TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Processo Administrativo da Empresa

Por:   •  6/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

ADM 100 - TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA

"Padaria Vesúvio"

Guilherme Henrique Queiroz e Vieira / 96381
Turma: 4

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar mais a fundo o processo administrativo da empresa Padaria Vesúvio, levando em consideração quatro eixos importantes a respeito da função do administrador, que são eles planejamento, organização, direção e controle. Além disso a tomada de decisão, que interfere diretamente em todas as funcionalidades do administrador, no momento em que vai decidir as ações dentro da organização. Como suporte para essa análise irei elaborar um questionário com algumas perguntas abordando os quatro temas de maneira similar, para que ao final com a ajuda de uma base teórica eu consiga sugerir ao proprietário da empresa algumas mudanças para o melhor funcionamento da administração, caso seja necessário. O que será abordado no decorrer do questionário, a respeito do componente planejamento será por exemplo os tipos de objetivo em relação ao risco, se para estabelecer os propósitos futuros são levados em consideração os dados do passado e do presente e além do mais se o planejamento interage com as outras funções que persistem dentro da empresa. Além do mais será contemplado no quesito organização o modo como é dividido o trabalho dentro desta mesma empresa, como os recursos são devidamente distribuídos e o que é levado em conta no momento em que é preciso designar funcionários para executar determinadas tarefas. Em terceiro no âmbito da direção será tratado da motivação, isto é, os métodos que são utilizados para que os funcionários estejam sempre motivados, será levantado também dados de como é feito a comunicação entre os funcionários e o cargo mais elevado, e se a coordenação da empresa é feita de uma forma harmoniosa para que os alcance uma meta comum. Por último no tema controle será levantado dados de como é supervisionado o desempenho dos funcionários, como é feito a correção das possíveis falhas e se as áreas de controle que a empresa possuí está sendo controlada de maneira necessária. Por fim uma conclusão a respeito do processo administrativo da empresa Padaria Vesúvio e possíveis sugestões, caso seja relevante.

HISTÓRICO DA EMPRESA:

A empresa escolhida para ser feita uma análise mais detalhada do seu processo administrativo é a panificadora Vesúvio, fundada em 1983 que está atualmente situada na Av. Santa Rita, 102 - Centro, na cidade de Viçosa, MG - CEP: 36570-099. A padaria há 35 anos conduzida por Renato Lopes Rosado, produz pães de sal, doces, confeitaria em geral, conta também como um mini mercado tendo itens básicos. Com 15 funcionários funciona de segunda a segunda nos proporcionando o melhor do ramo alimentício.

BASE TEÓRICA:

A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Ela pode ser identificada através de algumas características marcantes: a ênfase na parte prática da administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, o realce nos primeiros clássicos da administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo. A Teoria considera a administração uma técnica social básica, isto leva a necessidade de que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a mesma proporciona. A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador, sendo elas planejar, organizar, direcionar e controlar. De modo que o seu conjunto, forma o processo administrativo. Além do mais de acordo com o engenheiro francês Henri Fayol, planejamento trata-se de um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre os objetivos que a empresa buscará no futuro. Basicamente, estabelecia os objetivos e metas da organização e especificava o modo como eles seriam alcançados. Neste momento levando a teoria para a prática, na empresa analisada "Vesúvio" (anexo 1) os objetivos são geralmente traçados para serem alçados à curto prazo, isto é, para ser atingido de forma imediata, e para se estabelecer esses objetivos são levados em consideração os dados do passado e do presente para fazer a projeção para o futuro. Além disso por ser uma empresa

administrada por apenas duas pessoas que estão desde o começo trabalhando juntos, acaba que o conhecimento tácito ligado a experiência do trabalho é considerada para fazer uma projeção para o futuro, não há uma projeção de "queremos faturar tanto", mas pretendem manter a Vesúvio da maneira que ela é hoje. Na mesma linha de raciocínio quanto ao planejamento desta organização, por ela ser familiar, ainda não houve separação das funções de direção, organização e controle portanto são as mesmas pessoas que realizam todas essas funções.

Partindo agora para a segunda função do administrador, sendo ela organizar, com base em Fayol organização, de forma resumida, é considerado o instrumento de operacionalização que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos. Entende-se que é a maneira como a empresa coordena todos os seus recursos (humanos, financeiros, materiais, etc.) alocando-os de acordo com o planejamento. Em subsequente temos a função direcionar do administrador, que segundo Idalberto Chiavenato (2006) direção significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções sobre como executá-los, portanto nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação, à vista disso durante o expediente do trabalho a empresa Vesúvio não se utiliza de métodos para motivar os seus funcionários, porém há muita transparência no que é repassado e esperado dos subordinados. Entretanto a coordenação não é feita de uma forma harmoniosa para que todos os esforços alcance um objetivo comum, já que a firma conta com uma dupla autoridade. Em quarta e última função estabelecida do administrador, temos o controle, segundo Maximiliano (2000), o sistema de controle influencia a direção das energias de trabalho. Os administradores devem ter certeza de que as atividades adequadas estão sendo controladas, pois quando controladas e comparadas a um padrão, os funcionários, provavelmente, canalizam aos padrões estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (666.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com