TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Semana

Por:   •  10/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 2

Equipes de Melhoria da Qualidade (EMQ's): Fundamento - Reconhecimento dos Envolvidos

1. Fundamento: Reconhecimento dos Envolvidos

1.1 Conceito:

O Reconhecimento dos Envolvidos refere-se à prática de valorizar e reconhecer os esforços e contribuições dos membros das Equipes de Melhoria da Qualidade (EMQ's). Envolve a promoção de um ambiente que incentiva e recompensa o engajamento, a criatividade e a dedicação dos colaboradores que participam ativamente das atividades de melhoria da qualidade.

1.2 Aplicação Prática em uma Organização:

Exemplo: Empresa Stara - Valorização dos Colaboradores

A empresa Stara reconhece a importância de valorizar seus colaboradores como parte fundamental de sua prática de gestão da qualidade. Para isso, implementa diversas ações que visam reconhecer e premiar os esforços da equipe:

Programa de Reconhecimento Mensal: Destaque para os membros da EMQ que apresentaram as melhores contribuições e resultados durante o mês.

Cerimônias de Reconhecimento: Eventos trimestrais para reconhecer publicamente os membros das EMQ's que se destacaram em suas atividades de melhoria.

Benefícios Especiais: Colaboradores engajados em EMQ's recebem benefícios extras, como cursos de desenvolvimento, bônus financeiros ou dias adicionais de folga.

Vantagens:

Motivação: O reconhecimento motiva os colaboradores a se dedicarem mais às atividades de melhoria da qualidade.

Retenção de Talentos: A valorização contribui para a retenção de talentos, pois os colaboradores se sentem mais engajados e satisfeitos.

Criação de Cultura de Melhoria Contínua: O reconhecimento fortalece a cultura de melhoria contínua, incentivando a participação ativa nas EMQ's.

2. Ferramentas da Qualidade Recomendadas:

Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta eficaz para identificar e visualizar as possíveis causas dos problemas enfrentados pela equipe. Ajuda a compreender as áreas que precisam de melhoria, contribuindo para o foco na solução de problemas.

Ferramenta 2: Brainstorming

O Brainstorming é uma técnica que pode ser utilizada de forma intensiva para gerar ideias inovadoras. Incentiva a participação compulsória, garantindo que todos os membros da EMQ tenham a oportunidade de contribuir com sugestões e soluções.

Referências Bibliográficas:

Deming, W. E. (1986). Out of the Crisis. Massachusetts Institute of Technology, Center for Advanced Engineering Study.

Juran, J. M., & Gryna, F. M. (1988). Juran's Quality Control Handbook. McGraw-Hill.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com