TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Empresa Embelleze

Por:   •  24/9/2019  •  Seminário  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Alunas: Glicia Pedroso

Kethyane Cabral

Rayanna Rodrigues

Tamires Carvalho

Thais Cardoso

Análise da empresa Embelleze

                                                            Campina Grande – 2019

Resumo

Considerando a importância das ferramentas de Michael Porter no cenário das empresas brasileiras, sobretudo, em relação as vantagens competitivas, este artigo tem como objetivo discutir e analisar o modelo das cinco forças, as três estratégias genéricas e análise da cadeia de valor dentro da empresa Embelleze. Com objetivo de explorar estes aspectos, analisamos a Embelleze sob uma ótica que vai além do slogan, o que nos permitiu preencher algumas lacunas relacionadas à sua missão, visão e valores, de modo que explicamos a teoria de Porter e também refletimos sua aplicação dentro da empresa.

Palavras-Chave:  Ferramenta. Estratégias.

     INTRODUÇÃO

É possível levar em consideração diversos pontos quando se faz uma análise de uma empresa. Com base em algumas ferramentas sugeridas por Michael Porter, alguns gestores fiscalizam a vantagem competitiva de determinada empresa no mercado analisando fatores internos e externos as organizações, tendo entre essas ferramentas o modelo das cinco forças, as três estratégias genéricas e análise da cadeia de valor. Porém não se limitam apenas a essas ideais sugeridas por Porter, usam de meios para identificar suas forças e fraquezas e também ameaças e oportunidades fora da sua zona.

O modelo das cinco forças sugerido por Porter tem como foco o nível de atratividade do setor, e a realização da análise da competição de empresas de segmentos variados, composto por cincos pontos principais envolvendo a organização, clientes, fornecedores,produtos. Tais forças sendoas seguintes, rivalidade entre os concorrentes, barreiras de entradas de novos concorrentes, barganha de compradores, barganha de clientes, bens substitutos.Com esses cincos pontos principais é possível analisar a empresa e meios externos a ela, como a probabilidade de um concorrente entrar no mesmo meio de atuação, os clientes possuírem mais acessibilidade em comprar ao concorrente, a existência de uma competição por preço.Essas e outras questões são identificadas.(Porter, 1989).

Porter destaca a importância de uma empresa em manter vantagem competitiva, e da importância de manter um controle sobre o que deseja operar, no caso dos clientes ele destaca a preocupação em identificar o grupo que deseja atuar,usando de meios para se defender de um setor e com o auxílio da análise das cinco forças manter a empresa em uma posição satisfatória. Ele classifica as estratégias como três principais, ampla liderança em custo, ampla diferenciação, estratégia focada. Porter destaca a importância de se obter uma análise da organização, compreender os pontos internos e manter a posição vantajosa, e sendo a partir da analise de todo o setor possível tomar a decisão de qual estratégia a ser  adotada. O autor explana algumas atividade primárias e secundárias, incluindo atividades terceirizadas, marketing, gestão de recursos humanos, compreendendo a análise da cadeia de valor. (Porter, 1989).

Neste contexto, esse trabalhou buscou analisar a empresa Embelleze com base nas ferramentas sugeridas por Michael Porter, levando em considerações o modelo das cinco forças, as três estratégias genéricas de Porter, e com o auxílio do SWOT, realizando uma análise do ambiente. É notório que a empresa encontra-se em uma posição vantajosa.
Chegando a ganhar prêmios por méritos de trabalhos realizados, e sendo pioneiras em processos realizados no setor. Porém, não descarta o surgimento de novas ameaças.


Desenvolvimento

  1. Identidade Organizacional

Administrar seu negócio sem realizar um planejamento estratégico sujeita a empresa a estagnação que, devido a isto, pode chegar ao fechamento da organização. Dessa forma, compreende-se a necessidade de conhecer o que é e o que compõem este plano, para que assim possa traçar o patamar que a empresa almeja ocupar ecomo vai chegar até ele.

