TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Qualidade e Processos Atividade Individual

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina:Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: Gestão Empresarial

Aluno: Guilherme

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Fundada no início do século XXI, a Super Insumos(SI) é uma empresa especializada no fornecimento de insumos a grandes indústrias. Ao longo dos últimos anos, a empresa construiu uma sólida parceria junto às mais importantes organizações industriais do País. A sua trajetória tem sido marcada por ações fundamentadas na sua grande capacidade de inovação para enfrentar os novos desafios do mercado, sempre de forma sólida, profissional e socialmente responsável.

Em 2016, a SI foi incluída no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos. Esse convite trouxe um grande desafio para a alta direção da empresa. Sabendo que, a partir da sua inclusão no Programa, a empresa teria de lidar com um rápido crescimento de pedidos de fornecimento de insumos, a alta direção decidiu buscar implementar melhorias no seu modelo de gestão.

Após realizar uma reunião entre diretores e gerentes, foram identificadas diversas questões a serem tratadas. São elas:

  • Insumos fora da especificação;
  • Falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • Necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • Metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • Devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • Funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • Problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Considerando as melhorias a serem implementadas para o alcance dos objetivos da alta direção, a SI contratou os seus serviços de consultor externo. Dessa forma, como consultor externo, você precisa apresentar um plano de ação que busque superar as questões apontadas na última reunião.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.


  1. Identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa;

Com base nos problemas levantados na reunião com a Diretoria, a GGF Consultoria apresenta abaixo os pontos que deverão os pilares do trabalho de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nos processos da Super Insumos (SI). Os pilares são:

1- Engajamento

Não há como implantar um sistema de qualidade nas organizações empresariais de maneira eficiente sem que toda a sua equipe esteja engajada. Afinal, todos os profissionais de uma organização – independente do setor em que atuam são responsáveis (de maneira direta ou indireta) pela qualidade, tanto dos produtos confeccionados, quanto dos vários processos da empresa. Todos os colaboradores precisam ter como objetivo conjunto a busca pela melhoria contínua (SITEWARE, 2018).

2- Escolha de produtos e serviços

Será estudado profundamente os negócios/atividades da SI e será avaliado quais produtos são mais relevantes para sua empresa, pois aplicar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em uma empresa que possui um mix de produtos muito extenso pode não ser muito viável. A SI juntamente com a GGF consultoria irá deverá definir aqueles produtos que são os mais vendidos ou geram faturamento mais elevado usando como ferramenta o Diagrama de Pareto. Definido quais os produtos que geram mais receita para a empresa, a SI poderá implantar um SGQ apenas nesses produtos e serviços que possuem maior impacto em seus negócios. E, somente depois do retorno destes resultados e se for viável, expandir aos demais itens do seu portfólio (SITEWARE, 2018).

3- Definição de indicadores e monitoramento dos mesmos

A empresa deverá definir quais indicadores de desempenho serão utilizados para tornar possível esse acompanhamento tomando cuidado para não exagerar no número ou na complexidade deles. De preferencia esses indicadores devem ser alinhados com os da Mega Aço (SITEWARE, 2018)

4- Métodos de coleta de dados

Definidos os indicadores, a SI precisará estabelecer como irá coletar as informações geradas por eles, a frequencia, maneira que serão coletatodos (manual ou automática) (SITEWARE, 2018).

5- Acompanhamento de indicadores

Com os indicadores e métodos de coleta de informações decididos, será estabelecido a frequência do acompanhamento e a definição dos colaboradores responsáveis por essa atividade. Será definido como agir no caso dos dados registrados apontem algum desvio do padrão de qualidade dejado (SITEWARE, 2018).

6- Busca pela melhoria contínua

Usuando o Ciclo PDCA, o processo e produtos deverão avaliados e reavaliados com o objetivo da melhoria contínua em um verdadeiro ciclo virtuoso dentro de uma empresa (SITEWARE, 2018).

  1. Apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários;

Empresas que investem na motivação dos funcionários alcançam índices de crescimento e lucratividade muito maiores. Isso porque as organizações dependem diretamente de profissionais engajados e dispostos para que o seu produto ou serviço tenha um alto padrão de qualidade (XERPAY, 2018).

