TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atitude e Satisfação no Trabalho

Por:   •  2/2/2022  •  Resenha  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

1- Introdução        1

2 - Objectivos        1

2.1 - Objectivo Geral        1

2.2 - Objectivos específicos        1

3 - Metodologia        2

4 - Fundamentação teórica        2

4.1 - Atitudes e Satisfação no trabalho        3

4.2 - Conceitos        3

4.3 - Satisfação com o Trabalho        7

5 – Limitação        9

6 - Conclusão        10

7. Referência Bibliográfica        10

ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

1- Introdução

No presente trabalho abordaremos uma síntese teórica sobre as Atitudes e Satisfação no Trabalho, explicando seus conceitos, sua importância e outros aspectos relevantes a esta problemática.

Diversos foram os autores, que trataram deste tema, não deixando de parte o carácter psicossocial do indivíduo, sabendo que o mesmo influencia na formação da individualidade e colectividade de uma organização.

A compreensão do comportamento individual e da situação de trabalho constitui um campo de estudo do Comportamento Organizacional.

Estes estudos investigam as questões relacionadas com a liderança e poder, estrutura e processos de grupos, aprendizagem, percepção e a atitude, processos de mudanças, conflitos e dimensionamento do trabalho, entre outros temas que afectam o indivíduo e as equipas da organização

2 - Objectivos

2.1 - Objectivo Geral

  • Compreender e analisar ate que ponto as attitudes podem influenciar o desempenho do individuo no trabalho.

2.2 - Objectivos específicos

- Identificar eventuais factores que influenciam e que interferem no processo de relação homem – organização;

- Fazer uma análise refletiva sobre a dinâmica da satisfação no trabalho, definindo-se como padrão.

 3 - Metodologia

Tomando como base o conhecimento sobre atitudes e satisfação no trabalho, este baseou-se fundamentalmente na pesquisa bibliográfica de diversos autores, assim como discussões entre os membros do grupo envolvidos no trabalho.

4 - Fundamentação teórica

“... a satisfacao no trabalho e o conjunto da adequacao entre o individuo e o seu trabalho, enfatizando tres prespectivas: Ambiente, personalidade e interacao.”  (Paul E. Spector –Psicologia das organizacoes)

  • Quanto o ambiente, refere-se as caracteristicas do trabalho e das organizacoes que levam os funcionarios a tornarem-se satisfeitos ou insatisfeitos;
  • Quanto a personalidade, quer se referir que pessoas com mesmo tipo de emprego e condições de trabalho similares podem variar consideravelmente quanto a sua satisfacao;
  • Na interação tenta-se perceber que certos tipos de pessoas sao mais inclinadas a gostar ou nao dos seus empregos.

 Segundo Paul E. Spector, uma das principais tarefas realizadas pelos Psicólogos Organizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários no trabalho para que as empresas possam tomar medidas e melhora-las. Estes, estudam exactamente as causas e consequências da satisfação no trabalho desde que surgiu a Psicologia das Organizaçoes.

A satisfação no trabalho é uma variável que envolve percepção, valores e atitudes mas não é a única que reflecte a forma como as pessoas se sentem quanto ao seu trabalho.

O compromisso com a organização é a outra atitude que está relacionada aos sentimentos que as pessoas têm com o seu trabalho e a organização.

A satisfação no trabalho, mostra como as pessoas se sentem em relação ao trabalho que tem, seja no geral ou em relação aos seus aspectos.

 4.1 - Atitudes e Satisfação no trabalho

As organização tendo o que hoje é realidade, começaram em tempos longínquos. Estas nascem com o estabelecimento de relações permanentes e orgânicas.

A noção de atitudes e satisfação não está ligada a um autor em particular, nem a um determinado ramo das ciências apenas.  

4.2 - Conceitos

4.2.1 - Percepção 

............................................

Está relacionada com a qualidade das nossas relações com as pessoas e depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e experiência do outro. As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo.

        

4.2.2 - Valores 

Convicçoes básicas de que um modo específico de conduta ou valores finais é individual ou socialmente preferível a um modo oposto.

Eles contém um elemento de julgamento baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correcto, bom ou desejável.

Estes possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade.

Atributo de conteúdo - determina que um modo de conduta ou de valores finais é importante.

Atributo de intensidade – especifica o quanto ele é importante.

4.2.2.1 - Importância dos Valores

Os valores são importantes para o estudo do comportamento organizacional. Eles estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação além de influenciar a nossa percepção.

4.2.2.2 - Tipos de Valores

Segundo Milton Rockeach os valores consistem em dois conjuntos de valores: valores terminais e valores instrumentais.

  • Valores terminais – é a culminância da vida e as metas que uma pessoa gostaria de atingir na sua vida.

Ex: Para o ano de 2011, a empresa Cervejas de Mocambique pretende atingir a producao de 12.000 hectolitros  do seu produto.

  • Valores instrumentais – o modo de comportamento ou meios escolhidos para alcance dos valores terminais.

Ex: Para atingir a meta desejada, a empresa tera que garantir a manuntecao das maquinas, garantir que nao havera rotura de materia-prima, criar incentivos de modo a estimular os trabalhadores, criar mecanismos de distribuicao para que o produto chegue ao cliente em tempo record e em optimas condicoes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com