TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração possui volumosa literatura

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

Anotações Livro Guerreiro Ramos

A administração possui volumosa literatura

Existem muitas controvérsias quanto em que consiste o fato mesmo da administração, se existe ou não uma ciência da administração.

Há muitos autores respeitados que defendem que o estudo da administração e organização ganharia mais se tivesse menos teorização sistemática e definições. Esta posição é contraria ao que guia o mundo pela ideia de formar ideias gerais interpretativas de sua experiência e observações. Este desprezo pela teoria deve ser investigado o que para alguns psicólogos poderia ser a racionalização de uma deficiência de qualificação intelectual, e não há mais pobre condição do que aqueles que conseguem reunir fatos mas não conseguem explicá-los porque lhes faltam categorias que os classifiquem e hierarquizem.

Não existe um corpo sistemático de conceitos, métodos e técnicas obtendo um mínimo de consenso entre os especialistas, como a ciência da administração ou, em outras palavras, o estudo cientifico da administração. Sempre haverá correntes nesse terreno(discordâncias), mas certa medida do consenso é indispensável entre os estudiosos, a fim de garantir a possibilidade de elaboração conceitual em bases cooperativas.

Proposito fundamental do livro: delinear os rudimentos de uma sociologia especial da administração.

Argumento central: Focalizando uma sequência lógica de assuntos inter-relacionados, à luz de um conjunto integrado de conceitos e noções.

Adm reclama sua sociologia         

Tal disciplina é a parte da sociologia especial geral que estuda a realidade social da administração, suas expressões exteriormente observáveis, como fato, sistema e ação, sua tipologia qualitativa historicamente condicionada, seus elementos componentes (aestruturais, estruturais, estruturantes).

Ao que parece Guerreiro Ramos propõe que a análise do fato e do sistema deve ser pluridimensional, de modo que a antiga ciência da administração era uma ciência a uma dimensão, não vendo a complexidade do fenômeno, seus distintos elementos em recíproca relação, (p.3 finalzinho)

1.2 Que é fato administrativo

A adm pode ser vista como fato e sistema.

Ver como sistema está em consonância com a terminologia contemporânea, em voga princ. Nos EUA.

Para dar legitimidade a sociologia, Durkheim definiu o fato social- ele fundou uma tradição teórica e metódica.

Georges Gurvitch não vê necessidade de abandonar o termo fato social, por analogia, fato jurídico, fato religioso, fato artístico, fato administrativo.

Assim como Durkheim, Guerreiro julga que uma disciplina existe desde que tenha um objeto próprio, um fato específico. Portanto a definição de fato administrativo é o primeiro passo para constituir uma sociologia especifica da administração (não se pretende chegar a uma definição final)

Fato administrativo: é u complexo de elementos e de suas relações entre si resultante e condicionante da ação de diferentes pessoas, escalonadas em diferentes níveis de decisão, no desempenho de funções que limitam e orientam atividades humanas associadas, tendo em vista objetivos sistematicamente estabelecidos.

Diferente de outros fatos (de outras sociologias especiais) o fato administrativo está em permanente atualização, por força do desempenho consciente e ininterrupto dos agentes que constituem dele elemento principal.

Sem a atividade dos agentes (ação social de WEBER) só restam dos fatos administrativos elementos materiais e estatutos mortos. Os sufixos de Administração e Administrativo representam manifestação de hábito e ato. A administração é essencialmente administração em habito e secundariamente em ato. Por isso a decisão é elemento primordial. Também o complexo de elementos e suas relações a que se reporta a definição condiciona a ação dos agentes.

A definição se reporta a atividades humanas “limitadas e orientadas” tendo em vista objetivos sistematicamente estabelecidos, o que toca no amago da natureza do fato administrativo e da ação de que resulta. A ação administrativa é modalidade que Weber chamou de “ação social com relação a fins”, tem limites e orientação, visto que seleciona e combina meios para atingir objetivos, devendo ser arguida pelo critério da racionalidade funcional.

Ainda a definição acentua que o desempenho administrativo está referido a atividades humanas associadas, que não é necessariamente formal e explicito. Mais adiante irá focalizar que a associação confere devida importância aos elementos estruturais, aso fatores que suscitam a formação de grupos informais e de critérios tácitos ou não estatutários entre os indivíduos que integram a organização.

1.3 Elementos do fato administrativo

Gurvitch

Tres ordens de elementos: aestruturais, estruturais, estruturantes

(Pra mim aestruturais está ligado as pessoas)

Aestruturais: presentes em toda atividade administrativa, constituem em uma espécie de subsolo, algo totalmente móvel, matéria amorfa. Por si só nunca dão forma a situação administrativa. São instáveis e se encontram em continua variação, suscitando permanentes imprevistos, ineditismos, irregularidades- impondo a necessidade ininterrupta da interferência de um fator estruturante, a fim de que se assegure a forma da situação administrativa, adequada aos objetivos explícitos.

a) A morfologia material do fato administrativo: as instalações de toda espécie, ferramentas, maquinas, aparelhos, prédios, móveis, acomodações, veículos, matérias-primas. (so adquirem inteligibilidade ou funcionalidade  a partir do sistema administrativo que se integram.

b) A força do trabalho: É o conjunto de indivíduos, enquanto despojados de seus caracteres de personalidade e considerados como animal humano, portador de força de trabalho. Os indivíduos entendidos quase como elemento material. Concretamente não existe pessoa nem indivíduo, mas personalidades nas quais se compenetram os aspectos os aspectos fisiológicos naturais, e os culturais e sociais. Muitos aspectos criam problemas para o ajustamento do indivíduo ao trabalho

c) As atitudes individuais e coletivas: as condutas humanas são dotadas de sentido e orientadas por preferencias

2. Elementos estruturais ou configurativos são os que dão forma aos elementos aestruturais, ou que os aglutinam ou combinam, formando com eles um sistema coerente. Podem ser internos ou externos a situação administrativa. São elementos configurativos internos, a estrutura organizacional propriamente dita: q determina linhas de autoridade, as competências, as hierarquias funcionais, e os grupos que, no interior da unidade administrativa procuram ajustar a estrutura formal as motivações dos indivíduos. Elementos configurativos externos: de 1º grau, as associações, sindicatos, e classes sociais; de 2º grau, a sociedade global; de 3º grau a sociedade mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com