Investir nas melhores condições de trabalho possíveis, apostando no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores é muito importante para o sucesso do negócio (XERPAY, 2018)..

Os profissionais levam em consideração as condições de trabalho na hora de disputar uma vaga,hoje, todos têm consciência de que um bom ambiente laboral dá condições para que as tarefas sejam realizadas de maneira plena(XERPAY, 2018).

Se observarmos as grandes empresas que dominam o mercado atual, como Facebook e Google, todas têm uma preocupação constante com a satisfação dos seus contratados, tratando os colaboradores como clientes(XERPAY, 2018).

Políticas voltadas ao lúdico e ao bem-estar têm se mostrado eficientes para altos níveis de contentamento dos funcionários, assim como estratégias que possam facilitar o seu dia a dia, como creche na empresa e convênios com instituições de ensino, por exemplo(XERPAY, 2018).

Com o crescimento do mercado e o surgimento de diversas startups, saem na frente as corporações que oferecem condições capazes de atrair os melhores talentos e com isso os retém.Conforme dito antes, reter.outro fator importante. Os custos de rescisão e processos seletivos são altos e devem ser evitados ao máximo(XERPAY, 2018).

Uma organização capaz de oferecer boas condições de trabaho se destaca não só na hora de contratar, mas também na hora de atrair o consumidor e acaba ultrapassando a concorrência (XERPAY, 2018).

Exemplo de Benckmarketing - Coca-Cola

A cultura organizacional da Coca-Cola se baseia fortemente no bem-estar dos profissionais. Dentre seus pilares está a crença de que o sucesso da empresa depende diretamente de funcionários comprometidos e motivados (XERPAY, 2018).

Há na organização uma gratidão permanente pelo papel significativo dos empregados no alcance das metas corporativas(XERPAY, 2018).

O trabalho da empresa pelo engajamento de seus funcionários é feito por meio de excelentes benefícios(XERPAY, 2018).

O pacote de vantagens da empresa já é bem interessante por si só, e ainda somado com alguns recursos difíceis de encontrar em outras organizações. Dentre essas vantagens estão:

* Reembolso de matrícula (XERPAY, 2018).

* Um fundo financeiro para graduação renovável (XERPAY, 2018);

* Descontos para a compra de carros e serviço de limpeza à seco nas dependências da empresa (XERPAY, 2018).

  1. Identificação, por meio do Diagrama de Ishkawa, das causas que levam aos problemas operacionais da empresa.

Para identificação das causas dos problemas operacionais, utilizou-se a metodologia conhecida como diagrama de Ishkawa conforme mostrado nas imagens abaixo.

Insumos fora de especificação

[pic 1]

Falta de Conformidade nos lotes de fabricação de chapas metálicas

[pic 2]

Extravido de mercadorias

[pic 3]

  1. Apresentação de um plano de ação para a área de logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas

Para solucionar o tema de extravio de mercadorias na área de logística, utilizou-se a ferramenta 5W2H para conforme mostrado na tabela abaixo.

O que

(What)

Quem

(Who)

Quando

(When)

Onde

(Where)

Por quê

(Why)

Como

(How)

Custo

(How Much)

Melhorar a etiquetagem dos lotes

Gerente de produção e Diretor Industrial

Em 3 meses

Super Insumos

Evitar perda das etiquetas de identificaçao

Compra de uma maquina de etiquetagem moderna

R$ 50.000,00

Treinamento da equipe de produção e logística

Gerente de RH

2 dias

Super Insumos

Para que possam operar e identificar o códigos da etiqueta e como os equipamentos funcionam

Contrando o treimento da empresa fornecedora do equipamento

Inclusos no preço de aquisição

Sistema de TI para automatizar a leitura dos códigos de barra e alimentar o sistema de produção, logisita, vendas

Gerente de TI e Diretor Industrial, consultoria de TI e empresa fornecedora do equipamento de etiquetagem

Até 3 meses (prazo de aquisição dos novos equipamentos

Super Insumos

Para que se tenha um sistema de rastreamento integrado

Desenvolvimento de um novo sistema de TI

R$ 20.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (467.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com