TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão da Qualidade e Processo FGV

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processo

Módulo: Todos

Aluno:

Turma:

Tarefa: Atividade Individual – Plano de Ação para Empresa Super Insumos.

Introdução

Sabe-se que o mercado atual é altamente competitivo em basicamente todos os ramos de atuação, onde as otimizações dos processos e a busca pela qualidade dos produtos é de fundamental importância para que uma organização se mantenha viva no mercado, sabendo-se disso torna-se necessário decisões de cunho gerencial, para que seja possível a implementação de processos, afim de estabelecer uma política focada na qualidade e na bem sucessão da solução ofertada ao mercado.

O descritivo abaixo tem por objetivo, apresentar um plano de ação, tendo base em um diagnóstico da empresa propondo por meio de conceitos de gestão da qualidade e processo, métodos para que a empresa Super Insumos se estabeleça e consolide no mercado ante o novo cenário enfrentado, de forma a atribuir uma maior adaptabilidade de seus processos para o fornecimento de matéria prima de qualidade, conforme exigência do novo mercado propulsor de suas vendas.

Tendo em vista as questões levantadas, serão apresentadas abaixo ferramentas a serem implementadas nos negócios para obtenção de êxito em toda a cadeia produtiva da empresa, de forma a agregar maior valor aos seus produtos e consequentemente uma maior confiabilidade de seus processos e equipamentos, através de soluções baseados em ferramentas de gestão da qualidade sendo estas: Benchmarking, diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishkawa) afim de identificar as causas-raízes do problema com a metodologia dos 6M´s (método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente) onde será levantado as categorias das causas dos problemas, bem como Seis Sigma, análise 5W2H afim de otimizar os processos da organização na solução dos problemas enfrentados.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Mediante as questões levantadas durante a reunião da diretoria da empresa, abaixo será apresentado um plano de ação para mitigação e eliminação dos problemas enfrentados pela Super Isumos, cujos conceitos serão demonstrados norteados pelos fatores que impulsionam as mudanças necessárias. Eles são:

  • Insumos fora da especificação; insumos fora da especificação;
  • Falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • Necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • Metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • Devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • Funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • Problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

1 - Identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa

Segundo Carpinetti (2000) os mapeamentos dos processos são de fundamental importância para a identificação das oportunidades de melhorias, bem como identificação das causas raízes dos problemas enfrentados pelos processos, dessa forma o mapeamento não torna apenas um acessório de observação de processos isolados, mas trazem uma visão holística da organização de forma a enxergar os recursos da empresa e o fluxo de informações atribuindo uma maior propriedade e segurança nas mudanças a serem implementadas.

Segundo Xavier (1995) para a elaboração da estratégia de implementação da qualidade em uma empresa, se torna necessário realizar um diagnóstico para avaliação da situação vigente da organização e assim atribuir as metodologias a serem implementadas para o sucesso das etapas da estratégia.

Conforme Souza e Demétrio (2012) complementando a análise primária realizada através da etapa de diagnóstico da empresa, o ciclo PDCA é a ferramenta estratégica que melhor representa as etapas de gerenciamento de uma atividade, sendo que a metodologia e originária da tecnologia TQC (Total Quality Control) ou controle da qualidade total.

Existem uma gama de definições para o conceito de qualidade. Segundo a NP EN ISO 9000:2005, a qualidade pode ser definida como “grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características

Intrínsecas”. Ou seja, conforme de Juran e Gryna (1993) pode ser definida como estar “apto ao uso”.

Segundo Marques (2020), pode-se dizer que a qualidade de um determinado produto se refere quanto as suas características que satisfazem as necessidades de seus consumidores. Dessa forma, é necessário que as organizações desenvolvam seus produtos cada vez mais atrativos aos seus clientes, com o mínimo de defeitos possíveis, materiais de boa performance com especificações e conformidades nos padrões definidos garantindo assim a satisfação de seus clientes. Pode-se dessa forma classificar características que conferem a qualidade de um determinado produto em variados parâmetros, ou ainda um certo produto pode apresentar tal status desde quando é percebido pelos clientes bem como o mesmo e recebido pelo mercado durante seu ciclo de vida.

Segundo SEBRAE (2017) a chave para a implementação de um sistema de gestão da qualidade é que todos os colaboradores estejam envolvidos diretamente ou indiretamente, sejam eles voltados para a qualidade dos produtos ou dos processos, sejam na produção, armazenamento, distribuição dentre outras. Dessa forma a comunicação desempenha um papel fundamental para a bem sucessão das etapas. Dessa forma para o processo de implementação da qualidade em uma empresa deverão ser definidos os seguintes pontos:

  • Definir uma equipe de implantação: Os profissionais que serão envolvidos e a gestão estratégica que fará a validação das etapas;
  • Etapa de diagnosticar e planejar as etapas;
  • Etapa de execução dos planejamentos e estratégias definidas;
  • Definição da metodologia que será utilizada para a implementação;
  • Realizar o controle e acompanhamento dos resultados preliminares;
  • Realizar um levantamento para a identificação de desvios de planejamento e oportunidades de melhorias evidenciadas.

