura funcional bilateral e fechada deve ceder espaço a uma estrutura operacional multilateral e aberta, na qual a responsabilidade pelas ações vai até o ponto em que o efeito dessa ação se fizer sentir.

- A cadeia de valor é uma ferramenta para gerenciar processos, a qual representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até a fase da distribuição final.

- Suas atividades podem ser classificadas como:

- Estratégicas;

- Táticas;

- De base.

- E suas relações/conexões podem ser:

- Horizontais;

- Verticais.

```

"Cadeia de Valor - Marketing - PUCPR". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N2mR4Bjpn80

```

---

- Macroprocessos:

- De gestão (gerenciais);

- De negócios (primários / core processes);

- De apoio (secundários / de suporte);

```

"Cadeia de Valor e Arquitetura de Processos". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cRgdPWW3oMs

```

---

- O processo de organização consiste em dividir o trabalho e atribuir responsabilidades e autoridade a pessoas. Suas principais etapas/decisões são:

- Analisar os objetivos e o trabalho a realizar.

- Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.

- Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.

- Definir os níveis de autoridade. Desenhar a estrutura organizacional.

A estrutura organizacional é a síntese do processo de organização.

- A autoridade é a contrapartida da responsabilidade. A atribuição de autoridade implica dois conceitos fundamentais do processo de organização: hierarquia (autoridade vertical) e amplitude de controle (número de pessoas integrantes de uma equipe as quais se detém autoridade). A quantidade de níveis chama-se número de escalões hierárquicos.

- A amplitude de controle possui dois formatos:

- Estrutura achatada: grande número de subordinados por chefe e pequeno número de chefes.

- Estrutura aguda: grande número de chefes e pequeno número de subordinados.

Para definir a amplitude ideal, é necessário usar critérios, como avaliar grau de complexidade das tarefas e necessidade de planejamento.

- A descentralização entre departamentos altera a divisão do trabalho entre os cargos e os departamentos. Por causa disso, é mais duradoura e tem mais alcance que a delegação entre pessoas.

- A descentralização da autoridade não deve ser confundida com a descentralização de atividades, ou dispersão geográfica das operações (que pode ou não ser acompanhada de descentralização de autoridade).

- Na estrutura organizacional de linha, não há nenhuma interferência entre os níveis hierárquicos. Já na de linha e assessoria, há unidades de trabalho adjacentes prestando suporte/assessoria, em particular ao nível hierárquico imediatamente superior.

```

MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução à Administração, 2ª edição. Grupo GEN, 2011. E-book. ISBN 9788522475889.

```

---

- A necessidade de planejamento deriva diretamente do conceito de inércia: o tempo que necessariamente decorre desde que se toma determinada decisão até que ela tome efeito.

“Diferentes decisões demandam tempos diversos para efeito, dadas por suas diferentes inércias.”

- O período futuro sobre o qual se tenha interesse em desenvolver uma visão é chamado horizonte de planejamento.

- Esse horizonte deve ser coerente com a inércia das decisões que serão tomadas. Inércias decisórias longas (decisões que levam longos períodos para tomar efeito, como expansões de unidades de operações, como fábricas e armazéns) devem ser suportadas por processos de planejamento de horizonte longo. Para inércias decisórias mais curtas, horizontes mais curtos poderão ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com