TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria e Controladoria

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

BACHAREÇLADO EM ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

ATIVIDADE I – AUDITORIA E CONTROLADORIA

BARRA DO CORDA – MA

2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

BACHAREÇLADO EM ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

ISAIAS CHAVES BARBOSA

ATIVIDADE I - AUDITORIA E CONTROLADORIA

Trabalho para obtenção de nota da disciplina Auditoria e Controladoria do curso Bacharelado em Administração Pública da Universidade estadual do Maranhão – UEMA,

BARRA DO CORDA – MA

2016

IMAGINE QUE SEU MUNICÍPIO NÃO EXISTA ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL INSTITUÍDO. VOCÊ FOI DESIGNADO PARA APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DESSE ÓRGÃO. RESPONDA: 

1) Quantos servidores você sugeriria para compor esse órgão? 

Cinco (5) Servidores.

2)  Em que posição no organograma (estrutura organizacional) da Prefeitura você alocaria esse órgão (ex.: assessoria ou staff do Prefeito, ligado a uma secretaria, tipo Administração, Finanças ou Planejamento)? 

A fiscalização financeira – Aonde venha à administração dos recursos financeiros está sendo realizada de acordo com as normas e princípios da administração pública, não só com relação à arrecadação, gerenciamento e aplicação dos recursos.

3) Que atribuições esse órgão teria que desempenhar (ex.: auditorias nas secretarias, controle prévio da autorização de empenhos etc.)?  

Auditorias nas secretarias - No âmbito público, auditoria é um conjunto de técnicas utilizadas para avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e, bem assim, a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. Sua finalidade básica é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta (autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais empresas controladas direta ou indiretamente pela União), bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, quando legalmente autorizadas nesse sentido. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com