TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  11/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Gestão de Pessoas

Aluno: Rafael Costa Garrucho

Turma: 0721-1_21

Tarefa: Pano de desenvolviento de equipe

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Estamos vivendo em um cenário onde grandes mudanças estão acontecendo com os avançados das tecnologias. Essas mudanças são essenciais para que consigamos que o nosso core business se mantenha sustentavél, uma vez que, a empresa que não acompanhar essas mudanças, ficará obsoleta e colocará sua sustentabilidade em risco. Essa grande transformação digital é chamada de Industria 4.0, onde cada vez mais tecnologias serão utilizadas para automatizar processos, analisar dados e nos apoiar na tomada de decisão. No entanto, para podermos acompanhar essa grande transformação, precisamos estar preparados para essa mudança, e a preparação precisar vir com a capacitação de todo o time, seja gestor ou executores, para que consigamos utilizá-la de forma que gere retorno para a empresa e não fique obsoleta por falta de conhecimento.

Importante ressaltar que, não é precisar focar somente na parte de conhecimento técnico, mas também na forma dos gestores liderar suas equipes, uma vez que a transformação digital proporcionará, em algumas equipes, trabalhos remotos, e o gestor precisará aprender a lidar com essas situações, como por exemplo, a gestão do trabalho remoto, o que pode se tornar um grande desafio dependendo do tamanho da sua equipe. Para este trabalho, será analisado a área de Logística de uma determinada industria do ramo odontológico, e essa área possui como objetivo principal gerir toda operação inbound e outbound dessa indústria. Essa área possui 12 colaboradores e um processo com muita oportunidade de melhoria como veremos nas próximas etapas.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

O cenário atual da empresa não é muito animador, uma vez que não há nenhuma automação nos seus processos, todos os controles são realizados de forma manual bem como suas análises. Muitas informações ficam centralizadas em planilhas complexas que somente a pessoa que fez entende e sabe explicar, causando impactos para a indústria em situações de absenteísmo e férias uma vez que a pessoa que vai cobrir, fica extremamente confusa com a situação. A ideia da empresa é realizar a substituição do seu atual ERP por um novo a fim de ter mais funcionalidades, automação e acabar com todos os gaps nos processos que foram e/ou ainda serão abordados. Vale ressaltar que a equipe é composta por 12 colaboradores.

Ao realizar um BID com os prestadores de serviços, fica extremamente difícil comparar todas as tabelas de fretes e comprar desempenho por região da forma que é feita hoje, via planilha excel, podendo gerar erros nas análises e nem sempre escolher a melhor tabela e/ou prestador de serviço para aquela região.

A conferência dos CTe’s é feita através de um simulador também criado em planilha excel onde fazemos as verificações do frete manualmente, conhecimento por conhecimento, gerando improdutividade do colaborador que demanda muito tempo nessa atividade e poderia desenvolver algo mais estratégico para a área.

Devido ao processo ser todo manual, não há nenhum indicador logístico da área para ser analisado se o que está sendo feito atende ou está fora do que é praticado no mercado. Nenhum prestador de serviço é avaliado no OTD e OTIF, portanto não sabemos se o prazo de entrega acordado em contrato com o fornecedor é cumprido e se há oportunidade de melhorias na nossa expedição de materiais.

Todas as áreas atuais de forma presencial, portanto, o HomeOffice não é uma realidade, mas deverá ser estudada para em breve, se tornar.

Portanto, seguem os desafios que deverão ser trabalhados na área a fim de se preparar para uma transformação digital:

  • Desenvolver automação de processos;
  • Desenvolver poder analítico;
  • Criação de indicadores da área;
  • Desenvolver a Inovação e estratégia.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

A equipe hoje é composta por 12 colaboradores que reportam para o coordenador de logística. O time é muito jovem, sem muita experiência e, como o processo é muito desorganizado e manual, infelizmente acaba não sobrando tempo para pensar em melhorias e estratégias para a área e eles acabam somente executando do jeito que está.

Todos os colaboradores possuem formação superior e/ou formação técnica em logística.

Como o processo é muito desorganizado e manual, acabam tomando todo tempo da equipe e, a empresa não consegue montar um PDI para cada um desses colaboradores, pois impactará toda a cadeia, gerando grandes impactos para a logística. O gestor da área entende que é necessário a capacitação do seu time e incentiva os seus subordinados a buscarem conhecimento fora da empresa, por conta própria para que tentem trazer melhorias para o seu dia a dia. O gestor, por sua vez, acaba sendo muito demandado e não consegue focar na gestão de pessoas, pensar de forma estratégica e pensar em inovações dentro da sua jornada de trabalho.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

       

Gestor executor: Somente executa, não pensa de forma estratégica, não exerce a liderança, não consegue tempo para pensar em inovação e pensar em soluções tecnológicas para o desenvolvimento da área.

