TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Semana Administração

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Semana 3 - Administração

1 - Para uma análise completa, tanto a visão onipotente como a visão simbólica da administração devem ser levadas em conta, porque não basta as empresas administrarem com boas ideias, percepção de oportunidades de mercado e criatividade, elas sempre vão estar sujeitas a mudanças na economia, no mercado, nas políticas governamentais e ações de concorrentes. O mais importante é gerir uma empresa de uma maneira que influencia as mudanças do mercado e não apenas reage a eles.

2 - Esse ambiente se refere ao conjunto de forças tanto externas quanto internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. A teoria dos sistemas é a base para a análise ambiental, a qual é utilizada para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações. Portanto, é muito importante para a administração das organizações.

3 - Ela é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, símbolos e cerimônias. A cultura organizacional diferencia uma organização da outra uma vez que ela se refere à rede de concepções, normas e valores que são tomados por certos e que permanecem submersos à vida organizacional.

4 - A cultura organizacional afeta os administradores estabelecendo os critérios da ação gerencial. Esses critérios raramente são explícitos e nem mesmo falados. Contudo, estão presentes na organização, e rapidamente os administradores percebem o que podem ou não fazer. A cultura organizacional pode condicionar o processo de tomada de decisão em todas as funções de administração.

5 - O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, como:

Fatores demográficos: Composição da população que vive ao redor da organização.

Fatores socioculturais: Valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

Fatores econômicos: nível salarial, PIB, balança comercial, taxas de câmbio.

Fatores políticos-legais: políticas econômicas, estabilidade política, legislação laboral.

Fatores tecnológicos: referem-se ao nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade.

6 - Clientes, fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesses especiais.

Sim, pois são os clientes que vão consumir os serviços da organização, garantindo assim suas funcionalidades básicas.

7 - Uma empresa privada fornece serviços ou produtos dependendo assim de seus clientes para se manterem, enquanto uma ONG por não possuir fins lucrativos, não possui clientes, apenas possuem uma área específica de atuação. A empresa privada também depende de fornecedores para obter a matéria-prima de seus produtos, enquanto a ONG oferece apenas serviços e não depende necessariamente de fornecedores. A concorrência no mercado também não existe para uma ONG, já que são de caráter solidário e já em uma empresa quem possuir o melhor produto que tem a vantagem no mercado. Apesar de suas diferenças, ambas organizações dependem de instituições financeiras para financiá-las.

8 - A incerteza ambiental refere-se à existência de informações insuficientes sobre os fatores ambientais e é definida pelo ritmo de mudança não planejada e a complexidade ambiental. O ritmo de mudança não planejado define se a organização agirá em um ambiente estável ou dinâmico e o grau de complexidade ambiental refere-se ao número de fatores que ambientais que afetam a empresa. Se a organização atua em um ambiente de poucos fatores ambientais e um ritmo baixo de mudança, ela pode dedicar menos atenção às questões externas do que uma organização em um ambiente com um alto número de fatores ambientais e alto ritmo de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com