Diante do supracitado,Fischmann e Almeida (2007), definem o planejamento estratégico como sendo uma técnica administrativa que proporciona a empresa identificar a sua missão, seus pontos fracos e fortes, conhecer as oportunidades e as ameaças, através da análise do ambiente em que a empresa está inserida, resultando na determinação da direção que a organização deverá seguir.

Isso posto, tem-se que uns dos pontos a serem estabelecidos ao realizar o planejamento estratégico de uma empresa é determinar sua missão, visão e valores. Uma vez que, tudo e todos os aspectos de um negócio giram em torno destas definições.

  1.  Definição de missão, visão e valores

A missãosob a perspectiva de Maximiano (2011, p. 64)É o negócio definido em termos de sua utilidade, que dá aos consumidores a motivação para trocar o dinheiro deles pelos produtos e serviços que você tem a oferecer. [...] Para definir a missão, ou proposição de valor, é preciso perguntar: para que serve nossa empresa? Qual a nossa utilidade para os clientes? Quais as necessidades estamos atendendo? Que benefícios temos a oferecer aos consumidores por meio de nossos produtos? Qual problema nossa empresa resolve para seus clientes? Que responsabilidades estamos cumprindo na sociedade?

A visão é uma abordagem que a organização tem que se preocupar olhando para onde se quer chegar, que segundo Tavares (2005), é uma visão de oportunidades futuras do negócio da organização para permitir uma concentração de empenhos na sua busca.

Os valores das organizações são formados, comumente, pelas crenças e costumes que integram estes ambientes, que na percepção de Oliveira (2009), representam o conjunto dos princípios e crençasfundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para a tomada de decisão.

  1.  Exposição da missão, visão e valores da empresa Embelleze

MISSÃO: Em 5 anos queremos ajudar a transformar a vida de 1 milhão de mulheres no Brasil. Difundir o conhecimento, formar profissionais capacitados na arte de embelezar. Prepará-los para transformar, através da beleza o mundo num magnífico espetáculo ao alcance de todos.

VISÃO: Nós temos um sonho: que todos enxerguem o mundo com um olhar feminino.

VALORES:

  • Beleza é Paixão pela Vida
  • Conhecimento da diversidade da beleza da mulher brasileira  
  • Transformação
  • Crescimento
  • Transparência
  • Movimento Passo a Passo
  • Espiral de Transformação - Você aprende com os seus erros e dificuldades
  • Inclusão
  • Assumir riscos e inovar
  • Orgulho de Ser Embelleze
  • Lealdade
  • Generosidade
  • Respeitar o meio-ambiente e a legislação e promover o desenvolvimento sustentável.
  1. Análise do cumprimento por parte da Embelleze sobre os respectivos pontos: Sua missão, visão e valores.

  • Em primeira análise, tem-se que, visando cumprir a sua missão, a Embelleze oferece ao mercado produtos que contribuem para melhorar o físico das mulheres e, consequentemente, sua autoestima. Assim, como, ao oferecer seus cursos de capacitações, as modelos para o treinamento são mulheres da própria comunidade em que o curso está sendo ofertado, isto é, elas usufruem do serviço do curso de forma gratuita, podendo, dessa forma, ter uma transformação por meio da Embelleze. Além disso, os próprios cursos profissionalizantes fornecem conhecimento, que este, por sua vez, transforma vidas.
  • Em segunda análise, percebe-se que a Embelleze tem tentado cumprir sua visão por meio de produtos e cursos especializados para o público feminino. No entanto, observando as novas mudanças do mercado, perceberam que os homens também estão buscando por cuidados estéticos, dessa forma, passaram também a oferecer cursos voltados para o sexo masculino, sendo exemplar, curso de barbearia. Porém, sem excluir o objetivo da visão estabelecida pela instituição.
  • Em terceira análise, evidencia-se que a maioria dos valores da Embelleze são postos em prática. Entretanto, o valor "Passo a passo" tem sido criticado pelos consumidores dessa empresa, visto que, por muitas vezes, os cursos não são cumpridos no prazo pré-estabelecido e a distribuição dos certificados comprovando a participação no curso, nem sempre são entregues.

  1. Análise de SWOT
  1.  Definição da ferramenta SWOT

Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através destas quatro variáveis, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que a empresa atua. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et al., 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (134.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com