TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  8/11/2020  •  Dissertação  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

Na sociedade do conhecimento que atualmente vivemos e construímos, diversos paradigmas foram quebrados e reconstruídos de acordo com novos valores e necessidades, seja na questão tecnológica que nos possibilita um oceano azul de possibilidas no que se diz respeito a troca de informações e ideias com pessoas do mundo todo, quanto na forma com que lidamos com nosso trabalho e família no dia a dia. Diante deste cenário repleto de oportunidades e desafiador na mesma medida, irei explorar o tema proposto e dissertar sobre diferentes perfis de liderança e como alguns deles se entrelaçam com minha trajetória profissional até aqui. Gostaria de destacar o grande acréscimo na visão sobre liderança que as aulas me proporcionaram durante este mês de estudos, antes de iniciar meus estudos, conhecia alguns dos perfis de liderança, mas não fazia ideia sobre todas as nuances possíveis e classificáveis entre estes perfis identificados.

Iniciarei minha análise sobre os perfis de liderança dissertando sobre aqueles perfis que tive ou tenho contato no meu dia a dia profissional e contando o que eles agregaram a mim durante estas experiências e comentar qual me identifico mais posteriormente. Mas antes de iniciar a análise e a fim de referenciar, gostaria de deixar abaixo a lista dos perfis de liderança estudados e a ordem que seguirei para discorrer sobre o tema:

Os dez estilos de liderança: Coercitivo, Democrático, Autoritário, Marcador de ritmo, Paternal, Treinador, Centralizador, Liberal, Inspirador e Visionário.

Líder Coercitivo: É um dos tipos de líder mais comuns nas empresas, trabalha o medo como sua principal fonte de poder sobre seus subordinados. Se não for feito tudo do jeito que este líder quiser, irá ser repreendido. Já tive experiência com um líder assim durante minha trajetória e talvez seja dentre todos os estilos de liderança o que mais abomino profissionalmente. Não me sentia motivado e o tempo que tive este líder procurei outra oportunidade no mercado do primeiro ao último dia. A equipe não rendia e tínhamos sérios problemas para encontrar espaço e usar de criatividade, éramos tolidos o tempo todo. O lado positivo que encontro neste tipo de liderança é colocar ordem em alguns poucos perfis de colaboradores indisciplinados, mas na minha opinião é uma liderança que não se sustenta sequer a curto prazo, retrograda, desconexa com a era da informação que vivemos e extremamente sufocante para seus liderados, onde por fim, todos fazem um “teatro” para agradar, mas por trás é um líder sem respeito real por parte de sua equipe. Não senti preocupação nenhuma para o desenvolvimento profissional da equipe, nos sentíamos meros “apertadores de porcas” em alusão ao clássico do cinema, o filme Tempos Modernos de autoria do ator e diretor Charlie Chaplin em 1936.

Líder Democrático: Vejo o líder democrático como uma antítese do estilo do líder coercitivo citado anteriormente, neste caso, o líder democrático é extremamente interessado em ouvir sua equipe e deposita uma grande confiança em seus liderados, pressupondo assim, que a equipe tem conhecimento e maturidade o suficiente para lidar com os desafios sem necessitar de sua intervenção na maioria dos casos, seu papel seria mais de um mediador entre as ideias e ações de seus liderados. O ponto negativo que vejo deste estilo de liderança é o fato de que nem todos os colaboradores, na maioria dos casos, tem esta maturidade e isto pode causar grandes problemas de indecisão entre a equipe e falhas de objetividade na busca dos objetivos e metas da empresa.

Líder Autoritário: O líder autoritário comanda com firmeza sua equipe, é o líder que tem como característica motivar as pessoas que estão a sua volta para fazer algo juntamente a ele. Particularmente o líder autoritário me remete muito ao estilo militar de comando, onde diferente do coercitivo, um bom líder autoritário acompanha seus comandandos na linha de frente mas também cobra empenho e dedicação de todos, sendo extremamente crítico com quem não apresenta resultados e dedicação esperada.

Líder Marcador de ritmo: É o líder de alto desempenho, eu como bacharel em Administração de empresas, imediatamente relaciono o líder marcados de ritmo com a teoria do Taylorismo ou Administração cientifica (TAYLOR, Frederick W. Princípios da administração científica. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1995). É aquele líder que segue à risca processos e execução precisos para retornar o resultado o mais rápido possível as expectativas da companhia. A característica negativa deste líder é que se o liderado não estiver produzindo no ritmo esperado pelo seu líder, via de regra este será cortado da equipe, pois a entrega vale mais que tudo para este líder.

Líder Paternal: É o líder que coloca as necessidades de todos os seus liderados como o mais fundamental, se procupa em manter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com