2 - Apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários

Segundo Spendolini (1992) Benchmarking se trata de um processo contínuo e sistemático que é utilizado afim de avaliar produtos e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como exemplos de práticas corporativas, com o objetivo de gerar melhoria organizacional.

A construção de ambientes prazerosos, propiciam um maior rendimento dos colaboradores bem como uma maior participação quanto a implementação de melhorias nos processos industriais. Para se construir tal ambiente torna-se necessário que o funcionário se sinta valorizado, para tal é preciso que a organização adote uma política de incentivo e valorização de questões tais como: Plano de carreira individual, remuneração e benefícios, praticar o reconhecimento de bons funcionários bem como incentivar o crescimento profissional de seus colaboradores.

Como objeto de apresentação da proposta do Benchmarking abaixo, pode ser apresentado empresas como:

  1. Grupo Sabin
  • Comunicação: No grupo Sabin a equidade, a diversidade e a inclusão estão presentes em seu cotidiano. Valorizando de forma sistemática a comunicação interna com palestras com temáticas de valorização a importância de equipes multidisciplinares.
  • Cota de Empregabilidade: A empresa adota o um determinado número de vagas destinadas a inclusão de pessoas com deficiências, entre outras políticas, sendo estes e outros critérios analisados que ratificaram o Grupo Sabin como Empresa do Ano.
  • Sistema de Avaliação: A empresa adota desde 2009 sistema conhecido como 360 (NineBOX) cujo principal objetivo é a valorização de talentos internos. Dessa forma 99% das vagas de liderança são ocupados por colaboradores formados internamente;

  • Plataforma para acesso dos colaboradores: O grupo Sabin adora a mais de 10 anos o programa chamado universidade corporativa, que é uma plataforma em que seus empregados possuem permissão para acesso a um ambiente virtual de aprendizagem dentro e também fora da empresa tudo isso de forma ramificado e lúdica, permitindo uma rápida disseminação e compartilhamento de conhecimento e de aprendizado em âmbito nacional.  
  1. Maganize Luiza:
  • A empresa foi eleita durante dezesseis anos consecutivos como a melhor empresa para se trabalhar pelo quesito de valorização do colaborador.
  • Outro destaque é que a empresa promove campanhas de engajamento dos colaboradores com foco no desempenho, flexibilização dos horários de trabalho e transparências nos resultados obtidos pela companhia.

Pelas propostas de Benchmarking apresentados acima, fica evidente que para o bom desempenho de uma organização se torna necessário engajamento de seus colaboradores em prol da obtenção de resultados. Dessa forma os cases de sucesso apresentados acima podem ser utilizados pela Super Insumos para a superação da falta de motivação dos seus colaboradores.

3 - Identificação, por meio do Diagrama de Ishkawa das causas que levam aos problemas operacionais da empresa

O levantamento abaixo foi obtido através de um Brainstorming, onde foi realizado uma abordagem sistemática dos pontos levantados durante reunião da diretoria, as análises buscam identificar as causas raízes das questões afim de conceber uma visão estratégica para a resolução das questões através da ferramenta: Diagrama de Ishikawa.

Fig. 01 - Diagrama para análise da causa raiz dos problemas insumos fora da especificação

[pic 1]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Fig. 02 - Diagrama para a análise da falta de conformidade na coleta de lixo industrial

[pic 2]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Fig. 03 - Diagrama para a análise da necessidade de implementação de um plano de auditoria interna

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Fig. 04 - Diagrama para analisar a necessidade atribuição de metas de forma individualizada.

[pic 4]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Fig. 05 - Diagrama de devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas

[pic 5]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Fig. 06 - Diagrama para avaliar as cousas de funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores

[pic 6]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Fig. 07 - Diagrama para levantamento das causas de problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias

[pic 7]

Fonte: Elaborado pelo Autor

Os diagramas apresentados acima, teve o objetivo de identificar as possíveis causas raízes para que seja possível implementar um plano de ação capaz de combater os problemas enfrentados pela empresa Super Isumos. Abaixo será apresentado a ferramenta 5W2H onde será elaborado uma estratégia para a logística se fundamentar no objetivo de eliminar as questões de estravio de materiais.

4 – Plano de ação para a área logística referente a solução de questões de extravio de mercadorias

Segundo Neto (2002) para a implantação de um sistema logístico eficiente, é necessário que atenção nos seguintes objetivos:

a) Atendimento eficaz dos seus clientes;

b) Colaboradores deverão ser capacitados e treinados

c) Realizar a definição dos níveis de serviços que irão ser prestados;

d) Elaboração da segmentação dos serviços

e) Necessidade de utilização das tecnologias da informação;

f) Consistência entre a oferta e demanda de serviços a serem realizados;

g) Implantação de um indicador de desempenho que permita a gestão estratégica do setor.

