TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  22/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 01 ao 04

Aluno: Robson Pache

Turma: Gestão de Pessoas-1021-1_29

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução (contextualize a importância do desenvolvimento de um plano de desenvolvimento da equipe dado o contexto da sociedade atual e faça uma síntese do que será abordado no trabalho)

Não há dúvidas de que uma das tarefas mais difíceis para o time de gestão é manter uma equipe engajada, unida, superando metas e o mais importante, uma equipe realmente reconhecida e valorizada, nesse sentido a importância de um plano para o desenvolvimento de equipe de forma estruturada e eficaz é muito importante. Definir metodologias e formas de promover esse desenvolvimento requer conhecimento das ferramentas existentes, da tecnologia, das tendências em gestão de pessoas, entender o público interno, conhecer programas que são usados em companhias que são referência e a partir desse conhecimento, planejar o plano de desenvolvimento dos times.

O bem-estar e o desenvolvimento das equipes dentro do ambiente corporativo é de fato um ponto fundamental para que seja possível o alcance exponencial dos resultados em todos os aspectos. Iniciativas que propiciem oportunidades de inclusão das pessoas, promoção da diversidade e da equidade dentro do contexto corporativo devem também ser levantadas e desenvolvidas.

A utilização dos meios digitais que cada vez mais está no cotidiano das pessoas, método esse potencializado pela pandemia de Covid-19, passa a ser ferramenta indispensável pois traz agilidade, comodidade e dinamismo aos processos de treinamento, comunicação e gestão. Observando modelos utilizados em grandes companhias, pode ser visto que em grande parte esses meios são usados para desenvolvimento de pessoas variados modelos e métodos.

No contexto atual, mudanças acontecem de forma rápida e dinâmica assim como no ambiente corporativo no desenvolvimento de competências e habilidades, naturalmente as pessoas precisam estar preparadas para acompanhar essa rapidez, diante disso, esse trabalho tem como objetivo avaliar o cenário e os desafios da Cargill Agrícola no contexto do desenvolvimento de pessoas e propor o perfil desejado para os membros da equipe e também da liderança, buscando alcançar resultados dentro dessas equipes com um plano robusto de desenvolvimento de perfis e equipes.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios (faça referência à visão e missão, caso exista, elabore os desafios da empresa e da área, frente as características da sociedade, citando, quando possível os desafios apresentados no módulo 1, 2, ROLs e material de apoio);

A Cargill Agrícola é uma empresa privada, multinacional, com sede no estado de Minnesota, EUA, cuja atividade é a produção e o processamento de alimentos. Atualmente é a segunda maior empresa do mundo de capital fechado, está presente nos 5 continentes e emprega mais de 160.000 pessoas em 67 países.

A Cargill tem como visão é ser o parceiro mais confiável em agricultura, alimentação e nutrição a nível mundial e a missão da companhia é ser a líder em nutrição mundial de forma responsável, segura e sustentável. Através da sua visão e missão a Cargill reforça o compromisso em desenvolver as equipes para os desafios, com foco no engajamento, nas recompensas, no conhecimento e na tecnologia.

Em artigo escrito por (Vicentini, 2020) adaptado do forum econômico mundial de 2020, habilidades fundamentais como pensamento analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e criatividade estão em tendência pelo menos até 2025, nesse sentido a Cargill busca entender em que nível as equipes estão atualmente em termos de desenvolvimento do conhecimento, tecnologia, soft skills, hard skills, e a partir disso promover ações que serão transformadas em projetos em desenvolvimento dos times e da liderança.

A Cargill entende que em tempos marcados pela revolução tecnológica, é importante analisar as tendências de hoje e projetar àquilo que pode vir a ser tendência nos próximos anos e a partir disso buscar moldar um plano robusto de desenvolvimento das pessoas. Na tabela abaixo, podem ser visualizados o que a companhia entende como desafios nesse contexto apontando as áreas principais e seus respectivos desafios frente ao que se vivencia na sociedade dos tempos de hoje.

                    [pic 3][pic 4]

                                   Matriz de ciclo 01: Áreas vs Desafios em desenvolvimento de equipes e liderança. Fonte: O autor.

Utilizar tecnologia digital é uma tendência e está muito presente na realidade das grandes companhias em se tratando de todos as áreas e principalmente no desenvolvimento de lideranças e times. O papel do time de RH junto com a alta liderança é buscar as melhores ferramentas de forma alinhada com o momento da empresa e seus objetivos estratégicos.

Conforme exposto na matriz de ciclo 01, para cada área tem-se desafios que se inter-relacionam entre si e no final tem-se um ciclo, sendo assim o plano para o desenvolvimento de times e da liderança deve captar todos esses desafios de modo a otimizar os processos.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas (faça relação com o contexto atual, as características da sociedade apresentadas no módulo 3 e material de apoio, quando possível);

Em se tratando do cenário atual e desenvolvimento de pessoas é importante estar antenado com as tendências e com o público interno da companhia para que o desenvolvimento das pessoas esteja da mesma forma alinhado com as expectativas.

Na tabela 01, pode ser visualizado o cenário atual de desenvolvimento de pessoas dentro da Cargill, onde é possível avaliar a ligação desse cenário com as características da sociedade e da comunidade onde a empresa está inserida.

A área de Desenvolvimento da Cargill fornece soluções alinhadas às ações globais e à cultura da empresa, oferecendo suporte para que os colaboradores tenham acesso aos recursos de desenvolvimento necessários aos mais altos níveis de desempenho e possibilitando que todo o aprendizado esteja vinculado às estratégias da empresa.

Cargill Agrícola

Cenário atual x Contexto x Características da Sociedade

Cenário atual

Contexto

Características

Plano DEI (Diversity, Equity & Inclusion)

Tendência atual para diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo como forma de marketing e aumento de lucros

Aumento da diversidade, equidade e inclusão

Programa novos Talentos

Formação de novas lideranças possibilitando treinamento e desenvolvimento, contexto global usado por grandes companhias

Atração e formação de novos talentos, retenção de talentos

Desenvolvimento Organizacional

Plano e comunicação, pesquisa de engajamento, desenvolvimento da equipe de operações e demais

Retenção de pessoas, redução da rotatividade

Gerenciamento de Performance

Melhoria e estabilidade de desempenho dos times

Melhoria continua das pessoas no âmbito pessoal e profissional

Learning Cargill

Elaboração de linhas de treinamento e matriz de conhecimento

Gestão de pessoas, desenvolvimento de times e liderança

Digitalização Indústria 4.0

Contexto da indústria digital 4.0

Característica da indústria atual

Employee Experience

Contexto da adaptação das pessoas e utilização de todos os recursos que a empresa oferece

Adaptativa, receptiva, acolhimento das pessoas

Tabela 01: Cenário atual x Contexto x Características da Sociedade. Fonte: O autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com