TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE SEMANA

Por:   •  20/1/2023  •  Resenha  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com o apresentado na videoaula é possível verificar que o profissional técnico em qualidade poderá atuar no mercado em diversos seguimentos tais como: hospitais, indústria, comercio, alimentício, energia, saneamento, transporte, metalúrgica, onde a sua atuação envolve controle, gestão, inspeção e garantia da qualidade.

Atualmente, no mercado de trabalho, os profissionais que por hora exercem as atividades de um técnico em qualidade, não possuem formação técnica, sendo este um fator não determinante pois a qualidade envolve a empresa como um todo, lidando em diversos núcleos independente do setor de atuação.

O perfil do profissional técnico em qualidade deve ser possuir características como: proatividade, flexibilidade nos variados contextos da empresa, adaptação e motivação para mudanças, perfil de liderança para motivar equipes de trabalho, fácil relacionamento interpessoal interno e externo, comunicação clara e precisa, colaboração na cooperação da equipe, organização e capacidade de promover a organização no ambiente de trabalho

Os cargos habituais relacionados ao técnico me qualidade são: auditor (interno e externo), inspetor, e assistente da qualidade.

Já as funções atreladas são diversificadas, como por exemplo participação em auditorias internas e externas, atualização de indicadores, implementação de métodos e ferramentas da qualidade, elaboração e atualização de manuais e procedimentos relacionados a qualidade, inspeção de produtos e processos produtivos, treinamentos de capacitação sobre rotinas e processos, tratamento de não-conformidades, dentre outros.

O profissional técnico em qualidade possui a principal missão como um agente multiplicador da qualidade, bem como ser um profissional multidisciplinar.

Em virtude disto, o contexto e atividades de um profissional em qualidade apresenta-se de maneira multidisciplinar, pois cada setor tem a sua característica o que irá determinar a atuação do profissional.

A exemplo das experiências compartilhadas é possível verificar o explanado acima. Renato trata em uma empresa de metalurgia e atua em grupos de melhorias e tem como objetivo atuar na qualidade de metrologia. Márcia atualmente trata como inspetora de qualidade, função exercida na experiência anterior porém sem reconhecimento, analisa as não conformidades e realiza treinamentos para os antigos e novos colaboradores e implementa programas de melhoria; Dafne atua no setor de laboratório de inspeção de produtos em uma fábrica de tintas, analisandos os mesmos de acordo com a sua composição química, elabora relatórios, e revisão de processos; Pedro atua no ramo de prestação de serviços e com base nas premissas de qualidade visa estender esta aos seus clientes, sendo um multiplicador nas filiais contábeis, e assim, como Renato, também, participa em grupos de melhoria

Com base nas diversas funções/atividades é notário que a qualidade é uma importante estratégia nas organizações.

O Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 é diferencial pois torna a empresa competitiva, produtiva, além de padronizar os processos garantindo eficiência e eficácia, sejam nos serviços prestados ou produtos.

A certificação ISO trata-se de uma oportunidade de melhoria diante os mais diversos aspectos, gerando benefícios a todo o sistema resultando numa entrega de produto/serviços de maior qualidade e padronizado, gerando maior rentabilidade ao negócio.

Os casos apresentados (Industria de móveis, Usinagem e Desenvolvimento de Software)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com