Abaixo serão apresentadas ações a serem implementadas na empresa Super Insumos, mediante as questões relatadas com relação a extravio de materiais da expedição, que possibilitará a rastreabilidade das entregas, bem como uma maior confiabilidade do setor logístico da empresa.

Fig. 08 – Aplicação da ferramenta 5W2H para ações no setor logístico

[pic 8]

Fonte: Elaborado pelo Autor.

 5 - Avaliação de quais problemas poderiam ser trabalhados por meio da ferramenta

Seis Sigma.

De acordo com Ariente (2005) a ferramenta Seis Sigmas surgiu na Motorola, no ano de 1987, através da implementação de um programa de qualidade conhecido como: “Programa de Qualidade Seis Sigma”. Sua concepção se originou através de ideias de Juran e Deming, sendo adotadas por empresas como Allied Signal e General Electric (GE), que eram dirigidas naquela época pelo executivo Jack Welch. No mesmo contexto Jack Welch dizia que a ferramenta vai muito além de fórmulas estatísticas, pois além disso, permite impulsionar a gestão, através da necessidade de se pensar em assuntos complexos da organização, tornando-se uma ferramenta de capaz de proporcionar sistematicamente a evolução de uma organização.

Outros fatores importantes a serem mencionados é que a metodologia Seis Sigma é um sistema que permite uma análise vasta e ao mesmo tempo flexível. Também permite o alcance, permanência e maximização dos resultados de um negócio. Diante do exposto pode –se deduzir que a empresa que a empresa Super Insumos poderia aplicar a ferramenta para solucionar questões tais como:

  1. Insumos fora da especificação;
  2. Falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  3. Devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;

Utilizando a ferramenta a organização teria condições de ordenar, padronizar e disciplinar os processos, conforme a abordagem da metodologia e necessidade evidenciada nos desvios mencionados acima.

Considerações finais

Através das análises apresentadas acima, pode se afirmar que a empresa Super Insumos possui um grande potencial expansivo, porém é necessário que a mesma acompanhe as tendências do mercado mediante, a evolução do conceito de qualidade, tendo em vista a necessidade de adoção de práticas mais eficazes e eficientes para controle e gestão da qualidade e dos processos da organização.

Com relação ao desenvolvimento dos processos da organização torna se necessário a participação proativa dos colaboradores, bem como proporcionar um ambiente agradável e prazeroso de forma a contribuir sistematicamente com o engajamento da equipe em todos os ambientes da organização conforme proposta de benchmarking apresentada.

Sendo assim um papel fundamental da Gestão da Qualidade está em alinhar as questões estratégicas da empresa e sua governaça corporativa com as ações que vinculem sua missão e visão com as necessidades de seus clientes, permitindo que os gestores dos processos acompanhem de perto a performance dos processos, visando sua evolução e permitindo oportunidades a implementação de melhorias.

Referências bibliográficas

  1. ARIENTE, Marina et al. Processo de mudança organizacional: estudo de caso do Seis Sigma. Revista da FAE, v. 8, n. 1, 2005.
  2. CARPINETTI, Luiz CR. Proposta de um modelo conceitual para o desdobramento de melhorias estratégicas. Gestão & Produção, v. 7, p. 29-42, 2000.
  3. DE SÃO PEDRO FILHO, Flávio et al. Aplicação do ciclo PDCA na gestão da qualidade da produção. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 11, n. 2, p. 17-30, 2017.
  4. https://www.sabin.com.br/.
  5. Marques José Robeto. Afinal, o que é ou o que pode ser considerado qualidade do produto? Instituto Brasileiro de Coaching (2020). Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/afinal-o-que-e-ou-o-que-pode-ser-considerado-qualidade-do-produto/. Acesso em: 06/08/2021;
  6. NETO, Francisco Ferraes; JUNIOR, Maurício Kuehne. Logística empresarial. Coleção Gestão Empresarial, 2002.
  7. PINETTI, Luiz CR. Proposta de um modelo conceitual para o desdobramento de melhorias estratégicas. Gestão & Produção, v. 7, p. 29-42, 2000.
  8. SOUZA, R. C. de; DEMÉTRIO, T. V. (2012). O ciclo PDCA e DMAIC na melhoria do processo produtivo no setor de fundição: Um estudo de caso da empresa Deluma indústria e comércio LTDA. Disponível em: http://www.engwhere.com.br/ . Acesso em: 06 de agosto de 2021.
  9. Spendolini, M. J.. Benchmarking. Tr. Kátia Aparecida Roque, São Paulo: Makron Books. 1992.
  10. TRAD, Samir; MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Seis sigma: Fatores críticos de sucesso para sua implantação. Revista de administração contemporânea, v. 13, p. 647-662, 2009.
  11. XAVIER, Guilherme Guedes. Avaliação de programas de qualidade mediante implantação da ISO 9000. Gestão & Produção, v. 2, p. 162-172, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com