Um Profissional engajado, capaz de liderar e influenciar, com poder analítico, com visão a longo prazo e estratégica.

  1. Pensamento analítico e inovação;
  2. aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  3. liderança e influência social;

  1. inteligência emocional;
  2. solução de problemas complexos;
  3. análise e avaliação de sistemas;
  4. raciocínio, resolução de problemas e ideação.

Não precisamos de um gestor executor, precisamos de um gestor que faça uma boa gestão de pessoas, que delegue atividades, pense de forma estratégica e inovadora, que consiga resolver problemas complexos e influenciar/incentivar todo o time.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Equipe executora: Equipe somente executa, não consegue ter tempo para melhorar processos, pensar em inovações para a área e buscar novos conhecimentos a fim de agregar valor.

Foco em melhorias de processo;

Senso crítico;

Criação de indicadores;

Capacidade analítica.

  1. pensamento analítico e inovação;
  2. aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  3. criatividade, originalidade e iniciativa;
  4. design e programação de tecnologia;
  5. pensamento crítico e analítico;
  6. solução de problemas complexos;
  7. inteligência emocional;
  8. raciocínio, resolução de problemas e ideação e
  9. análise e avaliação de sistemas.

É preciso um time com maior capacidade analítica, senso crítico, que saiba priorizar as atividades e que trabalhe com dados de uma forma clara e objetiva, a fim de utilizar o novo ERP em sua totalidade e agregar de fato valor a empresa. Esse profissional precisa ter aptidão a novas tecnologias além de interesse de sempre aprender mais.

Considerações finais

Fica visível quando analisamos essa situação problema o quanto precisamos melhorar e o quanto parece difícil, uma vez que são inúmeros problemas, uma série de pontos a melhorar e a pressão pela transformação digital batendo na porta. A ineficiência dos processos faz com que você não tenha um diferencial competitivo, não tenha controle e consequentemente, não atenda seu cliente da melhor forma possível. Não ter um diferencial competitivo e controle dos seus processos, pode impactar a sustentabilidade da empresa e colocar em risco a sua continuidade no mercado. Para que consigamos criar esse diferencial competitivo e termos melhores processos, precisamos trazere a tecnologia para o nosso dia a dia e claro, saber utilizá-la da melhor forma possível para obtermos os resultados esperados. Por isso, é de suma importância, termos um gestor não executor e sim um gestor de pessoas que saiba delegar, capacitar seus colaboradores, pensar em melhorias de processos e pensar de forma estratégica a longo prazo. Quando temos um gestor executor como da situação problema acima, ele é mais um da equipe operacional, que possui um salário diferenciado, mas não agrega o valor que deveria agregar.

Esse exemplo trazido neste trabalho, foi de fato algo que aconteceu na minha carreira profissional em uma multinacional no ramo de odontologia. Conseguimos ajustar o processo capacitando todo o time, substituindo nosso ERP para um mais moderno com mais funcionalidades e consequentemente os processos foram se estruturando. Toda equipe teve que que ser capacitada e conseguimos extrair o melhor do ERP. Ao extrair o melhor do ERP, os processos ficaram mais simples, sobrando mais tempo para focarmos em outras coisas. Foram desenvolvidos relatórios específicos, KPI’s e o nível de serviço no atendimento dos nossos clientes começou a ser acompanhado. Foi pego diversos erros financeiros nas emissões de CTe’s de forma indevida pelos prestadores de serviços que, como o processo era muito manual, não conseguímos pegar. Como sobrou mais tempo para a equipe pensar em melhorias de processo, automaticamente o gestor, junto ao RH, conseguiram montar um PDI para apoiar os colaboradores nas competências que eles queriam que tivessem e/ou que esperavam que tivéssemos no futuro. O resultado foi nítido, novos projetos começaram a ser realizados, o clima organizacional melhorou, pois o time conseguiu começar a sair no horário e ainda houve redução de hora extra.

Importante ressaltar que, a tecnologia é fundamental para as organizações e, a empresa que não se adequar e/ou entender a sua necessidade, sairá do mercado em breve. Precisamos de cada vez mais profissionais habilitados nessas novas ferramentas para que consigamos cada vez mais, aumentar nossa produtividade e automatizar processos e informações.

Referências bibliográficas

Liderança 4.0: O Que É, Como Implementar e Mercado Atual (poderdaescuta.com)

Grupo Gestão RH - Atualidades - Artigos - As dez competências mais valiosas até 2022 (gestaoerh.com.br)

https://hsmuniversity.com.br/blog/tipos-de-lideranca/

 https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com