TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Business Analytics

Por:   •  20/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

TURMA FGV - EDU42202-MGE07 – MBA GE - 2022

RESUMO

Atualmente o mercado de revenda de insumos agrícolas tornou-se altamente competitivo, isso faz com que as empresas busquem novas maneiras de gerir seus negócios em direção a maior prospecção de clientes e reconhecimento da marca, agregando assim maior produtividade e lucratividade em seus processos de negócios. É visto que para uma empresa manter-se competitivo no mercado, as inovações e as mudanças devem ocorrer no ritmo rápido e com maior agilidade. Por isso as empresas desse ramo vêm investindo em tecnologia de processamento de dados e diferentes tipos de planejamento estratégicos sendo eles personalizados para atingir os seus objetivos.

Palavras-chave: Análise, Estratégia, Métrica, Informações.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ANÁLISE DOS AMBIENTES EXTERNOS E INTERNOS 4

2.2 COMO FAZER ESTIMATIVAS E EXTRAPOLAÇÕES 5

2.3 LOCALIZAÇÃO DAS BASES DE DADOS INTERNAS E EXTERNAS 5

2.4 PRINCIPAIS BASES DE DADOS EXTERNAS E SEU USO. 6

3. CONCLUSÃO 8

4. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

O primeiro ponto a ser destacado é a cultura utilizada pela gestão nas empresas, onde ainda existe a visão de que, quanto mais alto volume de vendas, maior será a lucratividade, é essa cultura o maior problema nas empresas, é preciso salientar que no tempo em que vivemos não basta somente efetuar grandes vendas ou focar exclusivamente no faturamento, hoje temos um mercado mais acirrado que traz maiores desafios para o gestor, o mesmo precisa ter um amplo conhecimento dos ambientes internos e externos do mercado da atividade exercida, sendo necessário que as empresas busquem melhores sistemas integrados de dados onde o gestor terá em suas mãos todos os dados necessários para traçar estratégias eficazes para atingir os objetivos e metas da empresa, implantando assim juntamente com essas ferramentas os novos tipos de análise de negócio. Os sistemas mais utilizados nesse ramo hoje são ERP e CRM, que consolidam dados de áreas, clientes e performance de vendas, através desses recursos os gestores têm a capacidade de elaborar estratégias mais personalizadas com foco nos seus clientes, temos então os seguintes pontos a desenvolver.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE DOS AMBIENTES EXTERNOS E INTERNOS

2.1.1 SELEÇÃO DE MÉTRICAS ESTRATÉGICAS PARA O NEGÓCIO

Para que o gestor possa estabelecer as melhores métricas estratégicas para atingir o objetivo da empresa, primeiramente deve-se identificar os tipos de análises existentes para o mercado de revenda de insumos agrícolas, hoje podemos dizer que uma das analises mais utilizada para essa atividade é a Analise Preditiva, onde se extrai as informações das estatísticas da movimentação dos produtos no mercados das safras anteriores, margem de lucro , quantidade de venda e resultado da aplicação na lavoura, essa analise preditiva aliada a Big Data, SMALL DATA e sistemas integrado como CRM, traz uma gestão baseada em dados, sendo possível monitorar toda a cadeia que envolve o setor desde clientes a fornecedores.

Com o tipo de análise definida e a tecnologia de processamentos de dados adotados, passa a definir as métricas de estratégias que serão utilizadas, para o caso de revendas de insumos agrícolas que trabalham com base em dados e estatísticas de safras passadas e correntes as principais métricas utilizadas são:

• Volume de vendas: Esse indicador demonstra o volume de produtos comercializadas durante os períodos analisados. Com a análise do volume de vendas, o gestor da revenda de insumos consegue realizar o planejamento de seu estoque para que não falte ou haja excesso de mercadorias estocadas.

• Fluxo de caixa: É fundamental manter controle sobre esse indicador, pois é através dele que é possível analisar qual o efetivo ganho sobre cada item vendido. Com esse indicador, o gestor consegue efetuar um “de para” entre receitas e despesas, verificando assim a margem efetiva do negócio.

• Faturamento: Com o faturamento é possível entender o quanto a revenda está arrecadando por mês e se o valor é o suficiente para zerar as despesas e investir em outras áreas necessárias, como estoque, melhorias de processo, tecnologia, entre outros.

• Margem de lucro: A margem de lucro indica quanto a empresa está ganhando em cada item dos insumos vendidos. Manter esse indicador sob periódico controle é fundamental para que se observe os lucros na mesma proporção em que se realiza vendas, controlando assim as margens negativa.

• Rotatividade de estoque: Através desse indicador possível verificar quanto tempo o insumo leva para ser vendido após a chegada na revenda e ser adicionado ao estoque. Quando a rotatividade de estoque é muito alta, isso significa que o volume de vendas está alto. Por outro lado, uma baixa rotatividade significa que os produtos estão passando muito tempo em estoque, o que causa redução na liquidez do negócio e imobiliza o capital.

Podemos dizer então que para garantir o cumprimento das metas e alcançar os objetivos da empresa o gestor deve acompanhar seus índices de desempenho (métricas de estratégias), efetuar a análise de mercado (preditiva nesse caso) ou seja ter a capacidade de visualização dos dados e ter uma modelagem estatística, e aprendizado de máquinas que é a utilização de softwares de processamento de dados como BIG data e CRM;

2.2 COMO FAZER ESTIMATIVAS E EXTRAPOLAÇÕES

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com