TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O homem é um ser gregário, tem em sua essência a necessidade de fazer parte de um grupo e também possui desejo de se destacar dos demais dentro deste grupo.

O caráter e a personalidade do ser humano e moldado a partir do meio. Com isso o homem pode ou não adaptar-se a sociedade e assim contribuir com o crescimento do meio. Com tudo, o individuo deve aprender que em cada meio tem determinadas regras, como são os valores, crenças e costumes.

2. Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.

Recetemente foram descobertos casos de corrupção dentro da empresa, alguns funcionários estavam desviando dinheiro da corporação, ou seja, indo contra aos valores e crenças da instituição.

3. Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.

O ex-diretor de Refino e Abastecimentos da Petrobrás Paulo Roberto Costa, investicado pelo Ministério Publico Federal, pelo maior esquema de corrupção já investicado e punido na historia do país. Em depoimento afirmou, em acordo de delação premiada, que recebeu cerca de US$ 31,5 milhões em proprina de uma unica construtora.

4. Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.

O não compartilhamento do colobador a cultura organizacional, pode ocasionar na menor das hipóteses possíveis conflitos internos.

5. Expor possíveis impactos na performance do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa.

É a partir da Cultura Organizacional que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas, ou seja, aquele que vai contra isso, pode causar serios problemas, com relação a qualidade dos processos da organização.

6. Considerações finais.

O ser humano tem consigo crenças e valores atribuidos a ele no decorrer de sua trajetória de vida. Ao fazer parte de uma organização, determinados valores podem ser conflotados.

Vimos que atitudes erradas e falha no carater podem acarretar em sérias complicações a uma organização, como foi o caso da Petrobrás, ocasionando sérios problemas financeiros e danos imensuráveis a instituição.

Quando me deparo com casos como esse, percebo o quanto é importante conviver e harmonia e seguir um código de conduta, com base em na ética, onde possa prevalecer a honestidade e os principios morais.

7. Referências bibliográficas utilizadas.

MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

O Ser Humano e a sociedade. Disponível em < www.mundodosfilosofos.com.b >. Acesso em 01 mai. 2015.

Valores e Transparência Éticas. Disponível em < www.petrobras.com.br >. Acesso em: 01 mai. 2015.

Operação Lava Jato. Disponível em < www.noticias.uol.com.br >.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com