TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Business Analytics Atividade Individual

Por:   •  23/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Estudante: Thiago

Disciplina: Business Analytics

Turma: Gestão Empresarial

1. Contexto da análise

Esta análise tem como objetivo trazer dados que contribuem com o desenvolvimento de uma solução tecnológica com foco em saúde mental. A solução é um aplicativo para dispositivos móveis (Android/iOS), que utiliza inteligência artificial para mapear o comportamento, traçar a situação emocional e recomendar ações na rotina de trabalho e ajude no bem-estar e na saúde mental dos usuários.

Os principais clientes são empresas e seus colaboradores, estudos mostram que metade da população brasileira diz que a saúde mental piorou desde o início da pandemia de COVID-19 e pouco mais da metade disseram que o lugar onde trabalham não ofereceu suporte no mesmo período.

2. Bases de dados

Por meio de análise preditiva dos dados externos da pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e Talenses Group, identificamos que a pandemia prejudicou a saúde mental de 73,8% dos 573 entrevistados. Do total, 40% ocupam posições gerenciais e 20,5% são diretores, VPs, C-Level ou conselheiro. Entre as mulheres (que são 45% dos entrevistados), a pandemia prejudicou mentalmente 80,92% delas. O indicador também foi alto entre os mais jovens. Na geração Z (nascidos a partir de 1991), 80,65% disseram ter sido afetados.

É um ambiente que parece piorar algo que já não estava bom. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) obtidos em um levantamento do ano passado mostram que o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Na mesma pesquisa, das 573 pessoas entrevistadas, 31,94% delas o RH oferece todo o suporte adequado quando surgem casos de transtorno mental. Isso significa que a companhia encaminha o profissional para o tratamento de saúde oferecido pela própria empresa e, caso seja recomendado que o profissional tire licença médica, a empresa apoia e respeita essa decisão. Já para 19,20% a empresa não tem um RH estruturado que dê instruções sobre como agir em relação a transtornos mentais. Sobre o gestor direto, 37% afirmaram que o líder está dando “em partes” o apoio necessário em casos de saúde mental, 31% responderam “sim” e 32%, “não”.

Esse cenário demonstra um alerta em realção a saúde mental da população, em médio/longo prazo pode piorar muito, as organizações precisam priorizar esse tema com urgência e traçar planos de ações em prol da saúde mental dos colaboradores. Hoje ainda são poucas as empresas, em média 18% se preocupam e priorizam de fato o tema, é essencial oferecer um ambiente psicologicamente seguro para prevenção de questões de saúde mental.

3. Cenários

Como resultado após análise dos dados, identificamos um cenário em que as organizações precisam dar prioridade a saúde mental dos colaboradores, muitas delas ainda tem dificuldade em encontrar meios de fazer esse acompanhamento da rotina de trabalho. Usar a tecnologia a favor, é uma oportunidade de priorizar o tema e contribuir de forma prática com as empresas e colaboradores. Um aplicativo que ajude a traçar o estado emocional, recomendar ações, estimular a prática de hábitos saudáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com