TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Antropologia

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Santo Antônio

Bacharelado em Administração

2°, 4° e 6°semestre

Período 2018.1

Carga Horária 36h

Eduardo Bomfim

Antropologia das organizações

Aluno Antonilson Lucas Bispo dos Santos

2° semestre

Estudo dirigido 1

1ª unidade

DaMATTA. Roberto. Relativizando, uma introdução a antropologia sócial. Rio de Janeiro, 1987.

LARAIA. Roque de Barros. 1986. Cultura, um conceito antropológico. 26ª ed.- Rio de Janeiro: Zahar. Pp17-24.

MARCONI, M. A; PRESOTO, Z.M. Antropologia, uma introdução. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

  1. Sabemos que a Antropologia enquanto área do saber se desenvolve a partir do intercâmbio com diversas áreas do conhecimento. Como vocês poderiam afirmar esta verdade?

R: Como a antropologia estuda o homem, fica claro que é uma ciência com um objeto de estudo complexo que necessita de outras áreas cientificas como a sociologia com o intuito de entender o homem quando reunido em sociedade; a psicologia estudando o ser humano no âmbito psicológico e como características biológicas, culturais entre outras, criam e influenciam personalidades distintas. Ou seja para estudar algo complexo a antropologia se serve e troca informações para chegar mais próximo a um resultado aceitável.

  1. Heródoto observou quando descreveu o sistema social lícios, Marco Polo descreveu os costumes dos tártaros, José de Anchieta se surpreendeu com os costumes dos índios Tupinambá e Montainge teve noticias sobre os mesmos Tupinambás. Descrevam e comentem as diferenças nas considerações destes viajantes. (pp. 10-11, Laraia).

R: Heródoto descreve a sociedade dos Lícios como maternalistas por usar o nome da mãe e não dos pais enquanto na sociedade dos Tartaros as ações e afazeres sociais são patriarcais onde as mulheres fazem de tudo, compram e vendem, executam tudo para seus maridos em casa, já na sociedade indígena descrita por Anchieta e depois por Montainge o homem e apenas ele é importante na sociedade principalmente no âmbito familiar além da questão do canibalismo.

Quando vemos as considerações destes viajantes o que fica claro que o estranhamento vem principalmente quando eles relacionam essas sociedades com aquelas de onde eles se originaram em suma.                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com