TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração e suas Perspectivas Delineando o Papel da Administração

Por:   •  9/5/2017  •  Resenha  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  1.643 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução à Teoria Geral da Administração – Idalberto Chiavenato

Parte I- Introdução à Teoria Geral da Administração

Capítulo 1 – A Administração e suas Perspectivas Delineando o Papel da Administração

      Sabe- se eu hoje em dia toda e qualquer empresa que queria sobreviver no mercado. Atualmente o mercado está cada vez mais competitivo e acirrado em praticamente os ramos e saber liderar, ou seja, gerir recursos suficientes afim de atingir o objetivo comum da empresa é uma tarefa cada vez mais trabalhosa.    Podemos considerar que a prática de gerenciar pessoas e tarefas em prol do objetivo comum da empresa é definida como Administração.

      Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Um bom líder deve promover uma boa   Administração e fazer com que os colaboradores ajam de maneira eficiente e eficaz afim de atingir os objetivos traçados pela empresa.

O Administrador tem quatro papeis fundamentais que contribuem para o bom resultado de sua Administração. São eles:

Planejar: o que deve ser feito? Que tipo de recursos temos para tornar nosso objetivo mais alcançável? De que exatamente precisamos?

Organizar: Onde devemos investir nossos recursos? O que devemos fazer com o nosso capital?

Executar: Colocar em prática todos os planos traçados nos estágios 1 e 2.

Controlar: Mensurar resultados. Conseguimos atingir o objetivo? Onde erramos? Onde acertamos? Saímos no prejuízo? Temos tempo de tentar mais uma vez?

     Conforme o tamanho e complexidade das empresas e suas atividades, surgiu a necessidade de uma teoria da administração, que oferecesse modelos e estratégias para a solução dos problemas empresariais.

Teoria geral da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. O processo de formação e disseminação das teorias administrativas é produzido pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores. Há duas fontes principais desses conhecimentos: a própria experiência prática e os métodos científicos.

       Cada empresa tem seus objetivos, e o administrador não pode cometer erros, deve saber se relacionar com as pessoas que estão acima e abaixo dele, deve ter consciência do que já aconteceu na empresa, do que ainda pode ocorrer e evidentemente do que acontece atualmente. Deve estar atento aos fatos externos e internos, precisa “enxergar longe”. Deve ter consciência de que é um agente de condução e mudanças, quando elas forem necessárias. Deve ser orientador, educador, para modificar a atitude das pessoas. O administrador influencia interna e externamente.

       A organização burocrática, no futuro terá seu fim decretado e isso deverá ocorrer por três motivos:

1) Mudanças no mundo dos negócios, impondo crescentes necessidades que hoje as organizações não tem como atender.

2) Crescimento e expansão das organizações que se tornam complexas e globalizadas.

3) Atividades que exigem pessoas com conhecimentos diversos e que sejam especializadas envolvendo problemas de coordenação a atualização, devido as rápidas mudanças.

         O administrador terá que resolver problemas cada vez maiores em quantidade e complexidade. Ele deverá estar atento, pois receberá informações de dentro e fora da organização, informações contraditórias que dificultarão sua tomada de decisões para resolução dos problemas. Terá que estar cada vez mais atento as necessidades dos clientes, fornecedores, visualizar os concorrentes, atender as expectativas da alta administração.

Parte II- Os Primórdios da Administração

Capítulo 2 – Antecedentes Históricos da Administração

Preparando as Condições para a Moderna Empresa

      A organização, não no sentido de empresa, mas no sentido de organizar, liderar e administrar algo teve muito influência da igreja católica e do militarismo, cada qual com suas autoridades e objetivos. A organização eclesiástica, por exemplo, teve uma significativa influência no pensamento Administrativo bem como a organização militar.

      Cada componente dos diferentes tipos de Administração citados acima exercia um papel importante na organização de seus negócios: o papa era o centro de tudo e liderava seus fiéis. Dentro de um quartel militar, por exemplo, pode ser destacar as ordens do coronel para seus soldados e os soldados para os aspirantes. A hierarquia também é muito importante até os dias atuais e saber respeitá-la e colocar em prática as ordens recebidas e de suma importância.

       O desenvolvimento das ideias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.

Teoria geral da administração tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos ao longo dos séculos, evoluíram continuamente, influenciados pelas circunstâncias de cada momento histórico.       No início do século XXI, a globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital (que representou a complementação e a substituição de certas atividades intelectuais por computadores) provocaram a mudança de muitas concepções tradicionais, como: mudança no papel dos chefes; competitividade; foco no cliente; qualidade de vida; emergência do Terceiro Setor.

       Gerentes são agentes ou protagonistas do processo administrativo. São os funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações. Em muitas organizações, os chefes compartilham sua autoridade com seus funcionários.

       O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais no estudo da administração e as reflexões de Fayol, Bill Gates e Taichi Ohno sobre o tema são muito importantes. Além dos executivos de nível mais elevado, as organizações também têm dois outros tipos de gerentes: gerentes intermediários e supervisores de primeira linha.

       A divisão de responsabilidades entre os três níveis principais de administração sofreu radicais transformações desde que os primeiros autores escreveram a respeito da administração. Anteriormente, os três níveis principais subdividiam-se em inúmeros níveis intermediários. A partir da década de 80 do século XX, ganharam força os processos de downsizing, que provocaram a diminuição dessa hierarquia, reduzindo-a a três ou quatro níveis efetivos. Dos anos 90 em diante, tornaram-se comuns as pirâmides achatadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com