TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  26/9/2021  •  Ensaio  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: 1

Aluno: Cassiano Silva

Turma: 4

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

A Super Insumos, líder em fornecimento de insumos para grandes indústrias, iniciou uma importante parceria com a Mega Aço Empreendimentos, através do seu Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. A inclusão da Super Insumos neste programa implicará num rápido aumento do número de pedidos de matérias-primas.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Com o objetivo de atender ao aumento da demanda de produtos esperada com a inclusão no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos, faz-se necessária a implementação efetiva da qualidade na empresa. O fornecimento de insumos industriais é um campo de atuação essencialmente baseado em processos, e nesse contexto, uma abordagem de gestão por processos será bastante produtiva para o mapeamento dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa.

O mapeamento de processos iniciará com a sua definição e identificação. A ferramenta indicada neste caso será o fluxograma, uma abordagem eficaz e de fácil aplicação, em que são apresentadas as entradas (matérias-primas), as etapas do processo (operações de transformação, coinsumos, maquinários) e o produto resultante. Neste mapeamento também será feita a classificação dos processos conforme suas finalidades (principais, de apoio, e gerenciais), o que permitirá visualizar de maneira abrangente as articulações entre si, constinundo os macroprocessos.

A implantação da qualidade requer um bom conhecimento de características da identidade da empresa. Um programa de qualidade que reflita e atenda às demandas da Super Insumos contempla um perfil da empresa, baseado nos pontos de destaque: propósitos e porte, descrição dos produtos e processos, principais equipamentos e estrutura física utilizada na produção, composição societária, identificação da força de trabalho (direta ou indireta), clientes e mercados, fornecedores e insumos, impacto social e parceiros e outras partes interessadas. Neste perfil ainda serão identificadas as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas, e não somente dos clientes. No contexto da qualidade como elemento fundamental para a busca da sua missão, a empresa Super Insumos deve levar em conta, além das especificações e padronização dos produtos fornecidos aos clientes, também outras questões como saúde ocupacional das equipes, redução do impacto ambiental, sustentabilidade dos processos, entre outras.

A atuação da qualidade baseada em padronização e melhoria será executada pelo método PDCA. Este méodo de gerenciamento da qualidade é implantado de forma cíclica, refletindo a base da filosofia do melhoramento contínuo, em quatro fases:

Planejamento (Plan): definição clara dos objetivos e metas, permitindo o desenvolvimento de procedimentos para alcançá-las; as metas são planejadas considerando a expectativa dos clientes, neste caso, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço, bem como demais partes interessadas (por exemplo, órgãos reguladores ambientais);

Execução (Do): nesta etapa será feito treinamento das equipes segundo os procedimentos desenvolvidos na etapa de planejamento;

Verificação (Check): será feita através métricas objetivas que empregam dados e fatos, confrontando a consistência entre as metas planejadas e os resultados obtidos; evitar subjetividade e intuição;

Ação corretiva (Act): no caso de divergência entre as metas planejadas e os resultados obtidos, buscar as causas e atuar na prevenção dos efeitos indesejados. Caso os resultados estejam em concordância com o planejamento, estes processos serão adotados como padrão;

O ciclo PDCA é ferramenta relativamente simples, que não envolve conceitos estatísticos avançados. Ela requer, no entanto, bastante clareza no propósito e na missão estabelecidos pela direção da Super Insumos. A cultura da padronização e o impulso pela melhoria do desempenho passado são requisitos fundamentais para que a empresa possa atender com qualidade ao aumento da demanda proporcionado pelo ingresso no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores.

A motivação dos funcionários é base para que a Super Insumos possa implementar efetivamente a cultura da qualidade. Com este objetivo, propomos a aplicação da

ferramenta benchmarking. Esta ferramenta é baseada no princípio de identificar referenciais de excelência, e através da comparação com estes referenciais, identificar as oportunidades de melhoria a serem exploradas.

Diferentes formas de benchmarking podem ser aplicadas, a saber, interno (comparando diferentes funções dentro da mesma empresa), competitivo (comparando a Super Insumos com outros fornecedores de aço), e genérico, onde são analisados processos de empresas atuantes em quaisquer outros ramos da indústria.

Nossa proposta é aplicar o benchmarking genérico e adotar como referencial de excelência a empresa Gaia, uma renomada fabricante de produtos de higiene e beleza, ganhadora de importantes prêmios nacionais e internacionais de práticas de gestão focada em talentos. Para tanto, serão feitos estudos das práticas de gestão da Gaia, no que diz respeito aos pilares: incentivo à capacitação, adoção de programas de crescimento na carreira e reconhecimento das conquistas dos seus funcionários.

As observações obtidas nestes estudos serão utilizadas para traçar metas e elaborar planos de ação, a serem implementados através da adoção do plano de cargos, carreiras e salários. A gestão da formação continuada será feita com a implatação de programas de capacitação e progressão em todos os níveis da Super Insumos, incluindo operação da unidade fabril. Caberá ainda à equipe de gestão de talentos o monitoramento dos indicadores de desempenho destes programas e reavaliação do processo.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com