TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Investimento

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE  CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL

PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

São Miguel Paulista - São Paulo

                                             2019

ANA PAULA OLIVEIRA DA SILVA

RGM : 1920979-7

3ª I

                            ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PROFESSORA: MAGDA FERNANDES

(ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO)

 

       

São Miguel Paulista - São Paulo

                                                           13/0


      AS MUITAS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO

      Alfabetização  e letramento é a base onde tudo começa do método do ensino, infelizmente  menos de 50%  das crianças brasileiras conseguem chegar a 1ª série lendo e escrevendo, segundo dados divulgados pelo ministério da educação, de cada mil crianças,  que no Brasil, ingressaram na primeira série em 1963, apenas 449 passaram à 2ª série, em 1964, a autora mostra que com passar dos anos a situação não foi e nem será diferente. (Pg 13-15)

       O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO:

      Considerando o conceito de alfabetização , o ideal é ensinar a ler e escrever, saber diferenciar a língua oral e a escrita, mas não é preciso ter que memorizar as letras para que seja alfabetizado.

       Para criar uma habilidade em ler e escrever o convívio com revistas, gibis qualquer coisa que a leve pensar em leitura certamente será motivado a querer aprender mais.

       Segundo a autora a (alfabetização é um processo de representação de fonemas em grafemas e vice versa, mas é também um processo de compreensão, expressão de significado por meio de código escrito) Ou seja o domínio da tecnologia, técnicas para exercer a arte da escrita, dizer que uma criança de 7 anos é analfabeta tem sentido em sociedades que alfabetizam aos  4 ou aos 5 anos, a frase não tem sentido em sociedades como a nossa, na qual não se espera que uma criança de 7 anos não esteja alfabetizadas.  ( Pg 16-19)

     A NATUREZA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

      A natureza do processo de alfabetização é muito importante onde se tem um processo de observação, onde você começa a perceber o conjunto de habilidades das crianças.  A autora nos fala três perspectivas: ( psicológica, cognitiva e sociolingüística .) A psicologia justifica o fracasso na aprendizagem da leitura e da escrita Cada uma dessa perspectiva representa uma compreensão simbólica que se encontra a criança.

      A perspectiva cognitiva analisa os problemas e maturidade da criança a informação entre o visual e não visual.

       Perspectiva sociolingüística, nos fala do processo com os usos sociais da língua onde aparecem os problemas das diferenças dialéticas

      De todos estes aspectos de aprendizagem a natureza do processo de alfabetização, como diz a autora, o problema não está apenas na sua característica interdisciplinar, Além desta é preciso considerar ainda os aspectos sociais e políticos que condicionam a aprendizagem na escola da leitura e escrita. (Pg 20-24)

   

    CONDICIONANTES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

      De acordo com o texto a desigualdade social; Onde quem tinha condições melhores tinham condições melhores e mais chances de ser alfabetizado. Já uma criança de classe baixa precisaria de carência cultural ,“deficiência  lingüística” , os resultados precisariam ser sempre satisfatório pois se não seriam responsáveis pelo fracasso da educação.

       Mas como a autora nos fala (uma teoria coerente da alfabetização só será possível se a articulação e integração das várias facetas do processo forem contextualizadas social e culturalmente e iluminadas por uma postura política que resgate o verdadeiro significado). (Pg 24-26)

    IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

      Exige uma formação capacitada para alfabetizar o aluno , o professor tem que está preparado para compreender todas as facetas ( psicológica , psicolingüística , sociolingüística e lingüística) e todos os condicionantes ( sociais , culturais, políticos. Segundo a autora Magda soares materiais didáticos são importantes para o desenvolvimento da aula. As cartilhas foram muito criticadas e substituídas por novos materiais didáticos que eram livros de alfabetização. (Pg 26-28)

    LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS.

      Alfabetização e o letramento é muito importante dos métodos no ensino e são diferentes dos outros países e o Brasil Magda soares nos explica que o país considerado “ primeiro mundo” a preocupação com o letramento é mais evidente. Nestes países alfabetização e letramento são tratadas de forma distinta: alfabetizar é aquisição da leitura e da escrita e letramento é o desenvolvimento da linguagem e a compreensão da sua função social, o que não ocorre em países como Brasil , cujos conceitos se mistura e se confundem.

       No Brasil a educação é sempre vista com um fracasso , por isso que é necessário que todos busquem meios para tentar  melhorar, a nossa realidade para isso é imprescindível rever a situação atual em que se encontra a alfabetização e a educação. (Pg 29-30)

     A INVENÇAO DO LETRAMENTO

   

     O letramento aconteceu em vários locais do mundo, nos anos de 1980 surgiu em vários países como Brasil, Portugal, França, Estados Unidos e na Inglaterra.

      Nos países desenvolvidos a população é alfabetizada mas não tem habilidade de leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com