TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação e Consumo

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 2

Alienação e Consumo

Consumir é uma forma que o ser humano tem de se manter vivo e também de atender ás suas necessidades estéticas e de bem estar. Existem as necessidades básicas e essenciais que o homem precisa para que possa viver, porém temos as necessidades de consumo que estão ligadas exclusivamente ao seu próprio interesse, sem pensar no bem comum.Esse consumo que visa somente o interesse próprio sem pensar no bem comum de todos e que pode prejudicar o meio ambiente, chamamos de consumo alienado.Quando temos um consumo consciente influências externas não influenciam nas escolhas de compra que o indivíduo pode vir a ter, o mesmo é autônomo e é o detentor da atitude final de comprar ou não, ainda sim se satisfazendo com o ato da compra e também não prejudicando demais pessoas e o meio ambiente.

Em um mundo capitalista e consumista onde para fins lucrativos a produção é alienada, fica difícil criarmos uma sociedade consciente para o consumo.

Todos nós somos influenciados pelas grandes mídias a adquirir produtos e bens artificiais, que não contribuem em nada para a sociedade esustentabilidade.

Em muitos casos adquirimos bens, produtos e serviços artificiais por impulso e também por influências externas, seja de um amigo, parente, ou pela mídia tendenciosa. Vivemos em um mundo onde ostentar importa mais do que o os princípios éticos e valores humanos.

Falando um pouco de Brasil e trazendo para a nossa realidade, vivemos em um país subdesenvolvido com a economiadefasada. Temos um salário mínimo que chega a ser vergonhoso onde ninguém consegue sobreviver com o mesmo, ter uma casa própria e qualidade de vida são metas de vida da maioria da população e aindaassim muitas pessoas chegam até a viverem endividadas devido o seu consumo desenfreado e alienado.

Alienação consumista pode ser interpretada também como um vício de comprar, consumir sem pensar, olhar apenas para si próprio sem pensar nas consequências. Temos como idéia acreditar que o ”padrão” é trabalhar e consumir. Se a pessoa não segue esse fluxo, pode até ser excluída por não executar essa relação de trabalho x consumo, e esse é um dos fatores que levam as pessoas a não pensarem nas consequências do seu consumo por terem medo de se sentirem excluídas da sociedade.

A facilidade de compra, contribui bastante para que as pessoas ajam e depois pensem. Cartão de crédito, financiamento de imóveis, veículos e afins, compras pela internet, promoção, empréstimos bancários sem muita burocracia, análise de crédito ... São diversas opções atrativas que induzem o consumo, além da sua própria vontade de se auto satisfazer e preencher o seu ego.

Acredito que as pessoas devem pensar fora da caixa, serem pensadoras e ter uma opinião mais concreta sobre o que pode acarretar uma determinada atitude.

Não seguirem a risca mídia ou uma fonte de informação, pesquisarem mais sobre

o mundo ao seu redor e qual é o seu papel aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com