TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Investimentos

Por:   •  5/12/2018  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Administração

Disciplina: Gerenciamento de Projetos

Análise de investimentos

        A análise de investimentos é o estudo de viabilidade de investimentos que as empresas desejam realizar.  Essa análise permite descobrir se o investimento está dentro do orçamento da empresa, se será viável faze-lo e quanto a empresa irá ganhar com ele, fazendo previsões futuras a longo prazo.

        Para realizar a análise existe métodos financeiros que facilitam fazer a análise de investimento de projetos. Dentre eles se destacam o Payback, o VPL e a TIR.

        O Payback é o método utilizado para descobrir em qual período de tempo o investimento irá se pagar, se será em semanas, meses ou anos.

O VPL (Valor Presente Líquido) traz para a data zero todos os valores do fluxo de caixa descontado a taxa mínima de atratividade da empresa, somando no final com o valor inicial do investimento. Com esse método a empresa consegue verificar se o investimento trará ganho ou perda para a empresa.

A TIR (Taxa Interna de Retorno) é a taxa de desconto aplicada em valores futuros do fluxo de caixa para trazê-los a data zero igualando ao valor inicial do investimento feito.

O Payback só faz a análise até o momento em que o projeto se paga, a partir do momento que foi encontrado o período de retorno do investimento o Payback não calcula os próximos períodos, o que deixa a analise incompleta, pois se a empresa continuar ganhando ou começar a perder dinheiro esse método não faz essa apuração. Esse método também não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Já o VPL leva em consideração em seu cálculo o valor do dinheiro no tempo e pode ser aplicado tanto em fluxos de caixas convencionais e em fluxos de caixas não convencionais, levando em consideração perdas que a empresa pode sofrer com o investimento, como por exemplo com manutenção de uma nova máquina adquirida após um tempo de uso. Uma das desvantagens que o VPL possui é considerar valores absolutos e não em taxas, como por exemplo, se uma empresa faz um investimento de 1 milhão e tem como retorno 100 reais, o VPL dará positivo, mas para o investimento feito esse retorno é muito baixo e não vale a pena ser feito.

Seguindo o exemplo acima, se a empresa complementar sua análise utilizando a TIR, verá que o retorno que terá não será atrativo, pois mostrará em forma de taxa o quanto que a empresa ganhará com o investimento.

Referencias:

Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/taxa-interna-de-retorno-tir/. Acesso em: 08/09/2018.

Disponível em: https://www.wrprates.com/engenharia-economica-payback-valor-presente-liquido-vpl-e-taxa-interna-de-retorno-tir/. Acesso em: 11/09/2018.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com