TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoal MAB FGV

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo: Modulo 5

Aluno: Wilmar Dalçoquio

Turma: Gestão empresarial (2020/2)

Introdução

O líder tem um papel essencial dentro das organizações, é ele quem tem o poder de motivas e instruir equipes, além de ser a ponto entre os objetivos da organização e colaboradoes. James Hunter em seu livro o Monge e o executivo (2004, p. 25) cita a liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

A habilidade de liderança tem se mostrado cada vez mais dinâmica; neste cenário alguns estilos tendem a perder forças, enquanto outro se mostram mais sofisticados as novas geraçãos.  O estilo de liderança autoritário é conhecido desde a antiguidade clássica, sendo este o mais comum no ambiente orgazinacional, se apresenta com a centralização de poder, e etilo “chefão”, o qual motiva equipes, porém apresenta críticas pesadas a quem não acompanha seu ritmo. Também cada vez mais comum nas organizações é o estilo democrático, o qual divide seus poderes com a equipe pois confia em suas responsabilidades, porém o mesmo pode apresentar dificuldades em discussões e equipes mal estruturadas. O estilo de liderança paternal é o que constrói laços com seus liderados, criando vínculos fortes; porém este tem apresentado muitas fragilidades como pessoas dependentes e que não aceitam críticas de seu líder, além de poder causar um desrespeito, devido a maior intimidade. Já o perfil liberal tem se mostrado muito eficaz nas novas metodologias de trabalho, a própria pandemia do Covid-19 forçou muitos lideres a tomarem tal postura; tal líder delega as funções aos seus liderado, visando não o controle total da equipe e sim o resultado final apresentado; porém é necessário uma equipe conciente de suas responsabilidades para não ocorrer ineficiência. O visionário é o que almeja projetos de longo prazo, tendo que o futuro é o que ira dar sentido as ações da empresa; porém pode se perder frente a imprevistos que obriguem a mudar o rumo seguido. O perfil de treinador inspira os colaboradoes e gera resiliência, visa o estímulo de seus liderados; porém este apresenta dificuldades em criticas duras e diretas aos seus delegados.  Temos por último o estilo coecertivo, um estilo antigo e muito ultrapassado aos novos meios, o qual tem perfil amedontrador e inspira medo de punição em seus liderados; estilo que teve muita eficiência em ambientes descontrolados e em crise.

Considerações finais

Podemos assim visualizar que existem uma serie de estilos de lideranças, porém não existe uma ideal, isso irá depender da organização em que atua e momento em que se encontra. Também é de extrema importância que um líder tenha domínio de diferentes estilos de lideranças, tomando diferentes atitudes conforme a ocasião.  Visando o aproveitamento dos pontos fortes de cada perfil, mas reconhecendo suas fragilidades.

Referências bibliográficas

CONSORT, C. J. et al. Estilos de Liderança: Tipos de Líderes da Atualidade [S.I.]. RHportal, set.2015. Disponivel em:  https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/lideranca/.

LIDERANÇA organizacional: o que é, importância e como desenvolver [S.I.]. Fundação institudo de administração, mar.2020. Disponivel em: https://fia.com.br/blog/lideranca-organizacional/.

MELLO, B. F. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns [S.I.].  Administradores.com, ago.2010. Disponivel em: https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns.

PONTES, E. O papel da liderança nas organizações e sua influência [S.I.]. Eadbox, fev.2018. Disponivel em: https://eadbox.com/papel-da-lideranca-nas-organizacoes/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com