TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.206 Palavras (21 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 21

Gestão de Pessoas

  • Módulo 1 – Condicionantes externos e mudanças organizacionais

Unidade 1

  • A sociedade de conhecimento:

 - Podemos conceituar como sendo a interação entre pessoas através de discussões sobre questões, refletindo sobre essas, ensinando e aprendendo, uma com as outras, nas diversas áreas do conhecimento.

- Características da sociedade de conhecimento:

Para entender as características é necessário entender a história do mundo. Devemos pensar quem no passado tinha poder? De início a posse de terras era o que dava poder a um indivíduo, com o passar da evolução e a era da revolução industrial ficou claro que agora quem detinha o poder era aquele que possuía o domínio das máquinas, quem tinha indústrias.

Atualmente, contudo, é evidente que de nada adianta ter terras, maquinários, entre outros, se você não detém o poder do conhecimento, isto é, atualmente o foco é no conhecimento, toda organização que detém conhecimento é aquela que detém o poder, no mesmo passo o profissional que possui o conhecimento é aquele almejado pelas empresas e possui a empregabilidade.

Ao falarmos que a organização detém conhecimento, estamos falando que ela possui pessoas que tem esse conhecimento, ou seja, quem de fato tem o conhecimento são as pessoas que dela fazem parte e cedem seus conhecimentos para formar essa organização.

Não adianta deter o dinheiro se não possui o conhecimento, pois o dinheiro sem o conhecimento de como organiza-lo e administra-lo da melhor formar de nada vale, pois não saberá como fazer esse dinheiro ser aplicado de forma mais rentável.

- Gestão de conhecimento:

“Ser eficaz na geração, retenção, difusão e aplicação de conhecimentos.”

Importante ressaltar a diferença entre informação e conhecimento: conhecimento é além da informação. Informação nada mais é do que um conjunto de dados que reduz a incerteza, o conhecimento por sua vez é ter a informação que está ancorada em sua experiencia pessoal, em sua vivencia.

Assim sendo, como dito anteriormente, a organização é formada por uma séria de indivíduos que detém o conhecimento, e por serem diferentes pessoas teremos diferentes conhecimentos, nas mais diversas áreas. Por isso é importante que se adquira, retenha e difunda a aplicação do conhecimento.

Assim, gestão do conhecimento nada mais é que a aquisição, retenção e difusão da aplicação dos conhecimentos que formam aquela organização. E essa gestão ela pode ser aplicada nas mais diversas áreas, seja em grandes ou pequenas empresas, seja no comércio local ou na feira, não há um limite de sua aplicação.

Há autores que citam a “espiral do conhecimento”, isso pois há uma certa ideia de que quem detém o conhecimento é aquela pessoa estuda, que já é um professor ou doutor. Mas não é dessa forma que devemos pensar, quando falamos de gestão do conhecimento devemos deixar de lado qualquer tipo de preconceito, grandes ideias podem vir de qualquer independentemente de posição hierárquica dentro da empresa, importando somente as contribuições que cada um é capaz de oferecer, na gestão de conhecimento aprendemos sempre com tudo e com todos.

Temos dois tipos de conhecimento:

  1. O tácito: por vezes temos os famosos insights, não sabemos explicar de onde surgiu aquela ideia ou como chegamos a tal conclusão, é um conhecimento adquirido devido a experiência e não está expresso em nenhum lugar, vem como algo natural aprendido com o tempo. 
  2. O explícito: é aquele que já foi normatizado, já estando em livros e apostilas, sendo o objetivo de escolas, organizações e estudiosos transformar o tácito em explícito.

- Organização de aprendizado/de aprendizagem:

São os nomes dados as organizações que praticam a gestão do conhecimento.

De nada adianta ter conhecimento de não consegue aplicar esse, por isso o objetivo dessas organizações é o de detectar o problema existente (diagnosticar o problema) e encontrar as melhores soluções para esse.

Não adianta ter diversos profissionais extremamente bons e com bastante conhecimento se não consegue aplicar esses conhecimentos, por isso a gestão do conhecimento é importante, pois não é só a quantidade de conhecimento que importa mas sim a melhor forma de gerir esses conhecimentos para que eles sejam aplicados, gerando resultados positivos para as organizações.

[pic 1]

Na sociedade de conhecimento, a gestão de pessoas tornou-se uma questão estratégica das organizações, sendo isso fundamental para que haja a integração das políticas de pessoal com o planejamento estratégico da empresa. A gestão das pessoas na sociedade de conhecimento é fundamental parra fazer a empresa funcionar de forma eficaz e eficiente, convergindo os objetivos pessoais com as metas organizacionais.

O objetivo das organizações é vender seus serviços e produtos para seus clientes como sendo soluções, e a partir do momento que essa solução traz um sentimento de superioridade, está se falando de uma organização que possui uma vantagem competitiva.

A vantagem competitiva por sua vez pode ser adquirida de diversas formas, seja pela localização, ou por algum fornecedor exclusivo, atendimento diferenciado e específico, etc.

“o conhecimento tido como verdadeiro é aquele que nos leva à reflexão e, por conseguinte, à correção de erros e à solução de problemas. Quando o conhecimento não nos leva a refletir acerca de possíveis “correções de rota”, falamos que o conhecimento não gerou aprendizagem. Na sociedade do conhecimento, valorizamos o conhecimento que gera aprendizagem.”

Unidade 2

  • Mudanças e os seus impactos
  • Globalização e hipercompetição:

Logo de cara pensamos nos seguintes aspectos, teletrabalho, imigração e emigração e culturas.

Ao falarmos de globalização precisamos reconhecer que existe diferença, assim sendo, pense global, pense em local e aja local. Isso pois, o fato do mundo estar globalizado não quer dizer que o mundo está igual, na verdade ele continua bem diferente, cada um tem sua cultura, cada um tem seu horário de trabalho, por isso a importância de pensar na globalização de forma local, adequando-a a localidade em que se pretende agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com