TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análises de Investimento

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Silmara de Lima Rodrigues

Trabalho da disciplina Análise de Investimento em Ações e Fundos

                                                                     James Dantas de Souza

Campinas

2021

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE DIFERENTES INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL

Referência:

Disponível em:

https://blog.rico.com.vc/caderneta-de-poupanca. Acesso em: 30 Mar. 2021.

https://blog.rico.com.vc/cdb-o-que-e.  Acesso em: 30 Mar. 2021.

https://blog.apprendafixa.com.br/video/como-funciona-o-mercado-de-acoes/.Acesso em: 30 Mar. 2021.

Nós Brasileiros temos por hábito investir em investimentos de pouco Risco, apesar de termos inumeradas opções no mercado, ainda optamos pelos métodos mais tradicionais, como: Caderneta de Poupança, Certificado de Depósitos Bancários – CDB e o Mercado de Ações, no entanto no Brasil a opção mais usada é a Poupança, acredita-se que devido à falta de conhecimento, a falta de estudo e de dedicação nas análises das operações de investimento do mercado financeiro, opta-se pela mais “segura” embora muitas das vezes a opção mais “segura” não seja a opção mais rentável, o que eleva o risco de perda nas oportunidades de crescimento das aplicações.

O Estudo de Caso analisa e compara o desempenho de investimentos de renda fixa e variável usando os três métodos mais tradicionais acima descritos, simulando uma aplicação de investimento no valor de R$ 50.000,00 referente ao período de 02 de Janeiro de 2017 a 02 de Janeiro de 2018 e relata a melhor opção para pequenos investidores de acordo com o mercado de capital atual, no qual o sistema financeiro tem um grande papel no desenvolvimento econômico do País, vamos estudá-los.

A Caderneta de Poupança é a mais tradicional no Brasil, na qual se tem uma conta bancária onde se guarda dinheiro e ao mesmo tempo á um percentual sobre o valor aplicado, o rendimento depende do valor da Taxa Selic com acréscimo da Taxa Referencial de Juros (TR) a.m., além de permitir que o investidor saque ou transfira a qualquer momento e a qualquer valor diretamente pelos meios disponíveis de ferramentas de seu Banco. O rendimento neste caso e em algumas ocasiões devido a variação das taxas e o uso frequente dos valores aplicados pode gerar até mesmo prejuízo, como em 2015 que ficou atrás do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), pois a Taxa IPCA em 2015 foi de 10,67% enquanto a Taxa da poupança foi de 8,07%.

O CDB é um dos investimentos mais conhecidos pelos investidores de renda fixa, são título emitidos por Bancos cujo objetivo é alcançar ao término do prazo do investimento os valores já prefixados no início da negociação, ou seja, o título já é negociado com uma taxa de remuneração antes mesmo do resgate.

O Mercado de Ações é o meio de captação de recursos necessários para o desenvolvimento patrimonial, no qual se vende no mercado frações do P.L. e assume o compromisso de remunerar aos acionistas, essa operação de compra e venda acontecem em uma Bolsa de Valores. Há um custo para as transições que são chamadas de Taxa de Custódia, que é cobrada pelo guarda dos títulos e pela a Taxa de Corretagem, que é cobrado quando ocorre uma venda ou compra efetiva do título, além da Taxa da Bolsa que cobrada dos investidores um percentual sobre o valor da operação no momento da transição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com