TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Burocracia existente dentro da Administração Pública

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Sergipe

Curso: Administração Pública

Disciplina: Gestão de operações e Logística II

Aluna:

Atividade de Aprendizagem/ AD1

Data: 29/09/2017

O que todo cidadão usuário do serviço público, certamente cobra da gestão pública é a qualidade e a eficiência dos serviços prestados por aquela. Segundo Kotler (1998, p. 412): “Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não ser vinculada a um produto físico.” Sempre há uma interação entre aquele presta o serviço e aquele que o recebe. E obviamente, que quem é beneficiado com o serviço, deseja ter suas expectativas correspondidas. Cabe, portanto, a Gestão Pública procurar o melhor modelo de prestação de serviços, a partir de uma perspectiva de inovação de seus métodos de trabalho, aumento da eficiência e da qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

        A burocracia existente dentro da Administração Pública é um dos empecilhos para que a celeridade dos serviços não corresponda às expectativas do usuário.  É evidente que o tempo de entrega do serviço e o nível desse são muito importantes, e que rapidez aliada à qualidade deveria ser uma das prioridades no foco da Administração Pública, ao atender as necessidades de seus usuários. Há sempre a possibilidade de buscar dentro dos limites de seus recursos disponíveis, soluções e respostas que traga alguma satisfação para aqueles que a procuram.

        Atualmente, a crise por que passa o país, tem levado mais pessoas a usarem os serviços públicos, e a crescente demanda tem aumentado, além do tempo de espera, a insatisfação do usuário. O que se constata é uma grande insatisfação da população em relação à qualidade dos serviços oferecidos, As evidências da qualidade do serviço têm papel fundamental, seja nas instalações do prédio que deve ter uma localização de fácil acesso, para que se disponha de diversas opções de escolha, como, por exemplo, um  prédio público centralizado em uma área próxima dos bairros,  que permita acesso a transporte público, disponha de vagas para estacionamento e facilidade para outros serviços.

Outro fator importante é a oferta de comodidade ao usuário na sua espera pelo atendimento.  Imagine o desconforto de esperar por um longo tempo em um local com pouco espaço, desorganizado, sem climatização ou acomodações para sentar-se. E a recepção que nem sempre é das melhores, é outro agravante. Muitos funcionários públicos não têm um preparo adequado para construir um bom relacionamento com os usuários. Falta-lhes presteza, disposição e empatia. A atenção pessoal e o cuidado dispensados no tratamento ao cidadão são aspectos essenciais na mensuração da qualidade em serviços. Aspectos que fazem toda diferença, pois o elemento humano é fundamental para o bom funcionamento dos serviços e satisfação de quem deles necessita. Sem pessoal bem treinado e motivado, a prestação de um serviço com qualidade fica longe de acontecer, e o serviço público no Brasil, continuará a receber muitos julgamentos a respeito da forma como opera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (378.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com