TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Qualidade de Processos

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina:Gestão de qualidade e processos

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa:

Introdução

O desafio para sobreviver no mercado é grande para qualquer empresa, em qualquer empresa, de qualquer nicho, em qualquer lugar do mundo. A fim de garantir sua existência sustentável, as empresas têm que balizar algumas variáveis conhecidas, como a inovação, qualidade, preço, etc. “Se adaptar” é o princípio fundamental quando falamos de desenvolvimento.

A empresa deste trabalho em foco, a Super Insumos, foi inserida no ano de 2016 no “Programa de desenvolvimento de fornecedores”, do seu cliente Mega Aço. Apesar do grande valor que foi agregado à Super Insumos depois deste convite, vieram também grandes responsabilidades para a alta direção da empresa. Sendo assim, a diretoria identificou os pontos abaixo como oportunidades de melhora no modelo atual de gestão:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Tendo conhecimento do exposto acima, o objetivo deste trabalho é exibir um plano de ação, a fim de melhorar a Gestão de Qualidade e Processos, com o intuito de que a Super Insumos seja capaz de atender com destreza a demanda do programa da Mega Aço, melhorando sua eficiência e ainda reduzindo custos.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Como dito acima, teremos como produto desse relatório, um plano de ação capaz de mitigar os problemas identificados. Uma ótima ferramenta a ser utilizada nesses casos, que tem como base a melhoria contínua dos processos, é o método PDCA. A nomenclatura vem da sigla em inglês, PLAN / DO / CHECK / ACT, que traduzido por português significa PLANEJAR / FAZER / VERIFICAR / AGIR. Foi criado em 1930, pelo físico Walter A. Shewhart, e foi popularizado na década de 50, por William Edwards Deming.

Partindo para a prática, a primeira etapa “Planejar” é onde expomos o plano baseado no que a empresa tem como objetivo, estabelecendo metas e o que deve ser feito para seus cumprimentos.

PLANEJAMENTO SUPER INSUMOS

OBJETIVO

ATENDER COM QUALIDADE E DESTREZA AO CONVITE DA MEGA AÇO, PARTICIPANDO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

META

SANAR TODOS OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS PELA DIRETORIA

SUB METAS

insumos fora da especificação;

falta de conformidade na coleta de lixo industrial;

necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;

metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;

devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;

funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e

problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Se tratndo da segunda etapa, “Fazer”, é onde as ações, para sanar os problemas, serão executadas. Serão definidas as pessoas, os prazos, e os custos mais à frente. Na terceira etapa, “Verificar”, é onde confirmaremos se as ações estão sendo cumpridas, e caso positivo, se estão sendo efetivas, e por fim, na fase “Agir”, é onde tomaremos as decisões a fim de convexionarmos todo o processo a fim de chegar no resultado proposto. Passadas as quatro etapas, o plano retorna novamente à fase do “Planejar” e o ciclo incia novamente.

Para realizar as ações de verificação, utilizaremos a ferramenta de Benchmarking, que nada mais é que, segundo (Leads2b Blog, 17): “o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho”.

O processo do uso do benchmarking se consiste em cinco tarefas: planejar, coletar, analisar, adaptar e melhorar.

        [pic 1]

Figura 1: (Leads2b Blog, 17)

Neste caso, utilizaremos como benchmarking a empresa Google. A Google oferece diversos benefícios aos funcionários, como por exemplo, segundo  (Melo, 2014),

  • Mimos aos funcionários, a depender da necessidade de cada um;
  • Geladeira aberta – os colaboradores tem uma geladeira a disposição para fazerem todas suas refeições durante o período de trabalho, sem custo adicional algum;
  • Contato com pessoas experientes;
  • Utilizar e testar produtos antes mesmo deles serem lançados;
  • Suporte tecnológico – a Google dispõe de uma equipe 24/7 a fim de solucionar problemas de hardware e softwares que os colaboradores tiverem;
  • Permitem levar os pets para o trabalho, o que é útil para quem mora só e não consegue dar assistência ao seu pet, a depender da jornada de trabalho

Segue abaixo a proposta:

ETAPA

AÇÃO

PLANEJAMENTO

Aprovação do corpo diretor; Análise da empresa Google, por se tratar de uma empresa bem vista em relação à motivação dos funcionários.

EXTRAÇÃO DE DADOS

Realizar pesquisas internas de satisfação periódicas.

ANÁLISE

Verificar o índice de satisfação dos colaboradores; verificar os pontos a serem alterados no corpo da empresa, tanto na gestão, quanto na operação.

ADAPTAÇÃO

Verificar como pode ser feita a transição do que era feito no passado e como é feito na empresa Google

IMPLEMENTAÇÃO

Colocar as melhorias em prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (621 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com