TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Micro

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FCE

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS – DERI

Disciplina: Análise microeconômica I – 2021/1 – Turma F - Prof.: Glauco Schultz Nome: Andressa Cardoso da Silva

2ª AVALIAÇÃO

  1. Se uma empresa quer aumentar seu faturamento e a demanda do produto é elástica, ela deve (assinale a única alternativa correta): (0,5)

( ) Aumentar o preço.

(x) Diminuir o preço.

( ) Deixar o preço inalterado.

( ) Depende do preço do bem complementar. ( ) Depende do preço do bem substituto.

Explique: Se uma empresa quer aumentar seu faturamento e a demanda é elástica, ela deve diminuir o preço dos produtos, o que levará a um aumento na quantidade demandada, em proporções maiores do que o que foi diminuído no preço e com isso aumentará o faturamento total.

  1. Apresente        para        cada        uma        das        estruturas        de        mercado        estudadas        uma característica e dois exemplos que as representam (1,5)

Concorrência perfeita: estrutura de mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores e nenhum influencia os preços. Exemplos: petróleo e açúcar.

Concorrência imperfeita: também conhecida por concorrência monopolística. É caracterizada por muitas empresas que produzem um determinado bem ou serviço e cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos, sendo que cada empresa tem certo poder sobre os preços e o consumidor tem opção de escolha de acordo com sua preferência. Exemplos: Sabonetes e serviços médicos e odontológicos.

Monopólio: acontece quando uma única empresa oferece determinado produto ou serviço. Quando são muitos compradores e apenas um vendedor e a empresa que

atua como Monopólio tem o poder de determinar o preço de seus produtos da forma mais conveniente, pois apenas ela comercializa o determinado bem. Exemplos: Os Correios e a Petrobrás no Brasil.

Monopsônio: quando existem inúmeros vendedores para um comprador, e nesse caso, é o comprador que exerce domínio sobre o preço. Exemplos: processos de licitação para órgão público e a compra de armamento militar pelo exército que é restrito em apenas um comprador e são de posse exclusiva dos militares.

Oligopólio: quando o mercado é comandado por um pequeno grupo empresarial e não por uma única organização. Ocorre quando temos muitos compradores e poucos vendedores. Exemplos: empresas telefônicas e companhias aéreas.

Oligopsônio: poucos compradores e muitos vendedores e a determinação dos preços e da dinâmica do mercado fica nas mãos dos compradores. Exemplos: setor do aço no Brasil e o mercado de aeronaves.

Monopólio bilateral: quando há apenas um comprador e um vendedor e ambos exercem influência nos preços e a compra dependerá da negociação do preço entre as partes.. Exemplos: serviços de mão de obra especializada e atletas profissionais que são membros de associações de jogadores.

  1. Explique a diferença entre os termos fusão e aquisição na indústria, trazendo também dois exemplos para cada um deles (1,0)

Fusão ocorre quando duas empresas distintas (geralmente com partes similares) fazem permuta de ações, dando origem a um negócio novo. Ou seja, é a união de uma ou mais corporação. Temos como exemplo de fusão as starputs Petlove, voltada para o e-commerce e a Dog Hero, prestadora de serviços; e também a fusão entre as empresas de locação de carros, a Unidas e a Localiza que incorporaram suas ações por meio da Localiza.

Já no caso de aquisição, é quando uma empresa compra a outra ao adquirir suas ações, ou até mesmo parte delas. Após essa negociação, o empreendimento é integrado às operações da compradora, existindo a possibilidade também de a organização adquirida deixar de existir. Como exemplos de aquisição temos o Grupo Zap que foi comprado pela OLX Brasil e também a empresa aérea Azul que fez a compra no ano passado da empresa de táxi aéreo TwoFlex.

  1. A elasticidade-preço da demanda (no ponto) de um produto é -1,6 e a quantidade demandada ao preço atual de mercado é 10.000 unidades. Caso o preço do bem sofra uma redução de 10%, qual passará a ser a quantidade demandada? Apresente os cálculos. (1,0)

  1. 10.000 unidades
  1. 10.600 unidades
  2. 11.000 unidades d)11.600 unidades e)11.800 unidades

Para a resolução dessa questão, foi feito o seguinte cálculo:

-1,6 = QdΔ/-10 = 16% = Q.final – 10.000

16% de 10.000 uni. = 1.600 = 11.600 unidades.

  1. Em janeiro, um restaurante cobrava R$ 2,00 por um suco de laranja e vendia 100 unidades por dia. Em fevereiro, passou a cobrar R$ 4,00 por um suco de laranja e vendeu 80 unidades por dia. Qual a elasticidade-preço demanda do suco de laranja? (1,0)

A elasticidade-preço demanda do suco de laranja é -0,2, pois: Epd = ΔQ/Q = (80-100) /100 = -0,2%

ΔP/P = (4-2) /2 = 1%

Epd = Δ%Qd/Δ%P = -0,2%/1% = -0,2

  1. Discorra sobre os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda. Apresente exemplos relacionados a cada um dos fatores. (2,0)

Há três fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda.

O primeiro fator é a disponibilidade de bens e serviços substitutos, pois uma maior variação na quantidade provocará pequenas mudanças nos preços e a quantidade variada será maior que a variação que ocorreu nos preço, por isso, quanto mais produtos substitutos existirem, maior será a elasticidade-preço demanda. Temos como exemplo a carne de boi e frango e também táxi e Uber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com